Reuniões com diretores de centros e estudantes pretendem solução negociada para fim das ocupações

24/11/2016 13:56

Na manhã desta terça-feira, 22 de novembro, o reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo e a vice-reitora, Alacoque Lorenzini Erdmann, reuniram-se com os diretores dos Centros de Ensino e do Colégio de Aplicação, para discutir o documento do Ministério Público Federal que contém recomendações quanto às ocupações de estudantes em algumas unidades do campus da UFSC em Florianópolis.

reuniao_2211_diretores

Foto: GR

No encontro os diretores fizeram um relato da situação em cada Centro. Estão totalmente bloqueados o CFH, o CCE e o CED, parcialmente o Colégio de Aplicação e o CSE, além de parte do CCB e do prédio do Departamento de Arquitetura (CTC).

O MPF recomendou que a UFSC “adote as providências necessárias para cessar as ocupações ilegais dos espaços públicos na UFSC e no Colégio de Aplicação, garantindo o livre acesso e a normal utilização das instalações por alunos e docentes, a segurança do vestibular, o cumprimento do ano letivo, bem como o direito de ir e vir, buscando o diálogo com toda a comunidade universitária para compatibilizar o direito constitucional à livre expressão sem confronto ou violência física, incompatíveis com a instituição de ensino federal.”

Diante da recomendação, os diretores devem se reunir com os estudantes onde haja ocupações e bloqueios de acesso, de modo a buscar uma solução negociada e que garanta a livre circulação e defina prazos para a total liberação dos espaços nos próximos dias. Até o final da tarde desta quarta-feira, os Diretores deverão responder formalmente a um documento enviado pelo Gabinete do Reitor, com informações que servirão para responder ao Ministério Público no prazo estabelecido de 72 horas.

No final da tarde desta terça-feira, o Reitor agendou outra reunião com os representantes dos estudantes, para reiterar a intenção de buscar uma solução dialogada e pacífica, evitando qualquer intervenção externa ao processo.

Centros de Ensino e Cursos da UFSC posicionam-se sobre manifestações estudantis

Tags: 2º Debate Empresas Juniores CFHCEDCSECTCOcupaçõesUFSC