Projeto Fortalezas da UFSC leva mostra itinerante até Garopaba

30/09/2016 17:03

A mostra itinerante “Sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina”, que exibe fotografias e maquetes das fortalezas presentes em Florianópolis, entra em exposição na cidade de Garopaba do dia 5 de outubro e segue até 4 de novembro. A mostra estará localizada no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) da cidade, no bairro Campo d’Una.

As imagens e maquetes que serão exibidas na mostra são das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa, além de réplicas de canhão e trajes militares e civis do século XVIII, e sete painéis com textos, mapas e imagens sobre o tema. A gestão das fortalezas é feita pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A palestra de abertura da mostra será feita pelo historiador catarinense Joi Cletison, no dia 5 de outubro às 15 horas. Serão abordados aspectos da ocupação do litoral, a formação da cultura de base açoriana, o conflito entre espanhóis e portugueses e o projeto do brigadeiro Silva Paes de fortificar a Ilha de Santa Catarina. .

A exposição ocorre de segunda à sexta-feira, das 9 às 21h, e a entrada é gratuita.

Tags: Projeto FortalezasProjeto Fortalezas da IlhaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina