UFSC sedia evento sobre gestão e criação de áreas protegidas

12/08/2016 14:53

A Universidade Federal de Santa Catarina vai sediar, no dia 18 de agosto, a terceira edição do Seminário de Criação e Gestão de Unidades de Conservação. Organizado pelo Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico (NEAmb/CTC) e pelo Instituto Çarakura, o evento é gratuito e conta com diversificada  programação de palestras, painéis  e debates com temas importantes voltados para a conservação da biodiversidade, restauração, governança, gestão, gênero e fundos para o meio ambiente.

O Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico (NEAmb/CTC) pelo seu caráter multidisciplinar,  reúne nesse evento, professores  e pesquisadores  de diversos  cursos  da UFSC, como Alexandre Siminski da UFSC Curitibanos, doutor em recursos genéticos vegetais  e pesquisador  na área de Manejo e Tecnologia  de Recursos Florestais; Eduardo Soriano Sierra, Coordenador do NEMAR­ – Núcleo de Estudos do Mar; José Rubens Morato Leite, professor de Direito Ambiental  do Centro de Ciência  Jurídicas  da UFSC e presidente do Instituto O Direito por um Planeta Verde. A programação conta com a presença de autoridades  e entidades    nacionais  e internacionais,  além de ativistas  e lideranças indígenas que trazem experiências e conhecimentos sobre temas relacionados às Unidades de Conservação. Programaçao

O evento, também terá como palestrantes, Rodrigo Medeiros, vice-­presidente do Programa Brasil da CI, Conservação International; Victor Inchausty, diretor regional na América do Sul e Miguel  Ávilla, coordenador nacional,  ambos  da IUCN,   União  Internacional  para Conservação da  Natureza; e Anna  Carolina  Lobo, Coordenadora dos  Programas Mata Atlântica e Marinho da WWF.

Bianual, o Seminário foi criado em 2012 e visa difundir conhecimentos, ações e práticas que potencializem e melhorem o desempenho na gestão das áreas protegidas da região Sul do Brasil, além de contribuir para uma efetiva simbiose entre a conservação e ação humana nestes espaços. “O seminário cresce desde a primeira edição  e reúne autoridades e especialistas  com o intuito de difundir conhecimentos e melhores práticas, valorizando a rede de cooperação para  a  melhoria  de  políticas  efetivas  e  da  conservação da  riqueza  biológica  dessas Unidades. Trazemos para o ciclo de palestras um debate amplo sobre as questões relativas a governança, restauração, o uso público,  gênero, proteção da biodiversidade  e dos povos tradicionais,  são  muitas  nuances e desafios  nessa área,” afirma Guilherme  Farias Cunha, coordenador do NEAmb.

O seminário é um projeto de extensão e as atividades serão realizadas no Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade  Federal de Santa  Catarina,  das 9h às 19h. A entrada é gratuita.

Estudantes, professores, gestores de  órgãos  federais,  estaduais, municipais,   técnicos, profissionais  liberais,  empreendedores, educadores ambientais,  ambientalistas  e usuários das unidades  de conservação correspondem ao público­-alvo  do evento.

Interessados em participar devem fazer a inscrição no site http://www.institutocarakura.

Sobre as instituições organizadoras do 3º Seminário de Gestão e Criação de Unidades de Conservação

Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb)

O Núcleo  de Educação Ambiental  (NEAmb)  vinculado  ao Centro Tecnológico  da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC­/UFSC) visa a promoção da educação ambiental,  conservação dos  recursos  naturais  e implantação  de tecnologias  sociais.  O NEAmb, através de metodologias participativas e interdisciplinares, incentiva a cooperação e o envolvimento  das comunidades,  além de capacitar  estudantes e técnicos  do poder público e iniciativa privada. Saiba mais: http://www.neamb.ufsc.br/

Instituto Çarakura

O Instituto Çarakura é uma organização não governamental (ONG) que atua há mais de dez anos na temática socioambiental.  Em 2007 foi categorizado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), título reconhecido pelo Ministério da Justiça. O Içara é formado por profissionais multidisciplinares e tem como missão desenvolver projetos, práticas pedagógicas e pesquisas que envolvam a sociedade em atividades éticas ligadas  ao uso sustentável dos  recursos  naturais,  proteção e recuperação ambiental  e cultura da paz. Saiba mais: http://www.institutocarakura.

Serviço

O quê: 3º Seminário de Gestão e Criação de Unidades de Conservação

Quando: 18 de Agosto

Onde: CSE­/UFSC.

Inscrições: Gratuita e Online http://www.institutocarakura.org.br/index.php?mod=pagina&id=19038&grupo=943

Mais informações no sitehttp://www.institutocarakura, pelo telefone: (48) 3338-8722, e-mail e Facebook (www.facebook.com/carakura.)