Secretaria de Saúde do estado busca parceria com Hospital Universitário

16/08/2016 12:35
Reitor Luiz Cancellier reuniu-se nesta terça-feira, dia 16, com o secretário de Saúde do Estado, João Paulo Kleinunbing. (Foto: Manuella Mariani/Agecom/UFSC)

O secretário de Saúde de Santa Catarina, João Paulo Kleinunbing reuniu-se com o reitor Luiz Carlos Cancellier e a vice-reitora Alacoque Lorezini, nesta terça-feira, dia 16, no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para discutir ideias e parcerias entre o estado e o Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC).

Estavam à mesa o secretário-adjunto Murillo Capella; o chefe de gabinete da secretaria, Alan Schoeninger e o assessor institucional da UFSC, Gelson Luiz de Albuquerque. Foram discutidas as demandas da Maternidade do HU, e a criação de uma política que auxilie em mais atendimentos e recursos para a compra de materiais para o Hospital.

Comitiva da Secretaria de Saúde conversou também com a diretora do HU, Maria de Lourdes Rovaris e sua equipe. (Manuella Mariani/Agecom/UFSC)

Visita ao HU. (Foto: Manuella Mariani/Agecom/UFSC)

A vice-reitora Alacoque, destacou a importância da Universidade saudável, onde possa haver uma política única com o estado e a expansão dessa proposta. “Como geradores de conhecimento, a UFSC deve estar à frente de serviços sociais e então promover novas ações para uma boa saúde”, completou.

“Estamos buscando cercar nossas relações com a universidade, na inserção dos planos universitários, prestação de serviço de saúde e hoje, diante da perspectiva de ampliação e retomada de serviço do HU, temos que começar discutindo isso dentro desse novo momento que vive o hospital, de que forma ele pode avançar na sua prestação de serviço, discutir novos investimentos e a relação de pensar na saúde de Santa Catarina e sua promoção de saúde pública no estado”, disse o secretário da Saúde.

Após o encontro, os secretários e reitores dirigiram-se para uma visita ao Hospital Universitário, onde encontraram-se com a diretora Maria de Lourdes Rovaris, que pediu auxílio com verbas para a Rede Cegonha e o Consultório Itinerante de Oftalmologia nas escolas. “Nós ganhamos apenas R$ 150 mil para a compra de equipamentos, porém não recebemos desde janeiro”, completou a diretora. Kleinunbing prometeu priorizar o pedido.

Manuella Mariani/Estagiária de Jornalismo/Agecom/UFSC

Tags: HUsaúdeUFSC