Professores da UFSC em Joinville desenvolvem projeto de inclusão digital

07/07/2016 13:24
Professores da UFSC, campus Joinville, apresentam ao reitor Luis Cancellier o projeto UFSCπ. (Foto: Divulgação/UFSC)

Professores da UFSC, campus Joinville, apresentam ao reitor Luis Cancellier o projeto UFSCπ. (Foto: Divulgação/UFSC)

O projeto de extensão UFSCπ, desenvolvido e idealizado por professores do Campus Joinville, começou a ser implantado neste ano e está em fase de captação de recursos para ser ampliado. O projeto consiste em disponibilizar uma placa Raspbery Pi 3 (RPi3) a estudantes em situação de vulnerabilidade sócioeconômica, possibilitando que esses alunos tenham à sua disposição um equipamento que realiza o processamento de softwares e dá acesso à Internet.

O RPi3 é um hardware que, ao ser conectado a uma televisão com entradas analógica e digital (HDMI), um teclado e um mouse, transforma-se em um computador com acesso à Internet. O equipamento já vem com o Sistema Operacional Linux instalado, além de outros softwares livres necessários para as atividades diárias dos estudantes.

“É um sistema piloto, neste semestre queremos acompanhar alunos de diversos cursos do Campus Joinville, adquirir mais placas por meio do apoio institucional ao projeto, e ir aperfeiçoando à medida que vamos recebendo feedback dos usuários”, explica o professor Wyllian Bezerra.

Após a aquisição de novas RPi3, a intenção é disponibilizar em bibliotecas e laboratórios para que alunos da UFSC possam emprestar o equipamento. “É um sistema muito versátil, com inúmeras aplicações, várias possibilidades. Por exemplo, para alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, é possível conectar equipamentos à placa para realizar testes, fazer experimentos de eletrônica, já que a RPi3 tem 40 pinos que podem ser utilizados para esse fim”, complementa Bezerra. O professor acredita que um desenvolvimento futuro do projeto pode incluir customizações para atender necessidades específicas dos alunos e a disponibilização de kits completos, com a integração de mouse, teclado e display.

O projeto está sendo desenvolvido pelos professores Alexandro Garro Brito, Diego Santos Greff, Jakerson Ricardo Gevinski, Moisés Ferber, Wagner Pachekoski e Wyllian Bezerra. O UFSCπ foi apresentado ao reitor Luis Cancellier e à Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) no último dia 24 de junho.

 

Mais informações:
Site do projeto

Tags: campus joinvilleextensãojoinvilleUFSCUFSCPi