Site da Comissão da Memória e Verdade da UFSC recebe depoimentos

04/05/2016 12:23

CMV2A Comissão da Memória e Verdade (CMV) da UFSC disponibiliza, em seu site, informações sobre os trabalhos que desenvolve, além de diversos documentos e fontes de referências afins. A principal novidade na página é o link para envio espontâneo de depoimentos. Quem foi estudante, professor ou servidor da UFSC entre 1960 e 1985, ou conheceu pessoas que passaram pela universidade nesse período, pode enviar relatos em texto escrito, áudio ou vídeo. “Esse espaço é muito importante pois amplia as possibilidades de obtermos informações que retratam a época”, explica o professor Jean Marie Farines, coordenador da comissão.

A comissão iniciou suas atividades em janeiro de 2015 e tem o prazo para concluí-las em dezembro de 2016. Além do coordenador, compõem o grupo oito membros titulares, dois colaboradores e oito estagiários. A professora Tania Regina Oliveira Ramos, titular, afirma que uma das principais contribuições da CMV tem sido levantar parte da história que ainda não estava facilmente acessível para o público. “É um material muito rico. É fundamental recuperar essa história para entender a universidade hoje”. Tânia relata que os casos de censura na UFSC eram mais velados, pois havia muita conivência da reitoria com o exército. “Havia muitos arranjos, muitas trocas. A universidade ainda era nova, pequena e descentralizada. Os prédios eram dispersos, o que dificultava a mobilização. O movimento estudantil sofreu muito nessa época”. A professora acrescenta que a sociedade catarinense era bastante conservadora, o que facilitou a adaptação ao regime.

CMV1Os documentos que estão sendo reunidos pela CMV constituirão um arquivo que poderá ser consultado para futuras pesquisas sobre o tema. “Pretendemos organizar um acervo multimídia. Além do material impresso, vamos dispor para a comunidade filmes, áudios e exposições”, afirma Jean Marie. Na página da CMV também estão reunidos notícias locais e nacionais, documentários, fotos, cronologia, leis da ditadura, curiosidades e uma bibliografia com pesquisas acadêmicas sobre o assunto.

Mais informações no site, pelo email cmv-ufsc@contato.ufsc.br e telefone (48) 3721-6277.

Daniela Caniçali/Jornalista da Agecom/UFSC

daniela.canicali@ufsc.br