Alunos da UFSC conquistam melhor resultado da América Latina em competição de eficiência energética
A equipe Eficem, do Campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou o melhor resultado em eficiência energética na edição 2016 da Shell Eco-marathon, em Detroit (Estados Unidos) entre equipes da América Latina. Na categoria motores elétricos, o grupo conseguiu percorrer 284 quilômetros por KW/h e conquistou o quinto lugar no ranking com equipes das Américas do Norte, Central e do Sul. O Setta Energy, como foi chamado o carro elétrico fabricado pelos estudantes, pesa apenas 22 quilos e é capaz de percorrer 860 quilômetros com um investimento de apenas R$ 1, conforme garante o líder da equipe, Samuel Bassani, aluno de Engenharia Automotiva.
A tradicional competição de eficiência energética, promovida desde 1985, desafia estudantes do mundo inteiro a desenvolver máquinas que superem cada vez mais o rendimento de determinado tipo de combustível. A competição se preocupa exclusivamente em premiar o projeto com melhor eficiência energética, sem dar grande evidência para a velocidade que o veículo pode alcançar. Para os estudantes da UFSC Joinville, esse é um desafio pertinente, considerando o campo de atuação dos futuros engenheiros e a realidade global em termos de desenvolvimento sustentável e mobilidade urbana.
O Setta Energy é o terceiro protótipo fabricado pela Eficem: os outros dois anteriores competiram na edição de 2015 da Shell Eco-marathon e na Maratona de Eficiência Energética, realizada no Circuito Internacional de Interlagos (RJ). Os três protótipos são inteiramente fabricados pelos estudantes que se organizam em grupos especializados para projetar e fabricar diferentes partes do carro. Estevão Moura, estudante de Engenharia Ferroviária e Metroviária, é responsável pela fabricação dos componentes que desenvolvem energia e potência, transformando-as em movimento, o power train do veículo. “Uma parte do carro tem interdependência de outras, ou seja, existem processos que precisam ser feitos antes de outros. Há, portanto, a necessidade de administrar estes processos. Como dependemos de patrocínios e pessoas, atrasos podem ocorrer. Mas, no geral, cada processo tem início depois de ter o projeto fundamentado e o recurso para isso”, explica.
A interdisciplinaridade promovida entre as áreas da engenharia existentes no campus da UFSC em Joinville contribui para a harmonia entre os processos. Há alunos de quase todos os cursos oferecidos em Joinville no Eficem. “Temos uma boa carenagem devido ao processo de fabricação da Engenharia Naval usado em barcos de alto desempenho. Precisamos fazer um sistema de direção eficiente, então nada melhor do que os estudantes de Engenharia Automotiva para tomar conta do processo. O sistema embarcado do carro, controlador, motor elétrico são exclusividades de alunos da Engenharia Mecatrônica e Engenharia Ferroviária e Metroviária. Temos alunos da Engenharia Aeroespacial ajudando na parte da combustão do protótipo a gasolina; Engenharia da Infraestrutura ajudando na carenagem. Ou seja, essa relação é fundamental para nosso sucesso”, avalia Estevão Moura.
O grande vencedor brasileiro em Detroit, o Setta Energy, tem uma eficiência que ultrapassa em muito os padrões de consumo dos veículos regulares presentes no mercado atualmente. Um desafio maior que fabricar um carro capaz de dar tanta mobilidade e economia às pessoas é o de torná-lo acessível a todos. “O Setta Energy é feito com materiais que ainda são caros, e os processos para sua fabricação, também. Mas há esta possibilidade (de carros como o Setta Energy no mercado), sim. Se observarmos os carros em congestionamentos, iremos notar que a maioria transporta apenas uma pessoa. Os nossos protótipos são feitos para uma pessoa pensando na eficiência, ou seja, economia. Acredito que há grandes chances de um produto assim conquistar consumidores”, prevê Moura.
Mais informações pelo e-mail eficienciacem@gmail.com, samuelbassani@hotmail.com ou pelo telefone (47) 9751-1977.