UFSC na mídia: Vencedor do Grande Prêmio Capes de Tese fala sobre a conquista

21/12/2015 08:08

No dia 10 de dezembro, aconteceu, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a entrega dos Prêmios e Grandes Prêmios Capes de Tese. O ganhador do Grande Prêmio Capes de Tese Aziz Nacib Ab’Sáber, referente ao grupos das grandes áreas de avaliação Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar – Materiais e Biotecnologia, Edroaldo Lummertz da Rocha, não pôde comparecer à cerimônia de premiação por estar no exterior realizando pós-doutorado, mas falou à Capes sobre a premiação. “A sensação é de dever cumprido, de uma etapa concluída com sucesso. É muito gratificante ser reconhecido depois de tantos anos de trabalho e dedicação longe da família. Ao enviar a vídeo-aula, torci para que o trabalho fosse selecionado. A decisão final foi realmente uma ótima surpresa.” Na cerimônia, o premiado foi representado por seu pai, Eriovaldo Daitx da Rocha.

Edroaldo foi premiado no Prêmio Capes de Tese na área de Materiais, com a tese “Interações Nanopartícula-Células e Biomaterial-Células Induzem Mudanças Globais em Programas de Expressão de Genes” e enviou a vídeo-aula para concorrer ao Grande Prêmio. O trabalho do autor investigou, por meio do desenvolvimento e utilização de métodos de química computacional e biologia de sistemas, quais processos celulares são alterados ou apropriadamente recapitulados quando nano-biomateriais interagem com células. Além disso, foi desenvolvido um novo algoritmo para a engenharia de populações celulares clinicamente relevantes e com potencial aplicação em medicina regenerativa.

O vencedor foi orientado por Carlos Renato Rambo, coorientado por Luismar Marques Porto e desenvolveu sua tese no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Planos

Atualmente, Edroaldo realiza pós-doutorado no Centro de Medicina Personalizada da Mayo Clinic em Rochester, nos Estados Unidos. “Após completar este período, tenho planos de retornar ao Brasil e estabelecer meu laboratório de pesquisas, podendo, assim, contribuir não somente para o desenvolvimento da ciência brasileira como também com a formação de recursos humanos, retribuindo assim o investimento realizado pelo Brasil na minha formação acadêmica e profissional.”

Grande Prêmio Capes de Tese
O Grande Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente, em parceria com a Fundação Conrado Wessel (FCW), às três melhores teses ganhadoras do Prêmio Capes de Tese e selecionadas nos três grupos de grandes áreas de avaliação.

No Grande Prêmio de 2015, foram homenageados Paulo Emílio Vanzolini (Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias), Aziz Nacib Ab’Sáber (Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar – Materiais e Biotecnologia) e Antônio Houaiss (Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar – Ensino). Foram premiados, respectivamente, Pedro Elias Marques Pereira da Silva, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Biologia Celular da Universidade Federal de Minas Gerais, Edroaldo Lummertz da Rocha, do PPG em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina, e Tathiane Agra de Lemos Martins, do PPG em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Benefícios

O Grande Prêmio Capes de Tese consiste em passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação; certificado de premiação ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, no valor de R$ 6 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado; e U$ 15 mil para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.

Veja o livreto com as informações sobre as teses premiadas, dados estatísticos do Prêmio Capes de Tese, informações sobre os cientistas homenageados e sobre as premiações especiais.

Texto: Natália Morato.

Publicado no site da Capes.

Tags: capesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorGrande Prêmio Capes de TeseUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina