Reitora viaja a Brasília para tratar da adesão à Ebserh e discutir situação dos campi

09/12/2015 14:36

A reitora Roselane Neckel viajou a Brasília na última quinta-feira, 3 de dezembro, para entregar ao presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Newton Lima Neto, o ofício que informa a decisão do Conselho Universitário (CUn) de iniciar as tratativas para adesão à empresa. No mesmo dia, a reitora participou de uma audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para discutir os problemas e os desafios dos campi fora das sedes das universidades federais do Brasil.

Com a decisão do CUn, feita na sessão do dia 1º de dezembro, a Reitoria e a Direção do HU farão estudos para dimensionar as necessidades atuais e futuras do hospital. O contrato será submetido à apreciação do órgão deliberativo antes da assinatura. A Ebserh foi criada pelo governo federal em 2011, por meio da Lei nº 12.550, com a finalidade de gerir os hospitais universitários federais.

A audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados durante a manhã do dia 3 de dezembro discutiu a situação dos campi fora de sede das universidades públicas brasileiras. “Os presentes propuseram o que já vem sendo proposto pelos reitores, que é uma avaliação das condições atuais dos campi, dos problemas decorrentes da pactuação com o Reuni realizada após a implantação deles e da importância da consolidação antes da realização de qualquer outra expansão”, afirma Roselane. Vagas para professores e recursos financeiros destinados especificamente para a consolidação dos campi também foram pleiteados.

Vice-diretor do Campus Araranguá da UFSC, Fabrício de Oliveira Ourique (E) participou da audiência pública. Foto: Divulgaçõ

Vice-diretor do Campus Araranguá da UFSC, Fabrício de Oliveira Ourique (E) participou da audiência pública. Foto: Divulgação

Os deputados que compõem a comissão propuseram a realização de um seminário no início de 2016, com a participação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e dos reitores. A reitora da UFSC solicitou que o evento tenha como foco as condições dos campi e suas necessidades.

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias; o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduíno; o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Gilciano Saraiva Nogueira; o diretor do Campus de Governador Valadares, Peterson Marco Andrade; o vice-diretor do Campus Araranguá da UFSC, Fabrício de Oliveira Ourique; e o coordenador de Graduação da Regional Catalão, Lincoln Lucilio Romualdo, participaram da reunião.

Bruna Bertoldi Gonçalves/Jornalista/Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: EbserhEmpresa Brasileira de Serviços HospitalaresUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina