Rede CEDES implantará centro de pesquisas em esporte no Centro de Desportos da UFSC
O Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede CEDES em Santa Catarina será instalado no Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A aprovação da proposta, publicada no início deste mês no Diário Oficial da União, estabelece a instituição como responsável por concentrações que qualifiquem as políticas públicas de esporte e lazer no estado. O projeto terá duração de dois anos, com o início de suas atividades previsto para meados de novembro.
A implantação do Centro de Pesquisas ocorrerá por meio de sua instalação no Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LaboMídia), que utilizará o mesmo espaço físico para a concentração dos estudos. Ao todo, a equipe envolvida no projeto contará com seis integrantes: o coordenador-geral, Rogério Santos Pereira; a coordenadora de Pesquisa, Luciana Fiamoncini; o consultor de Pesquisa, Giovani de Lorenzi Pires; e três bolsistas.
Também professor do Departamento de Educação Física da UFSC e coordenador do LaboMídia, Pereira afirma que o centro de desenvolvimento terá duas etapas ao longo de sua execução. “Durante o primeiro ano, serão mapeados e analisados os projetos sociais de esporte e lazer em desenvolvimento nos municípios das diferentes regiões de Santa Catarina. Levantaremos diversos dados como público, objetivo e se a iniciativa tem apoio de secretarias municipais ou estaduais. Os projetos serão, então, classificados, juntamente com a localização de cada iniciativa.” Os resultados do diagnóstico serão divulgados por meio da publicação de um catálogo nos formatos impresso e digital.
No segundo ano, a equipe levantará um panorama da situação dos projetos no estado e oferecerá treinamento e palestras a seus líderes, para aumentar a eficiência de seus resultados. “O objetivo será organizá-los e orientá-los a realizar pesquisas de modo mais eficiente, ensinando a coletar melhor os resultados, além de oferecer treinamento e seminários na Universidade e nas cidades para os coordenadores e treinadores desses projetos”, explica o coordenador.
Criada em 2003 pelo Ministério do Esporte, a Rede CEDES – Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer – apoia a criação de projetos voltados à prática do esporte como atividade social. Operando em conjunto com instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, seus estudos tangem as áreas humanas e sociais, obtendo dados de grupos de pesquisa com atividades físicas para qualificar essas iniciativas. “O diferencial, com a criação dos Centros Estaduais da Rede CEDES, se dá pela possibilidade de articulação regional entre instituições, grupos de pesquisa e gestores, além da perspectiva de continuidade das ações, uma vez que a proposta prevê um plano de ação de dois anos, renováveis por mais dois”, esclarece Pereira.
Responsável por coordenar projetos relativos à Educação Física e Tecnologia, o LaboMídia já colaborou com a Rede CEDES em outros projetos. Entre eles, pesquisas sobre coberturas jornalísticas de eventos como os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), os Jogos Pan-Americanos de 2007 e a Copa do Mundo de 2010. O laboratório também é responsável pela reunião, preservação, organização e disponibilização de teses e pesquisas apoiadas pela Rede CEDES nas áreas de esporte e lazer, concentrando-as no Repositório Institucional Vitor Marinho.
Gabriel Daros/Estagiário de Jornalismo/DGC/UFSC