Cobertura dos Jogos Olímpicos no telejornalismo brasileiro é tema de lançamento do CDS

06/07/2015 09:28

Quem será “mais Brasil” em Londres/2012?: enquadramentos no telejornalismo esportivo nos Jogos Olímpicos, novo livro coletivo do Laboratório e Observatório de Mídia Esportiva (LaboMidia) do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será lançado nesta segunda-feira, 6 de julho, às 18h30, no auditório do Centro de Desportos (CDS).

O livro – organizado por Giovani de Lorenzi Pires, criador e coordenador do laboratório, e Mariana Mendonça Lisbôa – reúne textos de diversos pesquisadores do LaboMidia, que estarão no lançamento. A obra é uma versão adaptada do relatório final de uma pesquisa coletiva implementada por membros do laboratório em 2012, cujo objetivo foi identificar e comparar os enquadramentos utilizados no telejornalismo esportivo de três emissoras de TV aberta (Record, Globo e Bandeirantes), no período de realização dos Jogos.

“Pudemos identificar que o fato de uma emissora (Record) deter os direitos televisivos dos Jogos foi determinante ao tipo de cobertura e enquadramentos procedidos no telejornalismo das três emissoras”, relata Giovani. Para a Educação Física, a importância da pesquisa está em compreender como a mídia esportiva ajuda a construir representações do esporte, que são socialmente compartilhadas.

Devido à impossibilidade de tratar todo o tema, o livro aborda quatro assuntos específicos: as solenidades de abertura; o ginasta medalha de ouro, Arthur Zanetti; o torneio de futebol masculino; e as solenidades de encerramento. “Além da comparação quantitativa (número de matérias sobre os temas nos respectivos telejornais e tempo das matérias), fizemos análise de conteúdo dos textos jornalísticos e, no caso da Abertura, incluímos uma análise de tweets com hashtags relacionadas ao que estava ocorrendo, em tempo real”, explica Giovani.

O Laboratório, criado em 2003, tem o objetivo de estudar as relações entre Educação Física (EF) e Mídia/Tecnologias, além de qualificar a formação por meio de ensino, pesquisa e extensão. O grupo reúne pesquisadores, professores e estudantes de todo o país que realizam pesquisas coletivas, cujos relatórios finais são transformados em livros (um total de seis, até hoje), e possui núcleos parceiros em outros estados do Brasil, trabalhando em conjunto.

Mais informações no site do LaboMidia.

Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC

Tags: centro de desportosEducação FísicaLaboMidiaLaboratório e Observatório de Mídia EsportivaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina