Clínica Escola de Fonoaudiologia oferece ajuda para problemas relacionados à comunicação

29/05/2015 08:45

Alunos da UFSC com problemas relacionados à comunicação podem contar com tratamento gratuito na Clínica Escola de Fonoaudiologia. Neste semestre, o agendamento para os alunos da UFSC pode ser feito através do telefone (48) 3721-6111, e as marcações são para as segundas-feiras, das 13h30 às 15h30.

Atendimento de estudantes é supervisionado por professores. Foto: Jair Quint/Fotógrafo da Agecom/DGC/UFSC

Queixas sobre fala (problemas de articulação e dicção) e voz (como rouquidão, cansaço ou esforço para falar, entre outros) são as mais comuns, explica a professora e coordenadora da clínica, Angela Ruviaro Busanello-Stella. “Em boa parte dos casos, conseguimos, tranquilamente, tratar e dar alta para o paciente em um semestre. Em outros casos, para ajudar o paciente é preciso um pouco mais”.

Segundo Angela, além da terapia fonoaudiológica, a clínica oferece uma série de exames auditivos. Segundo a professora, “o atendimento é individualizado, feito por acadêmicos do 6º, 7º e 8º semestres, mas sempre com a supervisão de professores. Não é vinculado a apoio pedagógico da UFSC e trata somente questões fonoaudiológicas”.

Os estágios fazem parte da grade curricular do curso de Fonoaudiologia e são divididos conforme as fases de vida em: 1ª infância (até cinco anos), 2ª infância e adolescência (6 aos  16 anos) e adulto (acima de 16 anos). A cada semestre aproximadamente 120 alunos realizam os atendimentos e novos pacientes são chamados quando outros recebem alta.

A clínica existe aproximadamente há três anos e tende a população em geral, mas a procura maior é para o atendimento de crianças. “É uma característica da procura e, por isso temos defasagem de pacientes da fase adulta enquanto temos uma lista de espera para crianças.”, afirma Angela..

Mais informações pelo telefone (48) 3721-6111 ou pessoalmente na Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFSC, no 2º Andar do prédio Reitoria II, na Rua Desembargador Vitor Lima, 222.

Exames e procedimentos realizados na Clínica de Fonoaudiologia da UFSC
Atendimento fonoterápico para crianças e adultos.
Eletromiografia de superfície; avaliação acústica e comportamental da voz.
Exames Auditivos como audiometria tonal e vocal; medidas de imitância acústica; emissões otoacústicas; potenciais evocados auditivos do tronco encefálico; avaliação do processamentoauditivo e exame vestibular.

Caetano Machado/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC

caetano.machado@ufsc.br

Fotos: Jair Quint/Fotógrafo da Agecom/DGC/UFSC

Tags: atendimento fonoterápicoClínica Escola de Fonoaudiologiaexames auditivosFonoaudiologiaUFSC