UFSC promove treinamento para competições de computação

06/04/2015 11:20

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove treinamentos para a Maratona de Programação e a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) no campus de Araranguá. Os treinos serão realizados às sextas-feiras, das 9h às 11h, a partir de 10 de abril. Os treinamentos vão envolver os alunos do ensino fundamental, médio e superior. O professor Álvaro Franco apresentou uma palestra com uma introdução das competições nesta quinta-feira, 2 de abril.

Os treinos começam em Araranguá de forma pioneira e são resultado de um projeto de extensão do professor de Ciência da Computação Álvaro Junio Pereira Franco e da professora de Matemática Priscila Cardoso Calegari. Segundo Álvaro, “o objetivo é treinar alunos do ensino fundamental, médio e superior para a OBI e alunos da graduação ou pós-graduação para a Maratona”.

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que existe desde 1996. Universidades do Brasil e do mundo realizam concursos locais para eleger os melhores times para participar; eles competem na Maratona regional sul-americana, e os melhores participantes serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento.

O evento tem como público alvo alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação nas áreas de Computação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Tecnologias da Comunicação e Informação, Engenharia de Energia, Sistemas de Informação e Matemática. A competição visa desenvolver a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Grandes empresas e instituições de ensino valorizam muito os alunos que têm a Maratona no currículo.

Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante cinco horas o maior número possível dos oito ou mais problemas que são entregues no início da competição. Quem resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.

A OBI 2015 é também uma realização da SBC, e trata-se de uma competição organizada com o objetivo de despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia, a ciência da computação, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI fica com o Instituto de Computação da Unicamp.

A Olimpíada tem três modalidades: Iniciação, dividida em dois níveis do Ensino Fundamental; Programação, em três níveis para Ensino Fundamental e Médio e a Modalidade Universitária, para alunos que estejam cursando o primeiro ano de um curso de graduação. Em todas as modalidades os alunos competem individualmente.

A prova da modalidade universitária, para a qual a UFSC oferece os treinos, requer conhecimento em programação. O competidor recebe um computador e deve realizar tarefas de programação de diversos níveis de dificuldade. Todos os alunos ganham certificado de participação e os melhores em cada modalidade recebem medalhas de ouro, prata e bronze.

O calendário da OBI pode ser encontrado no site, mas as datas da Maratona ainda não foram decididas. “A etapa final da edição de 2014 acontece em maio de 2015, e só aí serão lançadas as datas para este ano”, explica o professor Álvaro.

Mais informações sobre as competições nos sites da Maratona de Programação e da Olimpíada Brasileira de Informática.

Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo da Agecom/DGC/UFSC

Tags: AraranguáCampus de AraranguáMaratona de ProgramaçãoOlimpíada Brasileira de InformáticaUFSC