Campanha Março Verde: jovens, adultos e idosos têm direito à Educação

25/02/2015 14:13

UFSC_PET_Pedagogia_Marco_verde_2015_01_folhaO Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Santa Catarina lançam nova edição da campanha Março Verde: pelo direito constitucional à educação para jovens, adultos e idosos, como obrigação da oferta das redes públicas de ensino.

Se você não frequentou ou concluiu sua escolarização, ou conhece alguém que deseje frequentar a escola têm esse direito. Procure a Secretaria de Educação de sua cidade ou a escola mais próxima de seu bairro, no sentido de identificar e/ou formar turmas para esse atendimento. Para garantir seu direito existe financiamento para a EJA previsto no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Compartilhe e divulgue a ideia Março Verde exigindo a ampliação da oferta de turmas por parte das redes públicas de ensino. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) exigem um posicionamento político por parte da sociedade para a ampliação dessa oferta por parte das redes públicas de ensino.

Na pesquisa do IBGE em 2012, a taxa de analfabetismo – que, desde 2004, apresentava índices decrescentes – volta a apresentar um aumento de 8,7% na população acima de 15 anos (o IBGE considerou como analfabeto um sujeito “incapaz de escrever um bilhete simples em seu idioma”). O índice mais elevado de analfabetismo foi identificado em pessoas adultas e em sua maioria acima de 60 anos e em residentes na região rural.

Segundo o IBGE (2012), dos jovens entre 18 e 24 anos de idade, apenas 30,9% informaram que frequentavam escola ou universidade. Desses, 57,6% estavam cursando o ensino fundamental, médio ou outros (que compreende os cursos: pré-vestibular, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos) e 42,4% estavam cursando cursos de graduação ou pós-graduação. Desse modo, temos um grande numero de jovens, adultos e idosos que não concluíram sua escolarização básica, direito constitucional da população brasileira.

Mais informações no facebook ou pelo e-mail feejasc@gmail.com

Tags: direito à educaçãoMarço verdepedagogiaUFSC