Divulga Ciência nº 6 – Junho de 2014

27/06/2014 19:30

Edição 06 – Junho de 2014

UFSC inaugura borboletário no Parque Ecológico do Córrego Grande

O espaço, próximo do quiosque número 8 do Parque, será de criação e exposição de borboletas e outros insetos nativos da Ilha de Santa Catarina. Assista à reportagem.

Laboratório da UFSC desenvolve pesquisas para tratamento de queimaduras

O Laboratório de Células Tronco e Regeneração Tecidual (Lacert) está desenvolvendo três pesquisas para auxiliar o tratamento de queimados. Assista à reportagem da TV UFSC com a professora Andrea Trentin.

Pesquisa da UFSC revela dados sobre qualidade de vida e discriminação em Florianópolis

Projeto do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC, que investigou a qualidade de vida da população de Florianópolis, revela que 90% dos homens e 80% das mulheres afirmam ter uma qualidade de vida boa ou muito boa. Leia mais.

Vida Marinha de Santa Catarina disponível para download

O livro Vida Marinha de Santa Catarina – organizado por Alberto Lindner, do Laboratório de Biodiversidade Marinha do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC – auxilia a identificação de 436 espécies de algas, plantas, invertebrados, peixes, aves, tartarugas e mamíferos marinhos, e o e-book pode ser baixado gratuitamente. Saiba mais.

Aula inaugural da Pós-Graduação em Geografia contesta aquecimento global

Em Aquecimento Global: Verdade ou Mito?, o professor Luiz Carlos Baldicero Molion, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), apresentou seus argumentos sobre a polêmica tese de que o ser humano é incapaz de produzir um aquecimento global. Saiba mais.

De que trata a Educação Tecnológica?

O livro Conversando sobre educação tecnológica promove um diálogo sobre as chamadas “ciências duras” com as humanidades. Saiba mais sobre o livro e assista ao UFSC Entrevista com um dos autores – o professor Walter Bazzo, do NEPET –, que fala sobre essa e outras publicações na área.

Pesquisa sobre o cultivo de milho geneticamente modificado tem repercussão internacional

O artigo “Análise proteômica comparativa entre milho geneticamente modificado cultivado em diferentes agroecossistemas no Brasil”, desenvolvido por membros do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da UFSC e publicado na revista Proteome Science, foi acessado cinco mil vezes em seis meses. Saiba mais.

Estado emocional do bezerro é influenciado pela presença da vaca

O grupo de pesquisa do Laboratório de Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal (Leta) da UFSC publicou, em parceria com pesquisadores da University of British Columbia, o primeiro estudo mostrando que o estado emocional do bezerro, após o animal ser separado da mãe, é influenciado negativamente. Leia a matéria completa.

O que é doença celíaca?

Amanda Bagolin do Nascimento, membro do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE/UFSC), explicou ao UFSC Entrevista por que tantas pessoas podem ingerir o glúten sem problemas, e outras não podem ter o menor contato com ele. Assista à reportagem.

Portal de Periódicos da UFSC divulga ranking mensal dos artigos mais acessados

Com base nos acessos aos artigos por meio do DOI – Digital Object Identifier –, o Portal de Periódicos obtém mensalmente uma lista com os artigos mais visualizados, e os divulga nas suas redes sociais: Facebook e Twitter. Veja quais foram os artigos mais acessados no mês de maio.

Edição: Alita Diana/Jornalista da Agecom/ DGC/UFSC
alita.diana@ufsc.br

Revisão: Claudio Borrelli/Revisor de Textos Agecom/DGC/UFSC
claudio.borrelli@ufsc.br

Sobre

Divulga Ciência é um boletim mensal produzido pela equipe da Agecom, com o objetivo de informar as mais recentes notícias sobre a produção científica vinculada à UFSC. Para enviar sugestões, escreva para o e-mail jornalismo.agecom@contato.ufsc.br. Outras notícias sobre Jornalismo Científico publicadas no portal da UFSC estão reunidas neste link.

Acompanhe outras notícias da UFSC no Portal www.noticias.ufsc.br
Confira a programação da TV UFSC www.tv.ufsc.br

Contatos com a produção deste informativo:

Agência de Comunicação (Agecom).

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

jornalismo.agecom@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-9601 / 3721-9233

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

Tags: Divulga CiênciaJunho de 2014UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina