Livro da EdUFSC prega humanização das ‘ciências duras’
Abrindo as portas para horizontes de uma formação mais integral e universal, o livro Conversando sobre educação tecnológica promove um oportuno diálogo sobre as chamadas “ciências duras” com as humanidades,
inserindo, por exemplo, uma “pitada” de filosofia nas engenharias.
O novo título da EdUFSC é assinado por três estudiosos no assunto: Walter Antonio Bazzo, Luiz Teixeira do Vale Pereira e Jilvania Lima dos Santos Bazzo. A obra coloca os estudantes em contato direto com conhecimentos que fogem dos limites restritos do tecnicismo e, ao mesmo tempo, possibilita uma compreensão ampla da importância vital da tecnologia e da ciência para a população. Ao introduzir este debate crucial , desafia a academia a enfrentar preconceitos, repensar métodos, práticas e paradigmas.
Neste livro, os autores se apropriam de discursos que pretendem “superar os modismos ou as culturas instituídas”. Refutando ideias vinculadas a monólogos e receituários, os autores cismam primar “pela confluência de diferentes visões” na procura de saídas para a educação em tecnologia. Os conteúdos selecionados foram concebidos através das atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica da UFSC (Nepet), que, desde 1997, vem preenchendo lacunas bibliográficas do Brasil nesta área. A EdUFSC, desde então, tem incentivado no País um debate que já faz parte do cotidiano das nações desenvolvidas, isto é, costurar o vínculo existente entre desenvolvimento científico e humano.
Assista também ao UFSC entrevista em que o professor Walter Bazzo fala sobre Educação Tecnológica e as publicações que o Nepet vem lançando na área incluindo o livro Conversando sobre Educação Tecnológica:
Embora muitas vezes incompreendidos na própria academia, o esforço de socializar e popularizar a tecnologia a exemplo do que faz o jornalismo científico, vem oportunizando aos autores a publicação de artigos e livros, disseminando, dessa forma, a educação tecnológica dentro e fora do ambiente universitário. Walter Bazzo e Luiz Teixeira são professores e pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC e Jilvania atua como docente na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) . Os três integram o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica, e os textos reunidos no livro foram elaborados entre 2008 e 2012. Objetivam romper com as “abordagens lineares e positivistas que raramente levam em consideração uma reflexão de cunho mais político, social e filosófico a favor do desenvolvimento humano”. Em síntese, conseguem demonstrar a “interdependência entre os conhecimentos humanos mais abrangentes e a educação tecnológica”.
Na visão dos pesquisadores, “a sociedade contemporânea clama por respostas às dúvidas de nosso convívio com o excesso de tecnologia na vida de cada pessoa”. Para eles, “ a pessoa, em virtude de sua humanidade, se sobrepõe à máquina”. Inspirados no pensador francês Edgar Morin, apontam caminhos e alternativas para consolidar a educação tecnológica na universidade e na sociedade. Consideram, neste contexto, fundamental “o papel da educação tecnológica na retomada dos valores éticos e sociais para a formação dos nossos jovens”. Estimulam a criação de fóruns de debates entre professores e alunos para a transformação do Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), “também no Brasil”, em campo de estudo prioritário para o aprimoramento da educação nas escolas tecnológicas.
Numa época em que se questiona a “era da tecnologia”, os autores acreditam ser necessário pensar no “sistema humano” de forma autônoma e indissociável das questões técnicas, sociais, políticas e econômicas. Afinal, engenharias incluídas, “sem a filosofia pouco se compreende o mundo em que se vive”. Eles sabem que ainda hoje o ensino de Engenharia “acontece de forma acrítica e é gerado por uma prática que busca um nível de compreensão apenas imediato”. Defendem reflexões humanísticas e rechaçam modelos voltados exclusivamente à eficiência e ao lucro por meio das “tão decantadas inovações tecnológicas”. Enfim, querem profissionais comprometidos com a cidadania e as mudanças sociais.
Os autores, preocupados com a “intrincada relação entre as responsabilidades de técnicos e cidadãos”, questionam: “Será o homem capaz de promover simultaneamente o seu desenvolvimento espiritual-cultural e ecológico ao lado da técnica?”. O livro dá pistas, mas não inclui a receita no cardápio. Avisa, contudo, que “a atitude acrítica gera tanto o trabalhador alienado quanto o consumidor passivo”.
A dupla de engenheiros, Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira, publicou pela EdUFSC, entre outros títulos, o clássico Introdução à Engenharia – Conceitos, Ferramentas e Comportamentos, cujo jubileu de prata foi marcado com uma edição comemorativa no ano passado. Conversando sobre educação tecnológica aprofunda algumas teses que já aparecem naquela obra referendada pela comunidade científica. Resenhadas pela equipe de Comunicação da UFSC, as obras de Bazzo e Vale Pereira sempre mereceram atenção e despertaram ampla divulgação no País.
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Moacir Loth/Jornalista da Agecom/UFSC
Assista aos outros segmentos do UFSC Entrevista com o professor Bazzo, falando sobre Educação Tecnológica: