Professores da UFSC criam blog para divulgar descobertas científicas

02/10/2013 15:28

Descobertas científicas realizadas por pesquisadores ao redor do mundo poderão ser encontradas no blog “Cientistas descobriram que…”, um espaço virtual pensado há seis meses e lançado no mês de setembro, que deve sua criação aos professores Andréa Gonçalves Trentin, Giordano Wosgrau Calloni e Ricardo Castilho Garcez, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo desse projeto é levar a ciência de ponta a todas as pessoas. Periodicamente, a equipe de redação selecionará um artigo científico de alto impacto e fará uma tradução da linguagem acadêmica para uma linguagem simplificada, que possa ser entendida pelo leitor. Dessa forma, o blog explicará quais foram as grandes descobertas desse artigo e sua relevância para a sociedade.

O texto, antes de ser publicado, é revisado pelos professores responsáveis. Outros quatro pesquisadores compõem a equipe de redatores do blog;  são eles: Tiago Góss dos Santos, pesquisador do Hospital AC Camargo, do estado de São Paulo;  Marco Augusto Stimamiglio, pesquisador da Fiocruz, de Curitiba (PR); Bruno Costa Silva, pesquisador da Cornell University, de Nova Iorque (EUA);  e a professora Hélia Neves, da Universidade de Lisboa (Portugal). Além dos responsáveis, alguns convidados serão chamados para incrementar os textos postados.

Acesse o blog http://cientistasdescobriramque.wordpress.com/.

Mais informações podem ser obtidas com o Professor Ricardo Castilho Garcez, pelo telefone(48) 3721-2963.

Andressa Prates/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC
andressa.pratesfreitas@gmail.com

Claudio Borrelli/ Revisor de Textos da Agecom/ UFSC
claudio.borrelli@ufsc.br