Alunos de ensino médio aprendem programação de computador no campus Araranguá

Estudantes do ensino médio aprendem com os graduandos da UFSC a lógica de programação de computadores. Foto: divulgação do projeto
A UFSC Araranguá começou em setembro deste ano o projeto Introdução à Lógica de Programação, que está promovendo a integração dos alunos do campus junto a estudantes do ensino médio do município. No projeto, os graduandos ministram oficinas de programação e utilizam os computadores como ferramenta no processo de aprendizagem. As atividades acontecem no Laboratório de Informática do campus e beneficiam cem estudantes da Escola Básica Professora Maria Garcia Pessi. A segunda turma inicia no dia 17 de novembro.
O projeto surgiu da necessidade de envolver instituições públicas da região com a comunidade acadêmica. A coordenadora do projeto, professora Eliane Pozzebon, diz que a introdução à programação de computadores é benéfica porque o desenvolvimento da compreensão por raciocínio lógico diminui a possibilidade de reprovação ou desistência na escola.
Os alunos têm aulas práticas com a utilização da linguagem de programação, em que desenvolvem pequenos programas de computador. O objetivo é que os alunos desenvolvam um conhecimento mínimo de programação, que tenham mais motivação para estudar disciplinas do ensino médio e tenham interesse em ingressar na universidade, seja em um curso de computação ou de engenharia.
Participaram deste projeto como instrutores os alunos do curso de Engenharia de Computação Iury Melo e Maurício Justo Izé, os alunos do curso de Tecnologias da Informação e Comunicação Samuel Ghisleri Minatto e Sabrina Pitz Lima, e as professoras Eliane Pozzebon (coordenadora) e Silvia Helena Mangili da UFSC.
Mais informações:
https://www.facebook.com/groups/ufscmgp/