Encontro Nacional de Estudantes de Letras movimenta campus da Trindade

23/07/2012 08:18

A UFSC recebe esta semana (de 22 a 28 de julho) o Encontro Nacional de Estudantes de Letras (ENEL 2012). É a 33ª edição do evento, que tem como tema “A sociedade em transição: conhecimento como prática de liberdade”. Os organizadores estimam a participação de 1800 estudantes de todo o país.  As apresentações científicas acontecerão no Centro de Comunicação e Expressão e as culturais na tenda montada em frente à reitoria.

O evento propõe uma nova metodologia, para que os acadêmicos se vejam como construtores do encontro, e não como consumidores. Ao se credenciar, os participantes vão se engajar também em uma das cinco brigadas, que serão grupos de trabalho responsáveis pelo horário do evento, alimentação, segurança, limpeza e sistematização.

“É uma forma de diminuir os custos do evento e também fazer com que os estudantes se sintam parte da organização”, explica Hendrick Rodrigues, aluno da sexta fase do curso de Letras Alemão na UFSC e da comissão organizadora.

O ENEL 2012 também quer inovar na construção do conhecimento. Os formatos tradicionais de mesas de debates, palestras e seminários darão lugar a círculos de discussão. “O objetivo é descentralizar o conhecimento, estimular a participação e a construção coletiva”, explica Hendrick. Na programação cultural estão reservados espaços para manifestações de todas as regiões brasileiras.

Mais informações:
Hendrick Rodrigues: (48) 9977-9914