Debate sobre gestão de pessoas deflagra Fóruns de Planejamento para a Nova Administração
Diferenças e conflitos entre servidores antigos e novos; dificuldades na operacionalização de concursos em função da atual normatização; necessidade de alocação e remanejamento de servidores em diferentes setores; maior articulação entre gestores e o trabalho de capacitação e melhor avaliação dos resultados dos processos de formação foram alguns dos pontos elencados pela equipe de transição durante o primeiro Fórum de Planejamento para a Nova Administração da UFSC, gestão 2012-2016.
A temática Políticas para Gestão de Pessoas deflagrou o processo de discussão que prossegue até sexta-feira, com nove sessões temáticas que serão realizadas no Centro de Cultura e Eventos da UFSC – e que podem ser acompanhadas ao vivo e no twitter: @foruns_ufsc.
De acordo com a professora Suzana da Rosa Tolfo, que se responsabilizou pela apresentação do diagnóstico sobre Políticas para Gestão de Pessoas, em relação a processos de trabalho a equipe observou a necessidade de identificar com clareza os objetivos dos diferentes setores que compões a instituição, suas atividades e estruturas – com reflexões sobre “por que fazer, para que fazer, como fazer”.
A comissão identificou também que diversos setores têm atribuições semelhantes, mas estas são executadas de diferentes formas, que poderiam adquirir maior qualidade em processos sistematizados e padronizados. Entre outros pontos, com relação à saúde e segurança no trabalho, a equipe levantou que em 2013 o plano de saúde da UFSC completa cinco anos, e será necessária uma nova licitação.
O diagnóstico foi elaborado a partir de encontros com servidores e diretores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS), abordando concurso público, ingresso, capacitação, saúde e segurança no trabalho, mão de obra terceirizada, entre diversos outros pontos. “O diagnóstico é apenas uma parcela do amplo e complexo conjunto de questões relacionadas às políticas de gestão de pessoas”, destacou a professora antes de abrir a palavra para que a plateia manifestasse suas impressões e sugestões.
O público levantou questionamentos relativos à jornada de trabalho (que varia nos diferentes setores da instituição); à necessidade de capacitar os futuros gestores; à extenuante carga de trabalho e suas implicações sobre a saúde dos trabalhadores; assédio moral; necessidade de discussão sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional; maior comprometimento das pessoas com a instituição e a sociedade; maior informação dos servidores e gestores quanto ao patrimônio da Universidade e à implantação de ginástica laboral na UFSC.
Ao final, a reitora eleita, professora Roselane Neckel, agradeceu a participação e a tranquilidade dos participantes. “O objetivo é instigar a reflexão sobre como é a gestão e o planejamento das pessoas, para partilharmos necessidades e desafios”, finalizou. Na tarde desta quarta-feira os fóruns seguem com discussões sobre Políticas para a Gestão dos Campi. A partir de 18h acontece a apresentação do diagnóstico sobre Políticas para a Comunicação e às 20h sobre Políticas para Cultura.
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
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Mais informações: www.foruns.ufsc.br / planejamentoreitoria@gmail.com / roselane@ced.ufsc.br / (48) 9944-9414 / / carlos.vieira@ufsc.br / (48) 9915-3653.
Acompanhe a programação:
02/05/2012 |
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Período | Horário | Atividade |
Matutino | 8:00 – 8:30 | AberturaPalavras Iniciais das Reitoras Eleitas |
8:30 – 9:30 | Apresentação dos trabalhos da Comissão de Políticas para Gestão de Pessoas | |
9:30 – 12:00 | Discussão | |
Coordenação: Maristela Helena Zinner Bortolini (PRPE) | ||
Vespertino | 13:30 – 14:30 | Apresentação da Comissão Políticas para a Gestão dos CAMPI |
14:30 – 17:30 | Discussão | |
Coordenação: Edison da Rosa (CTC) | ||
Noturno | 18:00 – 18:30 | Apresentação da Comissão Políticas para a Comunicação |
18:30 – 20:00 | Discussão | |
20:00 – 20:30 | Apresentação da Comissão Políticas para Cultura | |
20:30 – 21:30 | Discussão | |
Coordenação: Mirian Ghizoni (CFH) | ||
03/05/2012 |
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Matutino | 8:00 – 9:00 | Apresentação da Comissão Políticas para o Planejamento, Infraestrutura e Patrimônio |
9:00 – 12:00 | Discussão | |
Coordenação: Carlos Antonio Oliveira Vieira (CFH) | ||
Vespertino | 13:30 – 14:30 | Apresentação da Comissão Políticas para a Pós-Graduação e Pesquisa |
14:30 – 17:30 | Discussão | |
Coordenação: Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho (CCA) | ||
Noturno | 18:00 – 19:00 | Apresentação da Comissão Políticas Estudantis |
19:00 – 21:30 | Discussão | |
Coordenação: Sônia Gonçalves Carobrez (CCB) | ||
04/05/2012 |
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Matutino | 8:00 – 8:30 | Apresentação da Comissão Políticas para a Extensão |
8:30 – 10:00 | Discussão | |
10:00 – 10:30 | Apresentação da Comissão Políticas para o Hospital Universitário | |
10:30 – 12:00 | Discussão | |
Coordenação: Joana Maria Pedro (CFH) | ||
Vespertino | 13:30 – 14:30 | Apresentação da Comissão Políticas para Relações Institucionais e Interinstitucionais |
14:30 – 17:30 | Discussão | |
Coordenação: Jamil Assereuy Filho (CCB) | ||
Noturno | 18:00 – 19:00 | Apresentação de Comissão Políticas para a Graduação |
19:00 – 21:30 | Discussão | |
21:30 | Encerramento | |
Coordenação: Sérgio Luis Schlatter Junior (CFH) |