Debate sobre gestão de pessoas deflagra Fóruns de Planejamento para a Nova Administração

02/05/2012 11:50

Dinâmica dos encontros prê apresentação de diagnósticos e diálogo com a comunidade universitária. Fotos: Wagner Behr

Diferenças e conflitos entre servidores antigos e novos; dificuldades na operacionalização de concursos em função da atual normatização; necessidade de alocação e remanejamento de servidores em diferentes setores; maior articulação entre gestores e o trabalho de capacitação e melhor avaliação dos resultados dos processos de formação foram alguns dos pontos elencados pela equipe de transição durante o primeiro Fórum de Planejamento para a Nova Administração da UFSC, gestão 2012-2016.

A temática Políticas para Gestão de Pessoas deflagrou o processo de discussão que prossegue até sexta-feira, com nove sessões temáticas que serão realizadas no Centro de Cultura e Eventos da UFSC – e que podem ser acompanhadas ao vivo e no twitter: @foruns_ufsc.

De acordo com a professora Suzana da Rosa Tolfo, que se responsabilizou pela apresentação do diagnóstico sobre Políticas para Gestão de Pessoas, em relação a processos de trabalho a equipe observou a necessidade de identificar com clareza os objetivos dos diferentes setores que compões a instituição, suas atividades e estruturas – com reflexões sobre  “por que fazer, para que fazer, como fazer”.

A comissão identificou também que diversos setores têm atribuições semelhantes, mas estas são executadas de diferentes formas, que poderiam adquirir maior qualidade em processos sistematizados e padronizados. Entre outros pontos, com relação à saúde e segurança no trabalho, a equipe levantou que em 2013 o plano de saúde da UFSC completa cinco anos, e será necessária uma nova licitação.

O diagnóstico foi elaborado a partir de encontros com servidores e diretores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS), abordando concurso público, ingresso, capacitação, saúde e segurança no trabalho, mão de obra terceirizada, entre diversos outros pontos. “O diagnóstico é apenas uma parcela do amplo e complexo conjunto de questões relacionadas às políticas de gestão de pessoas”, destacou a professora antes de abrir a palavra para que a plateia manifestasse suas impressões e sugestões.

O público levantou questionamentos relativos à jornada de trabalho (que varia nos diferentes setores da instituição); à necessidade de capacitar os futuros gestores; à extenuante carga de trabalho e suas implicações sobre a saúde dos trabalhadores; assédio moral; necessidade de discussão sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional; maior comprometimento das pessoas com a instituição e a sociedade; maior informação dos servidores e gestores quanto ao patrimônio da Universidade e à implantação de ginástica laboral na UFSC.

Ao final, a reitora eleita, professora Roselane Neckel, agradeceu a participação e a tranquilidade dos participantes. “O objetivo é instigar a reflexão sobre como é a gestão e o planejamento das pessoas, para partilharmos necessidades e desafios”, finalizou. Na tarde desta quarta-feira os fóruns seguem com discussões sobre Políticas para a Gestão dos Campi. A partir de 18h acontece a apresentação do diagnóstico sobre Políticas para a Comunicação e às 20h sobre Políticas para Cultura.

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

– Fórum discute prioridade para os campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville
– Fórum debate permanência dos alunos na UFSC

Faça o download da programação completa.

Mais informações: www.foruns.ufsc.br / planejamentoreitoria@gmail.com / roselane@ced.ufsc.br / (48) 9944-9414 / / carlos.vieira@ufsc.br / (48) 9915-3653.

Acompanhe a programação:

02/05/2012

Período Horário Atividade
Matutino 8:00 – 8:30 AberturaPalavras Iniciais das Reitoras Eleitas
8:30 – 9:30 Apresentação dos trabalhos da Comissão de Políticas para Gestão de Pessoas
9:30 – 12:00 Discussão
Coordenação: Maristela Helena Zinner Bortolini (PRPE)
Vespertino 13:30 – 14:30 Apresentação da Comissão Políticas para a Gestão dos CAMPI
14:30 – 17:30 Discussão
Coordenação: Edison da Rosa (CTC)
Noturno 18:00 – 18:30 Apresentação da Comissão Políticas para a Comunicação
18:30 – 20:00 Discussão