Fórum debate permanência dos alunos na UFSC

04/05/2012 09:13
.

Bolsa Permanência, Moradia Estudantil e Restaurante Universitário estiveram na pauta do debate do Fórum na noite da quinta - Fotos: Carla Costa

Foram 15 entrevistas com técnico-administrativos e professores, além da análise de documentos e relatórios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) a fim de traçar um panorama sobre o funcionamento dos processos cotidianos da PRAE. O levantamento foi compartilhado com diversos estudantes, docentes e técnicos, além de membros da comunidade, na noite da quinta, 03/05, durante o segundo dia do Fórum de Planejamento para a Nova Administração da UFSC, gestão 2012-2016, realizado no Centro de Cultura e Eventos da Universidade.

 

Dentre as necessidades apontadas pela Comissão de Políticas Estudantis, em mesa coordenada por Sônia Gonçalves Carobrez (CCB), estão a revisão dos critérios de concessão da Bolsa Permanência – hoje atrelada unicamente ao fator socioeconômico -; a reivindicação, em Brasília, da reativação de cargos como o de motorista, segurança e cozinheiro, este último com o objetivo de atender às demandas sempre crescentes do Restaurante Universitário; a urgente ampliação das vagas na Moradia Estudantil de Florianópolis e a construção das edificações destinadas à residência dos alunos nos campi de Joinville, Araranguá e Curitibanos; o fortalecimento da assistência à saúde dos estudantes e o incentivo às práticas esportivas por meio de programas e projetos institucionais.

 

Alunas-mães – Os alunos trouxeram questões que irão se somar ao diagnóstico final: solicitaram atenção aos estudantes que possuem filhos pequenos, desde o aumento do número de vagas destinadas aos discentes (de 30% para 50%) no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), passando pelo mobiliário urbano – fraldário e cadeiras para bebês no RU – até a revisão das regras da Moradia Estudantil relacionada às alunas-mães: crianças não são permitidas na residência. Os estudantes manifestaram também a vontade de institucionalizar sua participação na vida política da Universidade em diversos âmbitos: pleitearam vagas no Conselho Universitário, no Núcleo Docente Estruturante do curso de Psicologia e o direito de participar da Reunião de Colegiado de Nutrição.

 

Aplicação e NDI – Elenira Vilela, ex-aluna da UFSC e ex-professora do Colégio de Aplicação (CA), tem um filho matriculado no CA e chamou a atenção para a formulação de políticas de permanência destinadas aos alunos do Colégio, mencionando as dificuldades de muitos deles em participar das atividades extracurriculares. A ampliação do horário de atendimento do NDI também foi defendida por ela, já que hoje o calendário do NDI coincide com o calendário acadêmico.

 

Simone Machado, assistente social da PRAE, manifestou satisfação em “ouvir os sujeitos que são o foco e a razão do trabalho da Pró-reitoria”. Relatou que as demandas originadas principalmente com o ingresso de alunos cotistas na UFSC têm aumentado a necessidade de informatização e integração dos cadastros a fim de agilizar os processos – hoje os alunos possuem documentos distintos para requerer vaga na Moradia Estudantil e Bolsa Permanência, por exemplo. Salientou, por fim, que a equipe “tem a necessidade dessas discussões coletivas e está aberta para ser parceira junto à nova Administração”.

 

A reitora eleita Roselane Neckel tem participado de todas as sessões temáticas, junto com a vice Lúcia Pacheco. “O mais importante é que começamos a dialogar. Estamos aprendendo com vocês no cotidiano; não é apenas comunicar o diagnóstico, mas principalmente ouvir. São várias Universidades dentro da UFSC. É preciso aprender a ouvir com respeito e ética”.

 

Nesta sexta, 04/05, o Fórum se encerra com as apresentações dos trabalhos das comissões de políticas para a Extensão; para o Hospital Universitário; para Relações Institucionais e Interinstitucionais e para a Graduação.

Por Cláudia Schaun Reis/Jornalista na Agecom

 

O Fórum
O objetivo é apresentar para a comunidade universitária  eixos e diretrizes para a discussão, a partir de diagnóstico preliminar realizado pela Equipe de Transição, para debater de forma crítica e propositiva a elaboração de políticas para a administração das professoras Roselane Neckel e Lúcia Pacheco, que tomam posse dia 10 de maio.

Faça o download da programação completa.

Mais informações: www.foruns.ufsc.br, planejamentoreitoria@gmail.com; roselane@ced.ufsc.br (48) 9944-9414; carlos.vieira@ufsc.br ; (48) 9915-3653.

Transmissão ao vivo pelo site  formaturas.paginas.ufsc.br . Acompanhe também no twitter: @foruns_ufsc.

Leia mais:

– Fórum discute prioridade para os campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville
– Debate sobre gestão de pessoas deflagra Fóruns de Planejamento para a Nova Administração

 

Programação de sexta-feira:

Matutino

8:00 – 8:30

Apresentação da Comissão Políticas para a Extensão

8:30 – 10:00

Discussão

10:00 – 10:30

Apresentação da Comissão Políticas para o Hospital Universitário

10:30 – 12:00

Discussão

Coordenação: Joana Maria Pedro (CFH)

Vespertino

13:30 – 14:30

Apresentação da Comissão Políticas para Relações Institucionais e Interinstitucionais

14:30 – 17:30

Discussão

Coordenação: Jamil Assereuy Filho (CCB)

Noturno

18:00 – 19:00

Apresentação de Comissão Políticas para a Graduação

19:00 – 21:30

Discussão

21:30

Encerramento

Coordenação: Sérgio Luis Schlatter Junior (CFH)

 

Tags: Fórum de Planejamento para a Nova Administração da UFSC