Furb mostra sua estrutura aos membros do Conselho Universitário

14/03/2012 14:38

Reitor da Furb, João Natel, apresenta a instituição ao Conselho Universitário da UFSC

Uma comitiva da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) visitou a UFSC na manhã de terça-feira, dia 13, para apresentar a instituição aos membros do Conselho Universitário. O reitor João Natel esteve acompanhado de pró-reitores, diretores de centro, do procurador jurídico e de outros profissionais, e falou da proposta de implantação de uma universidade federal no Vale do Itajaí, utilizando a estrutura da Furb e tendo a UFSC como tutora.

“Fomos a primeira instituição de ensino superior criada no interior de Santa Catarina, mas não temos na região uma universidade federal”, ressaltou o reitor. “Esta parceria com a UFSC, que começou em agosto do ano passado com a autorização do governo para a criação da terceira universidade federal em nosso estado, é um momento muito significativo para a Furb. Este fato terá grande impacto social e econômico no Médio Vale”.

Transformada em universidade em1986, a Furb tem hoje sete centros de ensino e seu principal foco é a graduação, área em que oferece 44 cursos onde estudam cerca de 10 mil alunos, nos campi de Blumenau, Gaspar e Timbó. Entre os professores, 193 são doutores (22,8%), 373 fizeram mestrado (44%) e 281 (32,2%) têm especialização. É uma das duas únicas universidades municipais do país – a outra funciona em Taubaté, interior de São Paulo.

A área onde atua cobre 53 municípios, englobando quatro mesorregiões, e tem 25% da população de Santa Catarina. No último vestibular da UFSC, 2.213 candidatos eram do Médio Vale do Itajaí, mas apenas 16% foram aprovados.

A proposta que está sendo analisada pelo Ministério da Educação prevê a implantação progressiva de cursos da UFSC, num cronograma a ser desenvolvido em três etapas, até o ano de 2020, com a criação de 6.300 vagas de graduação. No início, estão previstos pelo menos sete cursos e a utilização da atual estrutura da Furb, no centro de Blumenau. A gratuidade será exclusiva para os alunos aprovados nos vestibulares da UFSC, enquanto os acadêmicos da Furb continuam pagando as mensalidades.

A expansão implicará no aumento do número de professores, servidores, alunos e instalações físicas. Enquanto isso, docentes, servidores e estudantes das duas instituições vão coexistir, até que a UFSC aumente sua presença e a da Furb diminua gradativamente de tamanho. Em oito anos, a previsão é de que sejam criadas 395 vagas para docentes.
Por Paulo Clóvis Schmitz, jornalista da Agecom.
Fotos: Wagner Behr

Tags: CUnFURBUFSC