Biblioteca Universitária promove Ciclo Cruz e Sousa

21/11/2011 15:31

A partir do dia 21 de novembro, a Biblioteca Universitária da UFSC (BU/UFSC), em parceria com o Círculo de Leitura de Florianópolis, promove o Ciclo Cruz e Sousa em homenagem aos 150 anos de nascimento do poeta catarinense, celebrados no dia 24 de novembro. Palestras, debates, exposição e outras atividades serão realizadas no piso superior da Biblioteca Central, de 21 de novembro até 3 de dezembro.

A exposição Loucura da Imortal Loucura traz banners com poemas sobre Cruz e Sousa escritos por artistas catarinenses, como o co-organizador do Ciclo e criador do Círculo de Leitura, Alcides Buss. Fotos, manuscritos e obras raras compõem a exposição Memória Cruz e Sousa, que permanecerá disponível para visitação dos usuários da Biblioteca durante as duas semanas da mostra.

A principal atração da Mostra acontece na quinta-feira, 24, data do nascimento do poeta: o debate coordenado pelo Círculo de Leitura, no auditório Elke Hering a partir das 18h. São esperadas as presenças de Inês Mafra, Eglê Malheiros, Sylvio Back, do vereador Márcio de Souza, entre outros.

Semana da Consciência Negra

Simultaneamente ao Ciclo Cruz e Sousa, a BU organiza uma exposição em homenagem ao dia da Consciência Negra, comemorado no último domingo, 20 de novembro. Livros, fotos e banners dividem espaço com a Mostra ao poeta, um dos grandes representantes negros da história.

Em formato de banners, a exposição Negras Memórias traz reproduções de documentos históricos como registros de compras de escravos, pagamento de impostos, matrículas, declarações sobre compra, venda, falecimento, mudança de residência e liberdade concedida. Disponibilizada pelo Arquivo Histórico Municipal de São José, a exposição foi criada para a primeira celebração do dia da Consciência Negra em São José, em 2007. Hoje o feriado está instituído em todo o país, após sanção da presidente Dilma no último dia 10 de novembro.

Serviço:

O quê: Ciclo Cruz e Sousa e Semana da Consciência Negra
Quando: 21 de novembro a 3 de dezembro.
Local: Biblioteca Universitária da UFSC

Debate coordenado pelo Círculo de Leitura de Florianópolis
Quando: 24 de novembro, 18h
Local: Auditório Elke Hering

Para mais informações sobre a exposição e atividades do Sistema de Bibliotecas UFSC:
– Email: direcao@bu.ufsc.br
– Telefone (48) 3721-9310.

Tags: Biblioteca UniversitáriaCírculo de LeituraCruz e SousaUFSC