Primavera dos Museus discute renda de bilro catarinense

16/09/2011 18:43
.

A Secretaria de Cultura e Arte e o Museu Universitário realizará na próxima terça-feira, 21/09, a 5ª Primavera dos Museus, trazendo palestra com a antropóloga Anamaria Beck e a jornalista Rosina Duarte, que discutirão a re-significação da tradição da renda de bilro no litoral catarinense.O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBAM) e escolheu para essa edição o tema “Mulheres, Memórias e Museus”. A Primavera dos Museus tem programação nacional com palestras e exposições nos museus de todo o Brasil. Cada instituição escolhe a atividade que irá realizar na semana segundo a temática sugerida.

Anamaria Beck é antropóloga, pós-doutora em Antropologia e foi diretora do Museu Universitário de 1977 a 1982. Publicou trabalhos que discorrem sobre a tradição da renda de bilro e as rendeiras de Santa Catarina.

Rosina Duarte é jornalista, coordenadora da ONG Alice (Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação) – jornal trimestral produzido por moradores de rua da cidade de Porto Alegre – e autora/organizadora do livro Contos sem Fadas – escrito em parceria com integrantes do Grupo Renascer da Terceira Idade, que retrata a memória da cultura popular feminina gaúcha.

A palestra ocorrerá no Auditório do Museu Universitário, no dia 21 de setembro, a partir das 16h. A entrada é gratuita e serão fornecidos certificados de participação da semana. Mais informações: 3721 8604, 3721-9325 ou ufsc.mu.museologia@gmail.com

Por Ricardo Pessetti/ Bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: mulhermuseu