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Etapas de matrícula e validação de autodeclarações são realizadas somente pela internet
A matrícula para todos os candidatos classificados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a Universidade Federal de Santa Catarina, independentemente do semestre em que iniciarão o curso, é realizada em duas etapas, ambas por meio da internet: ninguém precisa ir presencialmente à UFSC.
Os candidatos classificados dentro da Política de Ações Afirmativas (cotas) de renda ou PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) devem realizar a validação das autodeclarações antes da Etapa Documental. Para isso, devem enviar documentos as comissões de validação, através do sistema Sisvalida, no período de 27 de abril a 2 de maio. A lista de documentos para cada categoria está na Portaria de Matrícula.
A Etapa Documental (de 5 a 26 de maio) também não é presencial em razão da pandemia de Covid-19. Ela consiste no envio de documentos para a Coordenadoria do Curso de Graduação respectivo. A lista com os documentos, os formatos de arquivo e os endereços eletrônicos de cada Coordenadoria estão publicados na Portaria de Matrícula.
A Secretaria de Ação Afirmativas recebeu dúvidas sobre a entrega de documentos para comprovação de renda e matricula nas Coordenações de Curso, pois no sistema, ao fim da matricula online, aparece que será presencial – por conta da pandemia de Covid-19, esta etapa é online.
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NETI Digital promove encontro sobre vivências do voluntariado
O Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina promove, na próxima segunda-feira, 26 de abril, às 16h, o 4° Evento do Projeto NETI Digital. A iniciativa será protagonizada pelas participantes do Projeto Intercâmbio Comunitário em Gerontologia (PICG), que irão apresentar o projeto e falar sobre as vivências que o voluntariado pode proporcionar. O link será disponibilizado na data, neste link.O NETI tem como missão redescobrir, recriar de forma integrada, sistematizar e socializar o conhecimento de gerontologia, desenvolvendo atividades para as pessoas da terceira idade no meio acadêmico e comunitário.
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Laboratório da UFSC oferece capacitação sobre uso das tecnologias na educação; live apresenta proposta
O Laboratório de Experimentação Remota da UFSC (RExLab) , campus de Araranguá, disponibiliza a professores da rede pública uma capacitação gratuita para o uso das tecnologias na educação. Os cursos fazem parte do Programa de Integração de Tecnologia na Educação (IntecEdu) desenvolvido pelo laboratório. Para apresentar mais detalhes e tirar dúvidas sobre a proposta, o RExLab fará uma live no seu canal do Youtube, na sexta-feira, 30 de abril, às 14h.
O projeto piloto é realizado em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e oferecerá gratuitamente 13 cursos de capacitação online. Serão abordados temas como metodologias de ensino remoto, produção de vídeos educacionais, utilização do Moodle – Ambiente Virtual de Aprendizagem – e cultura maker no ensino remoto.
Após a live os professores poderão se inscrever no projeto. Os professores inscritos também terão acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e a laboratórios remotos para atividades práticas. Da mesma forma, os alunos dos professores poderão participar de oficinas para os estudantes.
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Revista Katálysis publica nova edição com tema ‘Estado, autoritarismo e luta de classes’
A Revista Katálysis, editada pelo pelo curso de graduação e pelo programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulga seu primeiro número de 2021, com o tema Estado, autoritarismo e luta de classes. A obra contém 23 artigos e uma entrevista, sobre diferentes temáticas. A revista, de periodicidade quadrimestral, é classificada como A1 pelo Qualis/Capes e é de acesso gratuito. Os artigos da publicação estão disponíveis na página da revista e na plataforma Scielo.
A Revista Katálysis destina-se à publicação de artigos científicos originais sobre temas atuais e relevantes no âmbito do Serviço Social, áreas afins e suas relações interdisciplinares. Cada edição centra-se numa unidade temática, dada a sua importância no contexto social contemporâneo, mas também abre espaço para obras que tratam de temas livres.
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Ecoando Sustentabilidade debate Reserva Biológica do Arvoredo nesta sexta
O projeto Ecoando Sustentabilidade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), irá promover nesta sexta-feira, 23 de abril, às 19h, a live Recategorização da REBIO-perdas e ganhos em discussão. O evento é online, às 19h, no Youtube. O evento contará com a participação do deputado federal Rodrigo Agostinho, o atual relator da proposta de recategorização da Rebio do Arvoredo, uma das principais unidades de conservação do Sul do Brasil.
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UFSC terá disciplina sobre Línguas da Ciência em parceria com universidade francesa
O Colégio de Ciências e Tecnologias da Universidade de Bordeaux, na França, e o Núcleo Imagine de Popularização Científica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio de mais de uma dezena de instituições internacionais, lançaram, via redes sociais, o curso Intercâmbio Virtual IMAGINE: As Línguas da Ciência, que será ministrado online e em inglês, simultaneamente para alunos da UB e da UFSC.
Combinando abordagens teóricas e práticas, o curso, que será oferecido como optativa nas matrículas 2021-2, abordará o papel da ciência na sociedade e o papel do público nos debates científicos, em uma perspectiva internacional e sustentável. Por meio de estratégias inovadoras e multiculturais, o objetivo é levar os participantes a refletirem sobre seu papel na democratização do conhecimento, conectando-o e aplicando-o às grandes questões globais.Ao final de uma introdução teórica, equipes mistas ou duplas de alunos da França e do Brasil irão definir um projeto prático em uma das três frentes disponíveis: Sci-Trip, Teaching-tool Dev e Rural Workshops. Os professores André Ramos (UFSC) e Marc Landry (UB) são os responsáveis pelo curso, que também contará com a participação de convidados das áreas de Biologia, Inglês e Educação.
Nesta primeira edição, 20 vagas serão disponibilizadas para alunos de graduação da UFSC, que devem dominar o inglês. A disciplina contabilizará quatro créditos, sendo 72 horas-aula, com 25 h de aulas online síncronas e 47h autônomas, de trabalho em equipe supervisionado. Ao final de cada edição, todos os participantes serão convidados para um fórum online para discutir um tema de interesse global.
O Projeto Imagine é um projeto de solidariedade internacional que busca a inclusão científica e o intercâmbio cultural entre os povos. Por meio da iniciativa, a UFSC, em conjunto com suas instituições parceiras, leva conhecimentos elementares de ciência a comunidades de diferentes países onde haja difícil acesso à educação formal e à informação científica.
Saiba mais nos links de divulgação:
https://www.instagram.com/p/COAqCHOnzEA/?utm_source=ig_web_copy_linkhttps://www.facebook.com/UFSCProjetoImagine
https://projetoimagine.paginas.ufsc.br/files/2021/04/RELEASE-DO-PROJETO-pt_compressed.pdf
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Conselho Universitário realiza sessão na próxima terça-feira, 27 de abril
O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reúne-se em sessão ordinária (on-line) na próxima terça-feira, 27 de abril, às 14h, com transmissão pelo canal do Conselho no YouTube, para deliberar sobre a seguinte pauta:
1. Apreciação e aprovação das Atas relativas às sessões de 30 de março e 1º de abril de 2021;
2. Processo digital nº 23080.042883/2020-30
Requerente: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
Objeto: Apreciação da aprovação ad referendum – Resolução nº 34/2020/CUn, Proposta de alteração o art. 31 e o anexo da Resolução Normativa nº 140/2020/ CUn;3. Processo digital nº 23080.042181/2020-56
Requerente: Presidente do Conselho Universitário
Objeto: Apreciação do relatório da Comissão designada pela Resolução nº 24/2020/CUn, de 27 de outubro de 2020;4. Solicitação digital nº 039325/2020
Proponente: Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA/GR)
Objeto: Apreciação da solicitação de indicação de 8 (oito) representantes do Conselho Universitário (titulares e suplentes) dentre docentes (2), STAEs (2), estudantes de graduação (2) e estudantes de Pós-Graduação (2);5. Processo digital nº 23080.015565/2021-87
Proponente: Secretaria de Cultura e Arte (Secarte)
Objeto: Apreciação da solicitação de mudança na denominação do Teatro da UFSC, localizado no Departamento Artístico Cultural – DAC, para “Teatro Carmen Fossari” em homenagem póstuma à servidora Carmen Fossari
Relator: Conselheiro Rogério Cid Bastos;6. Apresentação pelo GT do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) no que concerne ao resultado do trabalho realizado acerca da importância e os efeitos da proposta de Reforma Administrativa sobre os serviços e servidores públicos e na estrutura do Estado, inclusive as Universidades Federais;
7. Informes gerais.
Notícia atualizada em 26 de abril às 16h25.
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Programa de estágio do IEB leva estudantes a analisarem tecnologias utilizadas na pandemia
O Programa de Estágio Interdisciplinar do Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC (IEB) levou estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Engenharias, Medicina e Odontologia a conhecerem problemas na utilização de tecnologias em saúde utilizadas na atenção hospitalar, primária e domiciliar. Com trabalhos executados em equipes interdisciplinares supervisionadas pelo Centro de Gestão e Desenvolvimento de Tecnologias Médico-Hospitalares, os acadêmicos analisaram tecnologias utilizadas no combate à pandemia de Covid-19.
Oxímetro de pulso, termômetro clínico, autoclave, cadeira odontológica, ventilador pulmonar e bomba de infusão foram algumas das tecnologias estudadas. Os estudantes conheceram tanto dificuldades do corpo clínico quanto questões relacionadas à técnica. A partir do mapeamento dos principais problemas, propuseram estratégias de ações para solucionar os problemas.
O oxímetro de pulso e o termômetro clínico são amplamente utilizados na pandemia. O uso do oxímetro em local de baixa perfusão ou extremidades frias, uso da tecnologia em dedos com esmalte, interferência da luz ambiente, movimento excessivo do dedo, entre outras, foram alguns dos problemas apontados. Já para o termômetro, a distância incorreta para a medição, a ausência de um tempo de medição e o local de medição incorreto estavam entre os apontamentos. As bombas de infusão e ventilador pulmonar mereceram atenção pela inserção incorreta de parâmetro, dificuldade no manejo de acessórios, entre outras.
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UFSC é premiada por parceria inovadora com indústria de aço
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) venceu o troféu iNO.VC ArcelorMittal de Inovação Digital, na categoria Academia e Inovação Aberta Científica, premiação do segmento de aços planos criada para reconhecer destaques dos ecossistemas de inovação de Santa Catarina e do Espírito Santo. O trabalho da universidade foi reconhecido junto a outras 23 iniciativas dos dois estados.
A ArcelorMittal – empresa multinacional de aço – possui projetos em parceria com a UFSC, com destaques para trabalhos conduzidos pelo professor Carlos Augusto Silva de Oliveira, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, no campus Florianópolis e pelo professor Modesto Hurtado Ferrer, do curso de Engenharia Automotiva da UFSC, em Joinville.
De acordo com o professor Oliveira, a parceria do laboratório com a empresa tem mais de 10 anos. Neste período, foram defendidas três dissertações de mestrado e uma tese de doutorado por colaboradores da ArcelorMittal. Atualmente há uma dissertação em andamento. “Esta parceria, durante estes anos mostrou-se uma experiência agradável e enriquecedora, pois ambas as partes aprenderam: a UFSC propiciou aos estudantes capacitação teórica para soluções de problemas e eles nos mostraram a realidade e as demandas da indústria”, registrou.
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Setor de Psicologia Educacional promove rodas de conversa sobre saúde mental
O Setor de Psicologia Educacional da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) promove, nestas segunda e terça-feira, 26 e 27 de abril, duas rodas de conversa sobre saúde mental no contexto do ensino remoto. O objetivo é propiciar espaços coletivos de acolhimento, diálogo, escuta e troca de experiência entre os estudantes.
Os encontros são independentes. O primeiro, do dia 26, ocorre das 14h às 15h30. Já na terça-feira, a atividade vai das 10h às 11h30. As inscrições devem ser feitas pelo formulário. O link para a plataforma on-line será enviado por e-mail aos inscritos.
Dúvidas podem ser encaminhadas para psicologia.prae@contato.ufsc.br.
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Espetáculo ‘Luz em Einstein’ integra série de homenagens a Carmen Fossari
Para homenagear a memória da servidora técnico-administrativa, atriz, dramaturga e poetisa Carmen Fossari, a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) apresenta uma série de espetáculos que ilustram a trajetória de Carmen na Universidade e no meio artístico-cultural catarinense.
A segunda atração da homenagem é o espetáculo Luz em Einstein, produção encenada pelo Grupo de Pesquisa Teatro Novo com texto e direção de Carmen Fossari. A apresentação foi registrada no Teatro da UFSC em novembro de 2017.
O primeiro espetáculo apresentado na série de homenagens foi a As Luas de Galileu Galilei.
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UFSC é a quarta melhor universidade federal do país segundo índice do MEC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a quarta melhor universidade federal do país, de acordo com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, 23 de abril. Considerando-se todas as universidades brasileiras, a UFSC ocupa a quinta colocação. A pontuação de seu IGC contínuo é de 4,14 – em uma escala que vai de um a cinco. Isso a coloca como uma das 15 universidades brasileiras – todas públicas – a atingir a faixa 5 do IGC.
“Os indicadores revelados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que alcançam graduação, mestrados e doutorados – confirmam o protagonismo e a relevância da UFSC e das Universidades Públicas brasileiras. Por mais que haja tentativas de nos desqualificar, basta a utilização de critérios objetivos para demonstrar que a ciência, o conhecimento de qualidade e a formação de uma sociedade equilibrada e responsável passam pelas instituições federais e, mais uma vez, a UFSC é uma das universidades líderes. Estamos muito orgulhosos disso”, afirma o reitor Ubaldo Cesar Balthazar.
Os dados são referentes ao ano de 2019. As quatro primeiras colocações são ocupadas, respectivamente, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de São Paulo (Unifesp).
Avaliação
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo considera a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da graduação e das avaliações dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) realizadas pela Capes, além da distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior.
O Inep destaca que os resultados da edição de 2019 foram calculados somente em 2021 em função de uma nova coleta de dados relacionada aos programas de pós-graduação. 2.070 instituições públicas e privadas foram avaliadas nesta edição.
Confira a lista completa no site do Inep.
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Divulga UFSC – 23/04/2021 – Edição 1630
Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site. 
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 23/04/2021 – Edição 1630
Prograd e Seai divulgam orientações sobre condutas adequadas em aulas online A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Secretaria de Aperfeiçoamento Institucional (Seai) emitiram um ofício-circular conjunto com medidas a serem adotadas para conferir maior segurança no ambiente virtual em que as aulas remotas são ministradas e resguardar direitos dos envolvidos. A correspondência é dirigida aos docentes, coordenadores de curso e chefes de departamento da Universidade. As orientações são no sentido de garantir que os professores tenham maior controle sobre as aulas no ambiente virtual e saibam como agir no caso de verificarem qualquer situação de anormalidade. Continue a leitura » ».
Prodegesp lança edição 2021 do Plano de Desenvolvimento de Pessoas A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp/UFSC ) lançou a edição 2021 do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). O documento é um instrumento da política de desenvolvimento dos servidores do quadro da UFSC, tanto da carreira técnica quanto docente. O Plano define como serão potencializadas as ações de desenvolvimento no âmbito da UFSC em 2021. Continue a leitura>>.
Neurologista explica sequelas neurológicas em pacientes que tiveram Covid-19 Do total de pessoas que passam pela fase aguda da Covid-19, cerca de 36% têm algum problema neurológico, sendo que os principais são dor de cabeça, perda de olfato/paladar, alteração na consciência e tontura, segundo levantamento feito pelo neurologista do Hospital Universitário (HU-UFSC/Ebserh), Luiz Paulo de Queiroz, que é responsável pelos ambulatórios de Cefaleia e Neurologia Geral do hospital. Continue a leitura>>.
Ensino
Religião, Opinião Pública e Meio Ambiente no Brasil’ é tema de aula inaugural no dia 26 de abril
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da UFSC realiza aula inaugural de 2021 no dia 26 de abril (segunda-feira), às 16h, no canal do YouTube do PPGSP. O tema da aula será “Religião, Opinião Pública e Meio Ambiente no Brasil: uma conversão ecológica?”. O evento contará com a participação da professora Amy Erica Smith (Iowa State University).
Setor de Psicologia Educacional da COAEs/PRAE promove novo encontro do Ciclo de Roda de Conversas
O Setor de Psicologia Educacional da COAEs/PRAE está com inscrições abertas para o novo encontro do Ciclo de Roda de Conversas que vai acontecer nos dias 26 e 27 de abril. As rodas de conversa debaterão sobre o tema “Cuidando da saúde mental no ensino remoto: estratégias possíveis” com o objetivo de propiciar um espaço coletivo de acolhimento, diálogo, escuta e troca de experiência entre estudantes a respeito da vida universitária no contexto do ensino remoto. A roda de conversa no dia 26 acontece às 14h e no dia 27 às 10h. As inscrições podem ser feitas pelo formulário. O link para a plataforma será enviado por e-mail aos inscritos. Mais informações: psicologia.prae@contato.ufsc.br.
Piape promove palestra ‘Estudo e Sistematização de Leituras Acadêmicas’
O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape) oferece a palestra “Estudo e Sistematização de Leituras Acadêmicas”. A atividade será realizada pelo Canal do YouTube do Piape na segunda-feira, 26 de abril, às 18h, e terá como ministrantes a professora Adriana D’Agostini (UFSC) e a tutora Kátia Paixão (Piape). Mais informações na página do Piape. Continue a leitura>>.
Piape oferece o Workshop Planejamento de Carreira
O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape/UFSC), promove nos dias 26 e 29 de abril, das 19h às 21h, o workshop “Planejamento de Carreira” com o objetivo de gerar reflexões sobre os projetos de vida. O evento, que será ministrado pela psicóloga e mestranda em Psicologia na UFSC, Bruna Bortolatto Rizzieiri, terá discussões em grupo e exercícios com foco no autoconhecimento, ampliação da realidade profissional e reflexões sobre os processos de escolha. O encontro será realizado pelo google meet e as inscrições são limitadas. O workshop dá direito a certificado de 6 horas. Mais informações na página do Piape.
Extensão
‘Complexo de Édipo e estruturas clínicas’ é tema de evento on-line no dia 24 de abril
O Percurso Psicanalítico de Criciúma, atividade de extensão promovida pela UFSC Araranguá, realiza no dia 24 de abril, das 09h às 12h, pela plataforma Google Meet, o debate “Complexo de Édipo e estruturas clínicas”. O evento, que dá direito à certificado de 3 horas, conta com a participação da psicanalista Michele Roman, com mestrado e doutorado em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade de Campinas (Unicamp). Continue a leitura>>.
Departamento de Psicologia debate sobre conflitos e assédios no ambiente de trabalho
O Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (Neppot/CFH/UFSC), inicia neste mês de abril uma roda de conversa sobre conflitos e assédios no ambiente de trabalho. Os encontros serão realizados nos dias 26 de abril e 3 e 10 de maio, às 20h30. As reuniões serão on-line, via plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas neste link até 25 de abril. Mais informações na página neppot.ufsc.br.
Cultura do cancelamento e cultura do diálogo são temas de debate promovido pela Pós em Educação Científica e Tecnológica
O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC) promove o debate “Cultura do cancelamento e cultura do diálogo e… : diálogos com a contemporaneidade” no dia 26 de abril, às 14h, no ciclo de conversas pelo YouTube Diálogos Im-pertinentes. Participam do encontro Moysés Pinto Neto (ULBRA) e Letícia Cesarino (UFSC). O ciclo de conversas se dará em torno de temáticas que atravessam o campo educacional, com o olhar para a educação científica e tecnológica, sob perspectivas variadas. Inscrições pelo link.
Cursos de extensão on-line discutem o envelhecimento
O Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (Laccos), em parceria com o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), desenvolveu o programa de extensão Psicologia, velhices e envelhecimento humano, que oferecerá cursos on-line para pessoas com 50 anos ou mais. As primeiras atividades ofertadas são os cursos Envelhecimento e Desenvolvimento humano e Envelhecimento e Sociedade, com inscrições abertas até 26 de abril. Ambos ocorrem entre maio e agosto e terão 30 horas de duração, sendo 15 horas em videoconferência (via Google Meet) e 15 horas de atividades a distância, por meio de ambiente virtual de aprendizagem (Moodle). Continue a leitura>>.
Seminário Direito, Comunicação e Cidadania: Intersecções Étnico-Raciais
Entre os dias 26 e 30 de abril, as instituições UFSC Blumenau, IFSC Gaspar, Furb e Unisociesc Blumenau realizam o I Seminário Direito, Comunicação e Cidadania: Intersecções Étnico-Raciais, em formato on-line. Para esta primeira edição, a programação contará com Seminários Temáticos (STs) abertos à participação de diferentes atores sociais e agentes de transformação social, quer sejam da área acadêmica, da sociedade civil organizada, coletivos e movimentos sociais. Mais informações: https://www.even3.com.br/dircomcidc2021/.
Cultura
Série Minutos Musicais exibe o Coral, Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC
A TV UFSC apresenta nesta sexta-feira, 23 de abril, às 20h, o segundo episódio da série “Minutos Musicais”. A atração traz o Coral, Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC, que sob a regência da maestrina Miriam Moritz, interpretam a canção “O Trenzinho do Caipira”, composição de Villa Lobos e Ferreira Gullar, com arranjo de Ana Yara Campos. Continue a leitura>>.
Evento internacional discute leitura, educação literária e literatura infantil
A “I Jornada Internacional em Educação Literária: acordar a primavera” está sendo realizada nos dias 22 e 23 de abril, na Universidade do Minho, organizado por diversos parceiros, entre eles o grupo de pesquisa Literalise/UFSC. O evento transmitido pelo YouTube reúne um painel alargado de especialistas do Brasil, Cabo Verde, Espanha e Portugal, nos domínios da leitura, educação literária e literatura infantil, e comemora o Dia Mundial do Livro e o elogio à leitura. Continue a leitura>>.
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Validador de Documentos Digitais viabiliza prescrições médicas eletrônicas
O Validador de Documentos Digitais é uma iniciativa do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), realizada com o apoio técnico do Laboratório de Segurança em Computação (Labsec) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e dos conselhos federais de Medicina (CFM), de Odontologia (CFO) e de Farmácia (CFF). Contribuindo com as ações do Governo Federal para evitar a propagação da Covid-19, o portal, que já completa um ano de existência, viabilizou a prescrição eletrônica e favoreceu a troca segura de documentos em saúde.Gratuito e disponível nas versões desktop e mobile, o serviço permite validar prescrições médicas eletrônicas, atestados, solicitações de exames e relatórios quanto a sua autoria, se assinadas por um médico ou cirurgião-dentista habilitado e se dispensadas por um farmacêutico. Possibilita ainda verificar a integridade do documento assinado com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), bem como conferir se o assinante é um prescritor com inscrição ativa junto aos conselhos de classe e se a prescrição já foi dispensada.
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Prograd e Seai divulgam orientações sobre condutas adequadas em aulas online
A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Secretaria de Aperfeiçoamento Institucional (Seai) emitiram um ofício-circular conjunto com medidas a serem adotadas para conferir maior segurança no ambiente virtual em que as aulas remotas são ministradas e resguardar direitos dos envolvidos. A correspondência é dirigida aos docentes, coordenadores de curso e chefes de departamento da Universidade.
“O ofício foi para dar uma diretriz comum para toda Universidade diante de recentes eventos, que todos têm conhecimento, para que a gente consiga conduzir os próximos semestres letivos com mais segurança para todos, em termos do uso da imagem, do uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto”, afirma o pró-reitor de Graduação, Daniel de Santana Vasconcelos.
O documento lembra que a necessidade de adotar o ensino remoto “veio carregada de novidades e necessidades de adaptação em pouco espaço de tempo, tanto por docentes quanto por discentes”. Neste momento em que a Universidade está caminhando para finalizar o segundo semestre letivo na modalidade – as aulas de 2020.2 terminam no dia 22 de maio – “estamos mais conscientes a respeito dos seus desafios e das suas fragilidades”.
No ofício estão elencadas medidas a serem adotadas, considerando que a Universidade terá mais alguns meses de aulas remotas, “bem como eventuais fatos que demonstraram a necessidade de tomarmos algumas cautelas e precauções”. As orientações são no sentido de garantir que os professores tenham maior controle sobre as aulas no ambiente virtual e saibam como agir no caso de verificarem qualquer situação de anormalidade.
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Filosofia da tecnologia é tema de curso de extensão
O Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (Lefis) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o minicurso Filosofia da tecnologia, ministrado pelo professor do Departamento de Filosofia da UFSC Alberto Cupani. Com carga horária total de 24 horas, as aulas ocorrem pela plataforma Google Meet nos dias 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de maio – terças e quintas-feiras –, das 9h às 12h. A atividade é gratuita e aberta a todo o público. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrições (até 6 de maio ou enquanto houver vagas).
Mais informações no site do Lefis.
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Lançado catálogo sobre material arqueológico da Fortaleza de São José de Ponta Grossa
O Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE/UFSC) disponibiliza o Catálogo “Para além das Muralhas: dos fragmentos ao monumento”. A obra apresenta registro fotográfico e resultados da análise de peças que integram o acervo arqueológico da Fortaleza de São José de Ponta Grossa. A autora, Ana Cristina de Oliveira Sampaio, em colaboração com o setor de Arqueologia do MArquE desenvolveu a pesquisa no âmbito do projeto homônimo, contemplado pelo prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (2019).Mais informações: https://museu.ufsc.br/
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Impactos da pandemia em SC são abordados em edições especiais da ‘Revista Necat’
O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da UFSC publicou dois números especiais de sua revista. Desde o início da pandemia de Covid-19, o Núcleo analisa seus impactos sobre a socioeconomia catarinense por meio da produção de estudos e análises sobre os setores de atividades econômicas, bem como do comportamento do emprego e do desemprego. Tem como princípio, a partir da disponibilização gratuita de seu conteúdo, a democratização do conhecimento científico.Confira as duas edições:
Revista NECAT – Ano 9, nº 17, Jan-Jun. Florianópolis, Necat/UFSC, 2020.
Revista NECAT – Ano 9, nº 18, Jul-Dez. Florianópolis, Necat/UFSC, 2020.
O periódico é elaborado semestralmente e foi criado para ser um canal de diálogo e de disseminação do que se produz cientificamente sobre a socioeconomia catarinense, além de contribuir para o debate científico sobre temas relativos ao desenvolvimento.
Mais informações no site da Revista.
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Grupo de pesquisa do campus Curitibanos realizará ‘Simpósio Estadual em Ambiente e Saúde’
O grupo de pesquisa ASAM (Análise Socioambiental no Planalto Catarinense), do campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), realizará nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho de 2021, o Simpósio Estadual em Ambiente e Saúde, totalmente virtual. O público-alvo do evento engloba estudantes, pesquisadores e comunidade em geral com afinidades com as temáticas abordadas que se subdividem em: I) Ambiente, Saúde e Desenvolvimento e II) Ambiente, Saúde e Educação. A submissão de trabalhos e inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de maio por meio do endereço oficial do evento SEAS 2021.O simpósio sobre os desafios e perspectivas em ambiente e saúde se insere dentro da proposta do Planejamento Estratégico e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSC, onde consta como um dos objetivos a serem alcançados pela instituição o de “Gerar e disseminar conhecimento formando profissionais e contribuindo para atendimento de demandas regionais e o desenvolvimento da sociedade.”
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Laboratório Multiusuário de Estudos em Biologia recebe microscópio confocal
O Laboratório Multiusuário de Estudos em Biologia (Lameb) do Centro de Ciências Biológicas da UFSC recebeu a instalação do Microscópio Confocal Leica que estava no Laboratório Central de Microscopia Eletrônica da UFSC (LCME).
O equipamento foi adquirido com recursos CT-Infra, de projeto originalmente do CCB, e estava instalado no LCME. Após alguns ajustes de instalação e operacionalização, ele será liberado para agendamento de uso por parte de toda a comunidade acadêmica do CCB e da UFSC.
O equipamento de alto custo é equipado com cinco lasers e tem capacidade de detecção simultânea de 3 faixas de fluorescência e um canal de luz transmitida. Ele permite a obtenção de imagens de alta resolução através de cortes ópticos, posteriormente agrupados para reconstrução tridimensional da imagem. É, por exemplo, utilizado para observações de células e tecidos marcados com fluorocromos, estudos de colocalização, ou observação do estado fisiológico das células e tecidos.
Mais informações na página do Lameb.
- Microscópio confocal instalado no Lameb. Foto: CCB/UFSC
- Microscópio confocal instalado no Lameb. Foto: CCB/UFSC
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Série Minutos Musicais exibe o Coral, Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC
A TV UFSC apresenta nesta sexta-feira, 23 de abril, às 20h, o segundo episódio da série “Minutos Musicais”. A atração traz o Coral, Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC, que sob a regência da maestrina Miriam Moritz, interpretam a canção “O Trenzinho do Caipira”, composição de Villa Lobos e Ferreira Gullar, com arranjo de Ana Yara Campos.

Na opinião de maestrina do Coral a escolha da música está ligada a associação do movimento do trem ao movimento do estudante vida academia na Universidade.
Para a realização dos ensaios e da gravação do vídeo com a música, a regente gravou a parte instrumental (piano e voz) e as vozes individuais com acompanhamento para estudo de cada cantor; os coralistas gravam as vozes e instrumentos musicais em suas casas utilizando celulares ou computadores; depois a maestrina edita todos os áudios gravados. No final do processo, o vídeo é finalizado pelo bolsista Claudio Felippio Junior, que atua junto ao Coral, projeto do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura e Arte (DAC/SeCArte).
“Minutos Musicais” é uma ação da SeCArte e TV UFSC e é exibida às sextas-feiras, 20h, na TV UFSC, canal 63.1 na TV aberta, canal 15 da TV a cabo Claro/NET e na internet em: tv.ufsc.br/ao-vivo. A série apresenta produções musicais realizadas pela SeCArte, exibindo vídeos de grupos musicais da UFSC e repertórios de músicos convidados com ênfase na música de concerto. A ação estimula os diálogos entre música, audiovisual e cinema expandido em um só programa.
Serviço:
O quê: Minutos Musicais – Episódio 02 – Coral, Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC interpreta “O Trenzinho do Caipira”, composição de Villa Lobos e Ferreira Gullar
Quando: sexta-feira | 23/04 | 20h
Onde: TV UFSC | canal 63.1 TV aberta | canal 15 Claro/NET | internet: tv.ufsc.br/ao-vivoSaiba mais: Coral da UFSC | Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC
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Papo Verde UFSC terá participação do Padre Vilson Groh no dia 3 de maio
A Sala Verde UFSC irá promover a live “Papo Verde UFSC” no dia 3 de maio, a partir das 15h40, com o Padre Vilson Groh. O tema é “Interdependência, Integração e Autonomia na Casa Comum”.

A atividade online será realizada pelo Webconf. Para garantir o certificado de participação, é necessário fazer a inscrição.
Mais informações aqui.
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Evento internacional discute leitura, educação literária e literatura infantil
A “I Jornada Internacional em Educação Literária: acordar a primavera” será realizada nos dias 22 e 23 de abril, na Universidade do Minho, organizado por diversos parceiros, entre eles o grupo de pesquisa Literalise/UFSC. O evento será transmitido pelo YouTube.
O evento reúne um painel alargado de especialistas do Brasil, Cabo Verde, Espanha e Portugal, nos domínios da leitura, educação literária e literatura infantil e comemorará o Dia Mundial do Livro e o elogio à leitura.
O evento será transmitido em direto pelo canal do Youtube do CIEC UMinho.
Da UFSC, Eliane Debus (MEN/UFSC), Lilane Maria de Moura Chagas (MEN/UFSC) e Caroline Machado (NDI/UFSC) estão na comissão Científica do encontro.
Mais informação na página do evento.
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‘Sistema Agroecológico – galinheiro, horta e pomar’ é o tema de live do CCA nesta quinta, 22 de abril
A live “CCA Conecta: Sistema Agroecológico – galinheiro, horta e pomar” será realizada nesta quinta-feira, 22 de abril, às 20h15, com o professor Antônio Carlos Machado da Rosa, mais conhecido como “o Rosa”, juntamente estudantes e egressos do curso de graduação em Agronomia do Centro de Ciências Agrárias da UFSC (CCA) que aplicam o sistema em suas propriedades.O que é agroecologia? Qual é o objetivo desse campo de estudo? Quais são as práticas adotadas? Como funciona um sistema agroecológico? O que é o SAGHP? Todas estas perguntas e outras mais serão respondidas na quinta-feira.
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Especialista do HU-UFSC explica sequelas neurológicas em pacientes que tiveram Covid-19
Do total de pessoas que passam pela fase aguda da Covid-19, cerca de 36% têm algum problema neurológico, sendo que os principais são dor de cabeça, perda de olfato/paladar, alteração na consciência e tontura, segundo levantamento feito pelo neurologista do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), Luiz Paulo de Queiroz, que é responsável pelos ambulatórios de Cefaleia e Neurologia Geral do hospital. Conforme Queiroz, os problemas agudos são tratados durante a internação hospitalar do paciente com Covid-19, mas há casos de pacientes que apresentam estes sintomas mesmo após a alta e, nos casos em que estes problemas persistem após passado mais de um mês, são classificados como sequelas da doença, ou Síndrome Pós-Covid-19. Segundo ele, até 70% dos pacientes que tiveram casos graves sofrem com estes sintomas persistentes.
Os levantamentos realizados pelo médico foram apresentados em um evento científico virtual organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Secção Santa Catarina, mostrando a visão de profissionais de várias áreas (um cardiologista, um pneumologista, um psiquiatra e um neurologista). O evento, fechado para especialistas, atraiu 167 participantes, número considerado significativo, expressando a dimensão do interesse da comunidade científica sobre o tema.
Luiz Paulo de Queiroz disse que as manifestações neurológicas nos casos de Síndrome Pós-Covid-19 ocorrem em 20% a 70% dos pacientes – sendo a faixa menor para os casos leves e a faixa maior para os casos graves. A queixa mais frequente apresentada pelos pacientes curados de Covid é a fadiga persistente, casos em que a pessoa relata dificuldade para realizar tarefas cotidianas, como levantar-se ou subir alguns degraus, por exemplo.
O médico explicou que os pacientes reclamam ainda de dor de cabeça (cefaleia), numa faixa de 38% dos casos em seis meses após a alta. Segundo ele, ocorrem casos de dores novas e persistentes ou aumento da sensação de dor no caso de cefaleias que o paciente já tinha (enxaqueca). Outros sintomas comuns de Síndrome Pós-Covid-19 são a perda do olfato e/ou paladar e o chamado “brain fog” ou embotamento mental, quando o paciente apresenta redução da memória, dificuldade de concentração, déficit de atenção e dificuldades na linguagem, por exemplo.
Queiroz explicou que os pacientes devem receber acompanhamento de equipes multidisciplinares após a alta. Casos identificados como problemas neurológicos são encaminhados para o ambulatório do HU. Há, ainda, pacientes que procuram o serviço de atenção básica à saúde e são encaminhados para acompanhamento e tratamento neurológico, se for o caso.
Unidade de Comunicação Social/Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago/HU-UFSC
































