Programa de estágio do IEB leva estudantes a analisarem tecnologias utilizadas na pandemia

23/04/2021 14:03

O Programa de Estágio Interdisciplinar do Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC (IEB) levou estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Engenharias, Medicina e Odontologia a conhecerem problemas na utilização de tecnologias em saúde utilizadas na atenção hospitalar, primária e domiciliar. Com trabalhos executados em equipes interdisciplinares supervisionadas pelo Centro de Gestão e Desenvolvimento de Tecnologias Médico-Hospitalares, os acadêmicos analisaram tecnologias utilizadas no combate à pandemia de Covid-19.

Oxímetro de pulso, termômetro clínico, autoclave, cadeira odontológica, ventilador pulmonar e bomba de infusão foram algumas das tecnologias estudadas. Os estudantes conheceram tanto dificuldades do corpo clínico quanto questões relacionadas à técnica. A partir do mapeamento dos principais problemas, propuseram estratégias de ações para solucionar os problemas.

O oxímetro de pulso e o termômetro clínico são amplamente utilizados na pandemia. O uso do oxímetro em local de baixa perfusão ou extremidades frias, uso da tecnologia em dedos com esmalte, interferência da luz ambiente, movimento excessivo do dedo, entre outras, foram alguns dos problemas apontados. Já para o termômetro, a distância incorreta para a medição, a ausência de um tempo de medição e o local de medição incorreto estavam entre os apontamentos. As bombas de infusão e ventilador pulmonar mereceram atenção pela inserção incorreta de parâmetro, dificuldade no manejo de acessórios, entre outras.

 

Tags: estágioIEBIEB-UFSCInstituto de Engenharia Biomédica (IEB)