Calendário de Eventos UFSC

set
20
sex
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 20 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

Mostra: Um Cinema Preto Maranhense
set 20@15:00

O instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a mostra Um Cinema Preto Maranhense, no dia 20 de setembro, às 15h, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A mostra conta com a presença do diretor Isidoro Cruz, que é cineasta, acadêmico, e estudou cinema em Cuba. Os participantes têm direito a certificado de duas horas.

Durante a mostra, serão apresentados os seguintes filmes:

Confinados: durante a pandemia, os personagens falam de seus quotidianos;
Perro Caliente: filmado em Cuba, este filme mistura música com política;
Tulhas à mesa: uma manifestação afromaranhense e sua resistência cultural.

A mostra contou com o apoio do Núcleo de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), da Associação dos Angolanos em Florianópolis (ASSAF) e do Movimento Negro Unificado (MNU). 

Para mais informações sobre o instituto, acesse o site ou o Instagram.

set
25
qua
Foucault PorVir
set 25 – set 26 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPLIN) e o Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o evento Foucault PorVir. O evento ocorre de 25 a 26 de setembro, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário, até 24 de setembro. Os participantes tem direito a um certificado de 15 horas.

O evento visa reunir pesquisadores para refletir sobre a atualidade do pensamento de Michel Foucault, e explorar novas leituras de seus escritos. A atividade conta com a participação do professor Edgardo Castro, conhecido estudioso de Michel Foucault.

Confira a programação:

25 de setembro

  • 10h – Palestra de abertura e Lançamento do livro

Edgardo Castro – Professor de História da Filosofia Contemporânea da Universidad de Buenos Aires (UBA)  e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)

  • 14h mesa – O discurso filosófico e outros discursos (15 a 20 minutos por fala)

Doutorando Natan Kremer (mediação)
Professor Edgardo Castro – UBA
Professor Atilio Butturi –  UFSC
Professor Fabio Francisco Feltrin de Souza – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

26 de setembro

  • Oficina: 8h às 10h – Genealogia do arquivo Foucault e as publicações futuras 

Edgardo Castro, no Auditório do CCE

Mais informações no Instagram.

Aula Magna: Assédio Sexual
set 25@18:30 – 21:30

O projeto de extensão Desatando Nós promove a aula magna Assédio Sexual: Informar para Proteger, na quarta-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto integra o fluxo contínuo do NÓS: Estudos de Gênero e Sexualidade e, durante a aula, pretende informar a comunidade sobre assédios sexuais direcionados a mulheres, homens,  transexuais e demais identidades de gênero, além ressaltar formas de proteção contra este tipo de violência. Também contará com mesa de debates composta pela professora Jane Felipe e pelo professor Adriano Beiras.

O evento é gratuito e aberto a comunidade geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição através do site. As inscrições também poderão ser feitas na hora do evento.

A aula magna terá certificado de quatro horas.

Mais informações no Instagram do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.

Cineclube Presença
set 25@18:30

O Museu da Escola Catarinense (MESC) está promovendo o Cineclube Presença. As sessões ocorrem todas às quartas-feiras de setembro, das 18h30 às 20h30, no auditório do Museu. A atividade é direcionada aos estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Neste mês, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (VII SEDRES), também da UDESC, o Cineclube Presença apresenta a mostra Cine Território. A mostra explora questões de territorialidade por meio de uma seleção diversificada de filmes.

Confira a programação:

  • 18/09 | 18h30: Em Nome de Cruz e Souza (José Rafael, 2023)
  • 18/09 | 19h00: Como Peixe Fora d’Água (Lacerda et al., 2004)
  • 25/09 | 18h30: Bye Bye Brasil (Carlos Diegues, 1980)

Mais informações no Instagram.

set
26
qui
África no Cinema: O Espectro do Boko Haram
set 26@19:00 – 21:00

O Laboratório de Estudos em História da África da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC) promove o evento África no Cinema no dia 26 de setembro , às 19h, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), no bairro Agronômica, Florianópolis.

Na sessão de setembro, o projeto apresenta o documentário Le Spectre de Boko Haram (O Espectro do Boko Haram), da diretora camaronesa Cyrielle Raingou. Após o filme, haverá uma roda de conversa entre os mediadores e o público.

O projeto de extensão África no Cinema tem por objetivo a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e filmagens em África. O projeto divulga a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público. A curadoria é do professor Sílvio Marcus de Souza Correa, vinculado ao LEHAf, e tem o apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e do Museu da Imagem e do Som (MIS/CIC/FCC).

Sinopse

Um grupo de crianças transforma a própria realidade em meio aos perigos do conflito armado no extremo norte de Camarões, onde desde 2014 a organização terrorista Boko Haram lidera ataques contra aldeias e a população local. Falta, uma garota estudiosa e trabalhadora que tenta lidar com a morte do pai em um atentado, e seu colega de classe, Ibrahim —junto do irmão mais velho, Mohamad—, equilibram a energia da infância com um passado traumático que os afasta da inocência de seus 8 e 11 anos.

Mais informações pelo e-mail silvio.correa@ufsc.br

set
30
seg
Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação
set 30@8:00 – out 2@18:00

V Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação (SIGCI), que ocorrerá de 30 de setembro a 02 de outubro de 2024, recebe inscrições de trabalhos até 1º de junho. O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística (LabCit/UFSC). As atividades ocorrerão no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

A abertura do evento conta com uma conferência do economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 30 de setembro, das 19h às 22h, no Auditório Garapuvu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As inscrições para a conferência são gratuitas e ocorrem até o dia da abertura. Os participantes tem direito a um certificado de quatro horas.

O V SIGCI abordará a dinâmica urbano-regional do país, tendo como tema “Novas centralidades urbanas na Era Digital: Tecnologias da informação e o comando na rede de cidades”. Os organizadores do evento buscam estimular um campo de pesquisa que interconecta a rede urbana e a inovação, debate pouco explorado na literatura nacional e internacional.

O evento contará com conferências, mesas redondas e sessões temáticas para as quais serão aceitas submissões de trabalhos na forma de resumos expandidos.

Confira as datas importantes:

01/06/2024 Submissão dos Resumos Expandidos
01/07/2024 Divulgação dos Trabalhos Aprovados
10/07/2024 Prazo para pagamento de inscrição no evento (apresentadores de trabalho)
01/09/2024 Publicação dos anais do evento
30/09/2024 a 02/10/2024 Realização do evento

 Sobre o V SIGCI

Na medida em que as cidades são estruturas centrais para a reprodução social, com a intensificação de fluxos de capital, conhecimento e trabalho qualificado, é esperado que a nova era digital promova a classificação/hierarquização de centros urbanos brasileiros. Nesse sentido, o V SIGCI busca servir como apoio teórico e metodológico para o IBGE, em especial, ao estudo Região de Influência das Cidades (Regic). A realização do evento em Santa Catarina é estratégica para que essa reflexão possa se pautar em casos concretos como Florianópolis, Blumenau e Joinville, que têm despontado como centralidades importantes nas tecnologias digitais.

Mais informações no site oficial do evento.

 

out
8
ter
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 8@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
9
qua
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 9@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
10
qui
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 10@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
11
sex
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 11@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
12
sáb
Seminário Internacional Mundos do Trabalho
out 12@8:30 – 20:30

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a oitava edição do Seminário Internacional Mundos do Trabalho, realizado em conjunto com a XII Jornada Nacional de História do Trabalho, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2024, no campus de Florianópolis. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicações coordenadas e painéis.

O evento oferece um espaço para apresentação e debate de pesquisas recentes sobre a história social do trabalho no Brasil e no plano internacional. Realizado a cada dois anos, o evento busca fomentar a colaboração e o intercâmbio entre pesquisadores reconhecidos da área no Brasil e no mundo. Os temas abordados incluem redes e pesquisa em história global do trabalho, perspectivas interseccionais (raça, gênero e classe) na história social do trabalho, trabalho indígena, ensino e história pública do trabalho, leis e direitos no mundo do trabalho, entre outros.

A programação de conferências e mesas-redondas terá início na terça-feira, 8 de outubro, com a conferência História Social do Trabalho, ministrada por Cláudio Batalha (Unicamp), às 18h15. No dia seguinte, será realizada a mesa-redonda História do Trabalho: memória, justiça e reparação, às 18h15. Na quinta-feira, 10 de outubro, Alexandre Fortes (UFRRJ) ministrará a conferência A Segunda Guerra Mundial e a Ascensão do Nacionalismo de Massas no Brasil, às 16h. Uma visita de campo, conduzida pela professora Beatriz Mamigonian, está programada para 12 de outubro, abordando a Armação Baleeira e os engenhos do Ribeirão da Ilha.

As inscrições para participação como ouvinte permanecem abertas até o dia de início do evento, ao custo de R$ 50,00. Os participantes  tem direito a um certificado de 30 horas. A

Para mais informações, acesse a programação do Seminário.

Para mais informações, consulte o site ou acesse o perfil @mundosdotrabalho.

out
24
qui
Ciclo de conferências ‘Do Museu do Outro ao Museu de Si’
out 24@19:00 – 21:00
Ciclo de conferências 'Do Museu do Outro ao Museu de Si' @ Centro Integrado de Cultura (CIC)

O Ciclo de Conferências “Do Museu do Outro ao Museu de Si” é uma atividade de extensão universitária organizada pelo Laboratório de Estudos em História da África do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC) que ocorre uma vez por mês, nos dias 29 de agosto, 25 de setembro, 24 de outubro e 28 de novembro de 2024. As conferências são realizadas sempre às 19h no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) e no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).

As inscrições são gratuitas, abertas a todos, e devem ser feitas pelo formulário on-line. Será fornecido certificado de participação. O evento conta com o apoio  do Núcleo de Ação Educativa do MASC. As conferências abordarão os seguintes temas: “As coleções africanas em museus do Brasil”; “Matrioshka ou da história de encaixes do MASC”; “O modelo negro no acervo do MASC”; “O modelo negro no atelier de Martinho de Haro”. A programação completa está disponível aqui.

A pesquisa “Do Museu do Outro ao Museu de Si” fez parte das atividades de pós-doutorado do professor da UFSC Sílvio Marcus de Souza Correa, no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (USP). Em 2023, o pesquisador coletou dados de uma dezena de museus no Brasil, que contêm aproximadamente 5 mil objetos de arte africana. O estudo também foi realizado em museus de Portugal, França, Bélgica e Senegal durante um estágio no exterior. A pesquisa  segue em andamento em 2024 e uma última etapa está prevista para 2025 no Instituto Nacional de História da Arte (INHA) de Paris, França.

Mais informações na página da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

nov
19
ter
Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do PET História
nov 19@17:00 – nov 22@12:30

O Programa de Educação Tutorial (PET) de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), supervisionado pela professora Daniela Queiroz Campos, promove a V Mostra de Ensino Pesquisa e Extensão do Programa de Educação Tutorial – História (MEPETH) nos dias 19, 21 e 22 de novembro. O evento ocorre no auditório do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), no campus de Florianópolis. A atividade é organizada em parceria com o Centro Acadêmico Livre de História (CALH/UFSC). O edital, com todas as informações sobre o evento, está disponível aqui.

A MEPETH é um evento voltado a estudantes de graduação em História da UFSC e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É um espaço para apresentarem seus trabalhos e projetos de pesquisa, ensino ou extensão e compartilharem suas hipóteses e resultados com colegas, comunidade universitária e comunidade externa. A quinta edição do evento será a segunda em formato de simpósio, onde os participantes podem apresentar seus trabalhos junto a mesas temáticas.

O período de inscrições para apresentação de trabalhos será de 13 a 23 de setembro. Todas as informações para a inscrição no evento estão disponíveis no edital.

Mais informações no Instagram e no site do PET.

nov
28
qui
Ciclo de conferências ‘Do Museu do Outro ao Museu de Si’
nov 28@19:00 – 21:00
Ciclo de conferências 'Do Museu do Outro ao Museu de Si' @ Centro Integrado de Cultura (CIC)

O Ciclo de Conferências “Do Museu do Outro ao Museu de Si” é uma atividade de extensão universitária organizada pelo Laboratório de Estudos em História da África do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC) que ocorre uma vez por mês, nos dias 29 de agosto, 25 de setembro, 24 de outubro e 28 de novembro de 2024. As conferências são realizadas sempre às 19h no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) e no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).

As inscrições são gratuitas, abertas a todos, e devem ser feitas pelo formulário on-line. Será fornecido certificado de participação. O evento conta com o apoio  do Núcleo de Ação Educativa do MASC. As conferências abordarão os seguintes temas: “As coleções africanas em museus do Brasil”; “Matrioshka ou da história de encaixes do MASC”; “O modelo negro no acervo do MASC”; “O modelo negro no atelier de Martinho de Haro”. A programação completa está disponível aqui.

A pesquisa “Do Museu do Outro ao Museu de Si” fez parte das atividades de pós-doutorado do professor da UFSC Sílvio Marcus de Souza Correa, no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (USP). Em 2023, o pesquisador coletou dados de uma dezena de museus no Brasil, que contêm aproximadamente 5 mil objetos de arte africana. O estudo também foi realizado em museus de Portugal, França, Bélgica e Senegal durante um estágio no exterior. A pesquisa  segue em andamento em 2024 e uma última etapa está prevista para 2025 no Instituto Nacional de História da Arte (INHA) de Paris, França.

Mais informações na página da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).