Calendário

out
18
qui
17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) – campi da UFSC
out 18 @ 9:00 – out 20 @ 12:00

Serviço:

O quê: 17ª Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex)

Quando: de 18 a 20 de outubro de 2018

Quanto: gratuito

Onde: no campus Florianópolis, bairro Trindade, com estrutura que congregará Hall da Reitoria, Praça da Cidadania e Centro de Cultura e Eventos / nos campi Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville / Praça XV de novembro e no trapiche da Beira-Mar Norte

Inscrição para minicursos: http://sg.sepex.ufsc.br, até 17 de outubro

Mais informações: (48) 3721-7414

sepex.ufsc.br

 

Atendimento à imprensa: (48) 3721-9601

out
22
seg
Biblioteca Universitária comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com exibição de filmes
out 22 @ 12:30 – out 26 @ 2:30

A Biblioteca Universitária (BU), por meio do projeto Livro Câmera e Ação, promove a exibição de filmes às 12h30 na semana de 22 a 26 de outubro, como parte das atividades comemorativas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB).

Confira a programação completa das atividades comemorativas no link.

Exibição do documentário ‘Cidadão Valmir’ e debate
out 22 @ 19:00

O documentário Cidadão Valmir será exibido no dia 22 de outubro, segunda-feira, às 19h no auditório do CFH. Após a exibição, um debate sobre a Ditadura Militar Brasileira contará com a presença do professor de economia e presidente do IELA, Nildo Ouriques, e da aluna de ciências sociais Raquel Abrão. A data marca o aniversário do personagem do filme, Valmir Martins, ex-professor da UFSC falecido em 2012. 

O filme foi o trabalho de conclusão de curso em jornalismo (2017.2), no Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, da neta de Valmir, Clara Martins Nunes Pires, que contou com a ajuda do pai, Zeca Pires, na realização do filme.

out
25
qui
CineBuñuel exibe filme ‘Cabeza de Vaca’, de Nicolás Echevarría e Guillermo Sheridan
out 25 @ 19:00

O CineBuñuel exibirá o filme “Cabeza de Vaca” (México, 1991), escrito e dirigido por Nicolás Echevarría e Guillermo Sheridan, baseado na história de Álvar Núñez Cabeza de Vaca, um explorador espanhol. A sessão ocorrerá na quinta-feira,  dia 25 de outubro, às 19h, na Sala de Projeção do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O filme será exibido com áudio original e legendas em português, e será seguido de um bate-papo. A sessão é franca e aberta ao público.

O filme é parte do ciclo “Abya Yala na Tela”, promovido pelo CineBuñuel, e traz como tema central as nações indígenas.

out
29
seg
Experimenta – atrações culturais em vários locais da UFSC
out 29 @ 12:00

Tudo pronto para a terceira edição do Experimenta, que na semana de 29 de outubro a 1º de novembro, vai levar aos diversos locais da UFSC várias atrações culturais como dança, música, teatro, performances além de oficinas que vão proporcionar à comunidade universitária e local uma semana de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística.

Aberto ao público e gratuito, o evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC com o apoio do Sesc e pretende criar um “supercircuito” de arte e cultura que vai tomar conta de diversos espaços da Universidade.

“Experimentar” significa incentivar a produção no campo das artes e aproximar essas diferentes linguagens artísticas. “Queremos mostrar o que a UFSC produz em relação às artes, mudar essa ideia que a arte é só extensão. Arte também é pesquisa e produção” explica a secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Alves Borges.

Este ano o evento enfatiza a liberdade de expressão artística, apresentando atrações polêmicas de artistas que sofreram censura nos seus espetáculos. Na opinião da secretária “a arte tem que ser polêmica, ela atua na intervenção da realidade e provoca reações. Nos últimos tempos vimos o aumento da repressão às manifestações artísticas, nós entendemos que a arte precisa de liberdade para florescer, o artista não pode ficar amarrado a censura para criar”.

Confira programação completa

fev
18
seg
5ª Escola de Verão de Refrigeração
fev 18 @ 14:07

O evento “V Escola de Verão de Refrigeração”, realizado pelo Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (POLO/UFSC), acontecerá entre os dias 18 a 21 de fevereiro de 2019. Tendo como tema “Pesquisa orientada à indústria: soluções inovadoras para o setor de refrigeração”, constará de minicursos durante o período da manhã, ministrados por pesquisadores do POLO/UFSC, e de seminários específicos proferidos por especialistas da indústria. A cada dia, um pesquisador reconhecido internacionalmente fará uma palestra. No último dia, está prevista a apresentação dos artigos de alunos de graduação e pós-graduação.

No evento, serão abordados assuntos relacionados aos campos da refrigeração, ventilação e condicionamento de ar, visando um público constituído de profissionais e pesquisadores do setor e de estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia mecânica e áreas relacionadas. A Escola de Verão de Refrigeração vem sendo promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) a cada 2 anos desde 2012, quando ocorreu sua primeira edição sob coordenação do Prof. Carlos A. Cabral dos Santos, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A segunda edição foi em 2013, sob coordenação do Prof. José R. Simões-Moreira, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo  (POLI-USP); a terceira, em 2014, sob coordenação do Prof. João M. Dias Pimenta, nas instalações da Universidade de Brasília (UnB). A edição mais recente foi em 2017, sob coordenação do Prof. Gherhardt Ribatski, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), atual presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).