Calendário de Eventos UFSC

maio
8
qua
Maio África
maio 8@15:30 – maio 29@19:00

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e sediado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH), promove o evento Maio África, de 8 a 29 de maio, com atividades presenciais na UFSC e por meio de transmissão online no canal do YouTube.

Os encontros contam com a Oficina de Leitura, Seminário Kadila Afrodiásporas, estudos de linguagem e debates envolvendo os estudos africanos e das diásporas. Não é necessário fazer inscrição.

O instituto tem suas atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas. Articula-se com redes locais, nacionais e internacionais e com instituições e associações acadêmicas e da sociedade civil. Além disso, busca estar comprometido com sociedade democrática, baseada no respeito à diversidade e à pluralidade.

O evento é abertos para toda a comunidade. Mais informações no site ou no Instagram .

maio
23
qui
Seminário: Maracatu como prática de pertencimento
maio 23@19:00

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: o Maracatu enquanto prática Afro-diaspórica de pertencimento no Sul do Brasil. A atividade faz parte dos eventos em comemoração ao Maio África 2024 na UFSC.

O seminário contará com os convidados Charles Raimundo da Silva, do grupo musical Maracatu Arrasta Ilha, e Alexandra Eliza Vieira Alencar, do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) da UFSC.

O evento acontecerá na quinta-feira, 23 de maio, de forma online no canal do Instituto Kadila no Youtube às 19h. Não é necessário realizar inscrições e haverá emissão de certificado de 2 horas.

Mais informações estão disponíveis no site kadila.cfh.ufsc.br, ou pelo instagram: @institutokadila

jun
5
qua
Seminário de Literatura Infantil e Juvenil
jun 5@8:00 – jun 7@18:00
Seminário de Literatura Infantil e Juvenil @ Centro de Cultura e Eventos da UFSC - Auditório Garapuvu

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, de 5 a 7 de junho, o X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (X SLIJ) e o VII Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VII SELIPRAM): Viver espaços e tempos de mediação. As atividades serão realizadas no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos do campus Trindade, das 8h às 18h.

O seminário é voltado para estudantes do ensino superior e professores da rede de ensino pública e privada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Será fornecido certificado de 40h de participação.

A programação inclui conferências, mesas-redondas, simpósios, exposição de pôsteres, oficinas, sessão de lançamentos e autógrafos. Nas atividades, estarão presentes pesquisadores envolvidos com o estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e formação do leitor literário. O objetivo do evento é congregar professores de educação básica, em formação continuada e inicial, bem como pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em pesquisas sobre literatura infantil e juvenil.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária – LITERALISE (UFSC/CNPq), com envolvimento do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC) e do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia.

Mais informações no site do LITERALISE, no Facebook e no Instagram

jun
24
seg
Seminário: Guimarães Rosa
jun 24@10:00 – jun 27@18:00

O Núcleo de Estudos Literários & Culturais da Universidade Federal de Santa Catarina (Nelic/UFSC) promove o seminário Guimarães Rosa: veredas & derivas, de 24 a 27 de junho, das 10h às 18h, no Auditório Henrique Fontes, Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis.

O evento é aberto a estudantes de graduação, pós-graduação e público em geral. As inscrições para ouvintes já estão abertas e devem ser feitas preferencialmente pela plataforma online até o final do evento. Participantes externos à comunidade acadêmica da UFSC devem realizar sua inscrição no local do evento.

O evento é gratuito e a participação dá direito a certificado. É resultado do ciclo de encontros dedicados à leitura e estudo das obras de João Guimarães Rosa, realizados ao longo de 2023. Sua proposta é promover a discussão dos textos de Guimarães, fomentar a pesquisa em torno de sua obra e pensar a permanência de seu legado no panorama literário e cultural brasileiro do século XXI.

O espaço no qual se compõe este trabalho tem sua gênese nos colóquios Poesia, Memória e Arquivo I e II (2017 e 2018) e Cabral, Clarice, Coincidências (2021) – constituídos, respectivamente, a partir dos estudos acerca das produções de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector.

As inscrições para comunicação estarão abertas até 27 de abril. As propostas devem ser enviadas para o e-mail: nelic@contato.ufsc.br contendo nome completo, e-mail, vínculo institucional, título do trabalho, resumo e palavras-chave.

Mais informações no site do Nelic ou pelo Instagram.

out
15
ter
Seminário de Licenciatura em Geografia
out 15@8:45 – out 18@21:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 15 e 18 de outubro, o 4º Seminário da Licenciatura em Geografia. Com o tema Viver a Geografia – Dimensões Políticas do Ensino e Formação Docente, o  objetivo do evento é estabelecer um espaço de reflexão, debate e compartilhamento de experiências visando ao fortalecimento da formação docente inicial e continuada. A iniciativa é voltada a estudantes da graduação e pós-graduação em Geografia e áreas afins, professores das redes básica e superior de ensino, bem como para comunidade acadêmica em geral. 

> Confira a programação completa do Seminário

A programação contará com oficinas temáticas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, grupos de trabalho, mesas redondas, noites culturais, saídas de campo e outras atividadesAs inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 22 de abril e 16 de outubro por meio deste link.

O Seminário é uma organização da UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).