Calendário de Eventos UFSC

jun
26
qui
1º Simpósio Catarinense de Prevenção de Queda em Pessoas Idosas
jun 26@8:00 – 17:30

O 1º Simpósio Catarinense de Prevenção de Queda em Pessoas Idosas ocorre em 26 de junho, das 8h às 17h30, no Auditório Antonieta de Barro da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). O evento é voltado para profissionais da saúde e do cuidado, gerontólogos e outros estudiosos, como também as pessoas idosas, para fomentar o debate e a disseminação dos avanços científicos sobre a prevenção de quedas, trazendo a público estratégias de prevenção e contribuindo diretamente para a melhoria da saúde e do bem-estar da população idosa do estado.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário. A participação dá direito a certificado de 8h. A iniciativa é uma realização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de Santa Catarina (SBGG SC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS SC), Secretaria de Estado da Saúde (SES SC), Serviço Social do Comércio (SESC), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Santa Catarina (CREFITO – 10) e Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF3/SC).

Confira a programação: 

8h – 08h30 – Recepção e café da manhã de acolhida

08h30 – 9h – Cerimônia de Abertura:
Deputado Sérgio Motta – Presidente da CIDOSO – ALESC
Dr. Paulo Adão de Medeiros (ANG SC)
Sabrina Mores Presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI SC)
Leonilda de Fátima Gonçalves (DAPS/ SES – Saúde da Pessoa Idosa)
Representações das entidades organizadoras para compor a mesa.

9h – 10h – Palestra de Abertura: Consenso Internacional de Quedas e Aplicações Estratégicas na Prevenção
Profa. Dra. Monica Perracini (UNICID-SP)
Mediador: Profa. Dra. Núbia Carelli Pereira de Avelar (UFSC)

10h – 11h – Mesa-Redonda: Facilitadores e Barreiras na Prevenção de Quedas em Diferentes Contextos
Profa. Dra. Monica Perracini (UNICID-SP)
Geriatra Dra. Márcia Regina Braga (HGCR)
Assist. Social Andreia Carla Tonin (ILPI SEOVE e CMI Fpolis)
Mediadora: Profa. Dra. Deyse Borges Machado (UDESC)

11h – 11h15 – Palestra: Iniquidades em Saúde e Risco de Quedas: O que revela o Mapeamento Nacional do ELSI-Brasil com base nas Diretrizes Mundiais?
Profa. Dra. Núbia Carelli Pereira de Avelar (UFSC)

11h15 – 11h45 – Palestra: O Papel das Entidades de Classe na Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas
André Cruz (Presidente CREFITO 10)
Representantes do CREF 3
Mediador: Prof. Dr. Joris Pazin (UDESC)

11h45 – 13h30 – Intervalo para o almoço

13h30 – 14h – Palestra: Avaliações e Intervenções na Prevenção de Quedas em Idosos Comunitários
Profa. Dra. Deyse Borges Machado (UDESC)
Mediador: Profa. Dra. Ana Lúcia Danielewicz (UFSC)

14h – 15h–Mesa Redonda: Como a prática regular de atividades físicas podem impactar na redução do risco de quedas?
Profa. Dra. Giovana Zarpelon Mazzo
Profa. Dra. Ana Lúcia Danielewicz (UFSC)
Mediador: Prof. Dr. Fábio Marcelo Matos (ACAFE e CEI SC)

15h – 15h30 – Dinâmica e interativa de estimulação cognitiva com equipe SESC
Mediadora: Cristiani Jacobus (SESC)

15h30 – 16h45 – Roda de Conversa: Fatores Ambientais e o Risco de Quedas: A Vivência dos Idosos e a Responsabilidade do Poder Público
Profa. Dra. Vanessa Casarin (UFSC)
Representante Governamental (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade – SIE)
Depoimentos de pessoas Idosas representantes da Comunidade
Mediador: Representante da Comissão do Idoso ALESC

16h45 – 17h30 – Como  atividades sociais e de estimulação cognitiva podem atuar como suporte na prevenção de quedas?
Prof. Dr. André Junqueira Xavier (UNISUL)
Representante do NETI-UNAPI (UFSC)
Mediadora: Cristiani Jacobus (SESC)

17h30 – Encerramento e café.

jun
27
sex
II Seminário Interno Labeur/Labplan
jun 27@8:30 – 18:00

Em uma iniciativa conjunta, o Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Labeur/UFSC) e o Laboratório de Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Estado de Santa Catarina (Labplan/Udesc) promovem o II Seminário Interno Labeur/Labplan na sexta-feira, 27 de junho, na sala 203 do bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), do Campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. O evento é gratuito, dispensa inscrições e será realizado das 8h30 às 18h.

Retomando os encontros iniciados em 2021, o seminário consolida-se como espaço formativo e de compartilhamento de pesquisas, experiências acadêmicas e discussões sobre temas emergentes nos campos da Geografia, do Planejamento Urbano e Regional e das Políticas Públicas, afirmam os organizadores. Com um cronograma diverso, o evento reunirá mais de 25 pesquisadores – entre docentes, doutorandos, mestrandos e graduandos – vinculados a instituições, além da UFSC e Udesc, como o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Prefeitura Municipal de Florianópolis (incluindo a Secretaria de Habitação e Planejamento Urbano), Colégio de Aplicação da UFSC, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e o Laboratório de Transportes da UFSC (LabTrans).

Conforme a organização, a diversidade temática é um dos destaques da programação, com apresentações que abordarão desde o comércio hortifrutigranjeiro em Florianópolis, as infraestruturas hídricas no Peru e os desafios do polo frutífero Petrolina-Juazeiro, até investigações sobre infraestruturas de energia, integração regional, atlas geográficos, produção pesqueira, portos secos e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

A coordenação do seminário está a cargo do professor José Messias Bastos, da UFSC, e da professora Isa de Oliveira Rocha, da Udesc, que ressaltam o caráter colaborativo e formativo da iniciativa, destacando a importância do fortalecimento dos vínculos entre os grupos de pesquisa e da promoção da produção científica em rede. O evento conta com o apoio do Instituto Ignacio Rangel.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail labeurufsc@gmail.com.

 

jun
30
seg
2º Colóquio IEG de Pesquisas – ‘Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+’
jun 30@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza o terceiro encontro do 2° Colóquio IEG de Pesquisas na segunda-feira, 30 de junho, das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo. Com tema Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+, o evento integra as comemorações dos 20 anos do IEG e reunirá pesquisas que investigam os cruzamentos entre arte, política e dissidência de gênero e sexualidade no contexto teatral brasileiro contemporâneo.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line até a data do evento. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os inscritos terão acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações. O certificado é de duas horas.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade para refletir sobre o poder da arte como prática crítica e espaço de resistência frente às múltiplas formas de opressão. A mediação e debate serão conduzidos pela professora Camile Cecilia dos Anjos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Com doutorado em Teatro pela Udesc, onde investigou as representações lésbicas no teatro brasileiro, e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a professora Camile Anjos é reconhecida por sua trajetória artística e acadêmica, com ênfase em estudos de gênero, feminismos e performance. Além de sua atuação docente, integrou por 13 anos a Cia. Milongas, destacando-se como atriz, preparadora corporal e dramaturga, com especialização em danças populares pernambucanas. Seus recentes trabalhos artísticos exploram temáticas ligadas à diversidade e representação LGBTQIA+ no cenário teatral brasileiro.

O colóquio contará com três apresentações de pesquisa. A primeira será realizada por Cae Linn Beck da Silva, mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFSC), com o trabalho Recontando memórias transcestrais e fabulando futuros para a comunidade transvestigênere através do teatro. A pesquisa investiga o Teatro Trans Brasileiro como forma de resistência ao epistemicídio trans, explorando como a memória e a representatividade transgênera na cena teatral contribuem para a construção de futuros possíveis.

A segunda apresentação será de Agnes Cristine Souza Vilseki, doutoranda em Artes dos Media e Comunicação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/Portugal), com o estudo Para além da Queermuseu, um ensaio fílmico a partir da apropriação de vídeos do YouTube. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista e da teoria queer, Agnes analisa conteúdos digitais sobre o cancelamento da exposição Queermuseu em 2017, propondo um ensaio fílmico que revisita criticamente os discursos que emergiram desse episódio.

Fechando a sessão, Suzana Morelo Vergara Martins Costa, doutoranda pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), apresentará a pesquisa Mostras e festivais de teatros feministas e interseccionais: contribuição ao campo através da interdisciplinaridade. A investigação aborda como festivais de teatro em Florianópolis se consolidam como plataformas políticas e culturais para artistas feministas e LGBTQIA+, analisando suas contribuições para os movimentos sociais e para as políticas públicas de diversidade cultural.

Para mais informações sobre o 2º Colóquio IEG de Pesquisa, acesse o site ou Instagram do instituto, ou entre em contato pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.