Saúde do trabalhador é tema da aula inaugural da pós em Serviço Social

15/04/2013 11:06

Jaime Breilh fala sobre os desafios da área da saúde dos trabalhadores – foto Henrique Almeida/Agecom/UFSC

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou às 14h30, na quinta-feira, 11 de abril, no Auditório da Reitoria, a aula inaugural com o tema “Determinantes sociais da saúde dos trabalhadores na América Latina”. Jaime Breilh, professor cientista social – diretor da Área de Ciências da Saúde na Universidade Andina Simón Bolivar com sede em Quito, Equador – ministrou a aula em espanhol.

 

 

 

 

 

 

Na palestra estiveram presentes a coordenadora do PPGSS, professora Helenara Silveira Fagundes, o vice-diretor do Centro Socioeconômico (CSE), professor Rolf Hermann Erdmann, professores do curso de Serviço Social da UFSC e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), mestrandos e doutorandos do PPGSS, alunos da graduação do curso, entre outros.

Breilh discutiu sobre as diferentes concepções de saúde, evidenciando a diferença entre aquela que está fundamentada em uma compreensão ampliada, isto é, a partir dos determinantes sociais, econômicos políticos e culturais, que produzem a saúde, e àquelas que se baseiam na compreensão da saúde como visão restrita aos aspectos físico biológicos – restrita a doença.

A concepção apresentada pelo pesquisador evidencia a importância da saúde pública diante dos agravamentos da desigualdade na vida do trabalhador. Segundo o palestrante, para pensar e realizar a saúde nesta sociedade é fundamental considerar as condições de vida e a realidade dos trabalhadores.

Informações: Jaime Breilh – jaime.breilh@uasb.edu.ec.

Anaíra Sarmento/ Estagiária de Jornalismo/ Agecom/ UFSC
anairasmsarmento@gmail.com

Fotos: Henrique Almeida/ Agecom/ UFSC

 

Tags: aula inauguralJaime BreilhPPGSS