Notícias da UFSC
  • Pesquisa da UFSC desenvolve tecnologias para controle de espécie invasora de coral

    Pesquisadores desenvolveram equipamentos para remoção mecânica dos corais. Foto: Marcelo Schuler Crivellaro/ PACS Arvoredo.

    Um grupo de pesquisadores liderado por dois professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu um projeto de pesquisa para monitoramento e controle da proliferação de uma espécie exótica de coral na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (Rebio Arvoredo). O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Coral-Sol na Rebio Arvoredo e Entorno (PACS Arvoredo) proporcionou o desenvolvimento de técnicas e ferramentas de manejo do coral-sol (Tubastraea coccinea), espécie invasora que pode prejudicar a biodiversidade de ecossistemas marinhos no Brasil. Atualmente, o grupo está elaborando um protocolo de monitoramento para sistematização dessas atividades em Unidades de Conservação (UC) federais que enfrentam o problema de espécies invasoras de coral.

    A reserva biológica marinha do Arvoredo, localizada entre Florianópolis e Bombinhas (SC), abrange uma área de 17.600 de hectares de superfície e abriga as Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e Calhau de São Pedro, áreas marinhas biodiversas, espécies ameaçadas, remanescentes de Mata Atlântica e sítios arqueológicos, além de ser fundamental para a reprodução de peixes e a manutenção dos estoques pesqueiros. Na Rebio Arvoredo, essa ameaça é mais preocupante. “A unidade de conservação abriga ecossistemas únicos, como os recifes submarinos, além de uma diversidade biológica que sustenta elevada produtividade pesqueira no entorno. Qualquer desequilíbrio nesse sistema pode gerar impactos ambientais e socioeconômicos significativos”, afirma a pesquisadora Bárbara Segal, do Departamento de Ecologia e Zoologia (CCB), coordenadora da pesquisa junto com o professor Andrea Piga, do Departamento de Engenharia da Mobilidade (CTC Joinville).

    O coral-sol é uma espécie originária do Indo-Pacífico e chegou ao Brasil por volta da década de 1980, provavelmente transportado em cascos de navios e plataformas de petróleo. Desde então, vem se espalhando ao longo da costa brasileira. Na Rebio Arvoredo, as primeiras ocorrências foram constatadas em 2012. Ao dominar o ambiente recifal, ele reduz o espaço disponível para espécies nativas, alterando a estrutura dos ecossistemas e causando perda de biodiversidade marinha brasileira, explica a professora Bárbara. “Estamos trabalhando no monitoramento das áreas controladas e na detecção precoce da invasão em áreas em que o coral ainda não foi visto. Além disso, está sendo elaborado, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um protocolo de monitoramento para sistematização dessas atividades em Unidades de Conservação Federais (UCs) que enfrentam o mesmo problema”.
    Continue a leitura » »


  • Pós em Biologia de Fungos, Algas e Plantas da UFSC está com processo seletivo aberto para doutorado

    O Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas (PPGFAP), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com as inscrições abertas  para o processo de seleção para o doutorado. Estão disponíveis 14 vagas. Os candidatos podem se inscrever até 4 de março. As informações disponíveis no edital.

    O Programa do Pós-graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas tem o perfil direcionado ao estudo de diferentes aspectos da biodiversidade dos mais variados ecossistemas onde as comunidades de algas, fungos e plantas representam elementos importantes na determinação da fisionomia e do funcionamento dos ambientes. Divide-se na área de concentração de Biologia de Fungos, Algas e Plantas em duas linhas de pesquisa: Sistemática e Biologia Estrutural de Fungos Algas e Plantas e Fisiologia e Ecologia de Fungos Algas e Plantas.

    Mais informações aqui.


  • Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026: resultado será divulgado nesta segunda-feira, 12 de janeiro

    O resultado do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026 será divulgado nesta segunda-feira, 12 de janeiro, informa a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC).

    As listas com os nomes dos candidatos aprovados estarão disponíveis a partir das 12h30 de segunda-feira, online no site vestibularunificado2026.ufsc.br e nos murais no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade.

    Pouco antes da publicação das listas, haverá a cerimônia de divulgação do resultado do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026, no Auditório Garapuvu, também no Centro de Cultura e Eventos. O evento está marcado para começar as 11h. A cerimônia terá transmissão ao vivo pelo YouTube, neste link.

    A Coperve/UFSC indica aos aprovados que fiquem atentos aos prazos de inscrição para cada instituição participante do vestibular – UFSC: 13 a 16 de janeiro; IFC: 19 a 23 de janeiro, e IFSC: 26 a 29 de janeiro.


  • Concurso público abre 11 vagas para médicos no Hospital Universitário da UFSC

    Concurso público abre vagas em diferentes especialidades. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

    A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou, nesta segunda-feira, 5 de janeiro, um novo concurso público para a área médica. O certame selecionará mais de 150 profissionais para os hospitais universitários federais do país administrados pela estatal.

    Para o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de são Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), estão previstas 11 vagas imediatas para médicos, distribuídas entre as especialidades de anestesiologia, cirurgia pediátrica, cirurgia torácica, endoscopia digestiva e oncologia clínica, além de cadastro reserva em mais de 40 outras especialidades.

    O edital do concurso está disponível no site da Ebserh e no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Conforme o Anexo I do documento publicado nesta segunda-feira, as inscrições se encerram na data prevista de 30 de janeiro.

    Sobre a Ebserh

    O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

    Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

    Com informações da Ebserh.


  • UFSC modifica áreas externas para recuperar espaços degradados e proteger águas e nascentes

    Equipes da Prefeitura Universitária fizeram o primeiro cercamento nesta terça-feira, 6 de janeiro. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

    Para melhorar a preservação ambiental do Campus Trindade, o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD-TRI) começou a ser executado nesta terça-feira, 6 de janeiro. Equipes da Prefeitura Universitária (PU) fecharam parte do estacionamento em frente à Editora da UFSC e atrás do Restaurante Universitário (RU). 

    O processo de cercamento da área de preservação demarcada está no projeto executivo, elaborado pela Coordenadoria de Planejamento do Espaço Físico do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (COPLAN/ DPAE) em conjunto com a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA), vinculada ao Gabinete da Reitoria. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, divididas em quatro eixos, voltadas a restaurar a qualidade das águas e das áreas de preservação permanente das nascentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

    Segundo a COPLAN/DPAE e a CGA, o PRAD-TRI surgiu com o intuito de reverter o quadro atual. A intenção do projeto é adequar o campus às exigências da legislação ambiental vigente e promover a recuperação do território sustentável. O plano prevê que outras áreas sejam alteradas, dentre elas parte do estacionamento do Hospital Universitário (HU), parte da área externa do curso de Arquitetura e ao redor das piscinas do Centro de Desportos (CDS).

    Implantado em 1960, na Bacia Hidrográfica do Itacorubi, em Florianópolis, o Campus Trindade da UFSC se desenvolveu com o crescimento da instituição. Com a expansão de seu entorno urbano, os cursos d’água que adentram esse território tiveram um processo de intervenção humana. Conforme estudos da COPLAN/DPAE, essa ação provocou efeito sobre a vegetação nativa e o equilíbrio hidrológico da área. Ao mesmo tempo, parte das margens e áreas verdes do campus foi ocupada por obras civis, como o sistema viário, edificações e estacionamentos.
    Continue a leitura » »


  • Nota de pesar: falece Judite Irente Manzolli, professora aposentada de Geociências

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica com pesar o falecimento da professora aposentada Judite Irene Manzolli, aos 81 anos. Ela era professora aposentada do Departamento de Geociências da UFSC.

    As homenagens à professora ocorrem das 14h às 17h, desta segunda-feira, 5 de janeiro, na Capela Verde do Cemitério Parque e Crematório Jardim da Paz, no Bairro João Paulo, em Florianópolis.

    A UFSC manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos de Judite neste momento de luto.


  • Laboratório de Moluscos Marinhos põe à venda lote de sementes de ostras do pacífico

    O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM) comunica a disponibilidade de sementes de ostras do pacífico para comercialização. Um lote de 2.345.000 sementes diploides de ostras do pacífico está à venda por R$ 45,00 o milheiro.

    As sementes de ostras à venda são excedentes produzidas pela unidade de pesquisa, extensão e ensino do LMM, situada na Estação de Maricultura Prof. Elpídio Beltrame, na Servidão dos Coroas, 503 (Barra da Lagoa). O laboratório integra o Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSC).

    O valor do milheiro é baseado no histórico de custos do Laboratório de Moluscos Marinhos e no preço praticado por laboratório privado em Santa Catarina.

    A oferta para comercialização do excedente que não foi aproveitado pelas unidades universitárias é regulamentada, no âmbito da UFSC, pela Portaria Normativa No 68/2016/GR.

    Mais informações podem ser obtidas pelo número (48) 3721-2709 ou pelo e-mail lmm.cca@contato.ufsc.br.


  • Divulga UFSC – 05/01/2026 a 09/01/2026 – Edição 2481

     

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.
    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 05/01/2026 a 09/01/2026 – Edição 2481
    Inscrições para concurso com 135 vagas de professor da UFSC encerram dia 8 de janeiro

    A Coordenadoria de Admissões, Concursos Públicos e Contratação Temporária (CAC) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) informa que as inscrições ao concurso público para a carreira do Magistério Superior da UFSC encerram às 23h59min do dia 8 de janeiro de 2026. De acordo com o órgão, não haverá prorrogação do prazo de inscrição. Neste concurso, regulado pelo edital nº 039/2025/DDP, serão oferecidas 135 (cento e trinta e cinco) vagas para docente, para os cinco campi da UFSC. Continue a leitura >>.


    Andifes publica nota sobre a situação na Venezuela

    A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) emitiu neste sábado, 3 de janeiro, uma nota sobre a situação na Venezuela. Veja a íntegra da nota.

    Revista Extensio publica terceira edição de 2025

    O conteúdo da nova edição, disponível no site da revista, reúne sete artigos sobre as práticas extensionistas da UFSC, em áreas como educação, saúde, relações étnico-raciais, formação docente, tecnologia educacional e educação permanente. Continue a leitura >>.



    Ensino

    Aberto credenciamento para lecionar na pós-graduação em Saúde Mental da UFSC

    A Comissão de Credenciamento e Recredenciamento do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (MPSM) da UFSC está com inscrições abertas para docentes que desejem se credenciar para atuar no programa. As inscrições vão até 31 de janeiro. O credenciamento vale para o biênio 2026–2028. Outras informações no site do programa.

    Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da UFSC recebe, até 30 de janeiro, inscrições para mestrado e doutorado

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEAL) da UFSC recebe até 30 de janeiro inscrições para o processo seletivo para mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado, para o primeiro trimestre letivo de 2026. No total são 33 vagas: 17 para mestrado e 16 para doutorado. Continue a leitura.


    Pesquisa

    INCT do Futebol publica nota de repúdio contra declarações de presidente do Flamengo

    O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos do Futebol Brasileiro (INCT Futebol) publicou nota de repúdio às declarações do presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, proferidas contra a jornalista Renata Mendonça, do grupo Globo, durante reunião de balanço da temporada 2025 do clube. A jornalista havia criticado a estrutura oferecida às jogadoras do time feminino do Flamengo apesar das boas condições financeiras do clube. Continue a leitura >>.

    Estudante e egressa da UFSC recebem prêmio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social

    Uma estudante de graduação e uma egressa da pós-graduação em Serviço Social da UFSC foram contempladas no 1º Prêmio Nacional de Trabalhos Acadêmicos Tecendo os Cuidados, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A egressa da Pós-graduação em Serviço Social, Sumaya Rathge Sant’Anna, conquistou o segundo lugar na categoria de estudantes de pós-graduação. Na categoria estudantes de graduação ou recém-graduados/as, Cleide Nair Quintino conquistou o terceiro lugar. Continue a leitura >>.


    Extensão

    Programa Nacional de Vivências no Sistema Único de Saúde recebe inscrições

    Florianópolis sediará, de 22 a 28 de fevereiro, mais uma edição do Programa Nacional de Vivências no Sistema Único de Saúde (VER-SUS), iniciativa que reúne estudantes, residentes, professores, profissionais de saúde, gestores e ativistas de movimentos sociais de diversas áreas para uma imersão intensiva nos territórios, serviços e práticas do SUS. Organizado pela Associação Rede Unida, Ministério da Saúde, OPAS, UFSC e Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, o VER-SUS propõe uma experiência formativa em tempo integral, articulando inserções em serviços de saúde, visitas a territórios, rodas de conversa e oficinas pedagógicas. Continue a leitura >>.


    Cultura

    Exposição “Conclave: o silêncio é a chave” recebe visitas até 8 de janeiro

    A exposição “Conclave: o silêncio é a chave” da artista Patricia Di Loreto, está disponível para visitação na Biblioteca Central (BU/UFSC) até a próxima quinta-feira, 8 de janeiro. “Conclave” vem do latim cum clave, “com chave”, evocando o espaço reservado e protegido onde, na Igreja, os cardeais se recolhem para eleger o Papa. É também um momento de escuta: por meio da oração, busca-se perceber o que o Espírito Santo quer indicar. Nesta exposição, Conclave é igualmente a chave que abre o conjunto de obras. Continue a leitura >>.

    Exposição coletiva “Fechem as Janelas”: última semana para visitação

    Até a próxima quinta-feira, 8 de janeiro, o hall da Biblioteca Central da UFSC recebe a mostra “Fechem as Janelas“ com a curadoria de Patrícia Di Loreto e da assistente de produção M. S. Josie. A mostra reúne obras dos cursos e oficinas livres de artes da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. Continue a leitura >>.


    Comunidade

    Retrospectiva 2025 do HU/UFSC: melhorias e modernização de serviços

    O Hospital Universitário (HU/UFSC) encerra 2025 com obras de melhoria, modernização de serviços e consolidação de projetos. Entre diversas realizações, o HU comemora bons resultados nos mutirões para redução do tempo de espera por atendimento. Continue a leitura >>.

    Acompanhe outras notícias da UFSC noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais FacebookTwitterFacebook


    Para receber nossos boletins, clique aqui. Contatos com a produção deste informativo: Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825 Acesse nossa Política Editorial Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

  • INCT do Futebol publica nota de repúdio contra declarações de presidente do Flamengo

    O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos do Futebol Brasileiro (INCT Futebol) publicou nota de repúdio às declarações do presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, proferidas contra a jornalista Renata Mendonça, do grupo Globo, durante reunião de balanço da temporada 2025 do clube. A jornalista havia criticado a estrutura oferecida às jogadoras do time feminino do Flamengo apesar das boas condições financeiras do clube.

    O dirigente, em vez de responder às críticas, mencionou características físicas da jornalista e fez declarações que podem ser interpretadas como banalização da violência contra a mulher.

    “Declarações dessa natureza não produzem efeitos isolados. Elas reforçam um ambiente simbólico que naturaliza constrangimentos e assimetrias de gênero, afetando mulheres que atuam no jornalismo, na pesquisa, na gestão e em diferentes esferas do futebol. Por isso, extrapolam o caso individual e dizem respeito ao campo esportivo como um todo”, afirma um trecho da nota.

    O INCT Futebol , sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), congrega uma rede nacional interdisciplinar de pesquisadores(as) e estudiosos(as) do futebol brasileiro, vinculados a programas de pós-graduação de diversas universidades brasileiras. Atualmente, a professora Carmen Rial, da UFSC, é a coordenadora geral do INCT Futebol.
    Veja a íntegra da nota de repúdio.


  • Andifes publica nota sobre a situação na Venezuela

    A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) emitiu neste sábado, 3 de janeiro, uma nota sobre a situação na Venezuela. Veja a íntegra da nota:

    A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) acompanha com preocupação a situação na Venezuela.

    Reafirmamos nossa solidariedade ao povo daquele país, o nosso compromisso com os princípios da paz e da autodeterminação dos povos, da defesa da soberania latino americana, do diálogo, da solução diplomática dos conflitos, do respeito ao direito internacional, sempre em consonância com a tradição da política externa do Estado brasileiro.

    No âmbito acadêmico, manifestamos especial atenção à comunidade universitária, em particular aos estudantes, docentes e pesquisadores brasileiros que se encontram na Venezuela, bem como aos estudantes venezuelanos vinculados às instituições federais de ensino superior no Brasil.

    A Andifes segue à disposição para apoiar, dentro de suas atribuições, eventuais demandas de orientação e articulação institucional que se façam necessárias, em diálogo com os órgãos competentes do governo brasileiro. Seguiremos acompanhando a situação e firmes no propósito de seguir colaborando para que o ambiente acadêmico continue sendo um espaço de cooperação, intercâmbio, proteção às pessoas comprometidas com a promoção da paz entre os povos.

    Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)


  • Inscrições abertas para credenciamento para lecionar na pós-graduação em Saúde Mental da UFSC

    A Comissão de Credenciamento e Recredenciamento do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (MPSM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para docentes que desejem se credenciar para atuar no programa.

    As inscrições vão até 31 de janeiro. O credenciamento vale para o biênio 2026–2028.

    Outras informações no site do programa.


  • Reitor da UFSC inspeciona campus Trindade após fortes chuvas em Florianópolis

    Após a intensa chuva que atingiu Florianópolis e a região metropolitana na segunda-feira, 29 de dezembro, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, percorreu na manhã desta terça-feira, 30, áreas do campus Trindade para avaliar os impactos do temporal na Universidade.

    De acordo com dados da Defesa Civil, a Capital registrou mais de 170 milímetros de chuva em apenas seis horas, chegando a 185 milímetros no acumulado de 24 horas — volume que provocou alagamentos em diferentes pontos da cidade e também no campus universitário.

    Durante a vistoria, o reitor esteve acompanhado do prefeito universitário Matheus Lima Alcântara, do secretário de Comunicação Marcus Paulo Pessôa da Silva e da diretora-geral do Gabinete da Reitoria Camila Pagani. A comitiva visitou áreas do Centro Tecnológico (CTC), acompanhada pelo diretor Sérgio Peters e pelo vice-diretor Amir Antônio Martins de Oliveira Junior; o Laboratório de Anatomia do Centro de Ciências Biológicas (CCB), com o diretor Rui Prediger e docentes do centro; a Biblioteca Universitária, acompanhada pela diretora Gleide Bitencourte J. Ordovás; e o Centro Socioeconômico (CSE), com o servidor técnico-administrativo Marcio Antonio Nascimento, representando a Direção de Centro.

    As equipes de limpeza da UFSC foram mobilizadas já na manhã desta terça-feira para atuar nas áreas afetadas. Nos locais que registraram maiores impactos, como a Biblioteca Universitária e o Laboratório de Anatomia, a Prefeitura Universitária dará início, a partir de janeiro de 2026, a ações de reparo e de prevenção, com o objetivo de reduzir riscos e minimizar danos em eventuais novos episódios de chuva intensa.

    A Administração Central acompanha a situação e segue adotando as medidas necessárias para garantir a segurança da comunidade universitária e a preservação dos espaços da Universidade.

    Secretaria de Comunicação
    secom@contato.ufsc.br


  • Revista Extensio publica terceira edição do ano de 2025

    A Revista Extensio publicou a terceira edição do ano de 2025. O conteúdo da nova edição está disponível no site da revista.

    “Os sete artigos que integram esta edição expressam a diversidade temática, metodológica e territorial das práticas extensionistas, revelando a potência da extensão universitária como prática acadêmica comprometida com demandas sociais concretas e com a produção de saberes críticos, situados e socialmente referenciados. As experiências apresentadas percorrem áreas como educação, saúde, relações étnico-raciais, formação docente, tecnologia educacional e educação permanente, demonstrando a amplitude, a transversalidade e o impacto social das ações de extensão”, relata no editorial da revista o professor Narbal Silva.

    Ligada à Pró-reitoria de Extensão da UFSC (Proex), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Revista Extensio dedica-se à publicação de artigos e conteúdos relacionados à disseminação e promoção de conhecimentos na área da extensão universitária, elaborados por pesquisadores de universidades de todo País. Apresenta versões em português, inglês e espanhol.

     


  • UFSC suspende expediente presencial nesta terça-feira (30/12). RU do campus Trindade também estará fechado.

    A Administração Central informa à comunidade universitária que o expediente presencial nesta terça-feira, 30 de dezembro, está suspenso em Florianópolis, em virtude das fortes chuvas que atingiram a cidade, conforme orientação da Defesa Civil.

    As atividades deverão ser desenvolvidas de forma remota. O Restaurante Universitário (RU) do campus Trindade também não estará em funcionamento nesta data.

    Nos campi fora da sede, a decisão sobre o funcionamento ficará sob responsabilidade das respectivas direções.

    A UFSC reforça que eventuais atualizações serão divulgadas por seus canais oficiais.

    Florianópolis, 29 de dezembro de 2025
    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)


  • Inscrições para concurso com 135 vagas de professor da UFSC encerram dia 8 de janeiro

    A Coordenadoria de Admissões, Concursos Públicos e Contratação Temporária (CAC) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) informa que as inscrições ao concurso público para a carreira do Magistério Superior da UFSC encerram às 23h59min do dia 8 de janeiro de 2026. De acordo com o órgão, não haverá prorrogação do prazo de inscrição.

    Neste concurso, regulado pelo edital nº 039/2025/DDP, serão oferecidas 135 (cento e trinta e cinco) vagas para docente, para os cinco campi da UFSC. O edital prevê reserva de vagas para pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e pessoas trans.

    Para realizar a inscrição é necessário acessar o site https://039ddp2025.concursos.ufsc.br/, na opção do menu “Inscrição e Validação da Pré Inscrição”, até as 23h59min do dia 08/01/2026. Este é também o prazo para a solicitação de condição especial para a realização das provas e para correção de dados pelas pessoas inscritas. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetivado até 9 de janeiro de 2026.

    Todas as informações relativas ao concurso serão publicadas no site https://039ddp2025.concursos.ufsc.br/, que além do edital completo e atualizado traz ainda o Manual e a Agenda do Concurso e uma seção de dúvidas frequentes. É dever do candidato acompanhar as informações sobre o concurso diretamente no site.

     


  • Em entrevista, Reitor da UFSC esclarece situação orçamentária da instituição

    O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, foi entrevistado nesta segunda-feira, 22 de dezembro, no programa Conversas Cruzadas, da Rádio CBN Floripa, para esclarecimentos da situação orçamentária da instituição. O apresentador e jornalista Renato Igor iniciou indagando o reitor sobre a coletiva de imprensa realizada na UFSC em março deste ano, em que a gestão havia alertado que a universidade teria recursos apenas até outubro de 2025.

    O reitor explicou que foi necessário um esforço sem precedentes na história da UFSC para manter o funcionamento de uma instituição que atende 40 mil estudantes em 120 cursos de graduação e 150 de pós-graduação. “Criamos uma comissão com representantes de diversas áreas da gestão e da academia para avaliar os contratos, que são em torno de 200”, afirmou Irineu. A análise minuciosa de cada um resultou em uma economia de quase 5 milhões de reais em 2025 com aprimoramento e redução. Além disso, a universidade cortou diárias e passagens de estudantes, docentes, técnicos-administrativos e gestores, economizando quase 2 milhões de reais.
    Continue a leitura » »


  • Professor da UFSC fará conferência de Direito Internacional em universidade francesa

    O professor Arno Dal Ri Júnior, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrará no dia 22 de janeiro de 2026 a conferência La circulation des modèles juridiques français dans la Science du droit international au Brésil entre l’Empire et la République (A circulação dos modelos jurídicos franceses na ciência do Direito Internacional no Brasil, entre o Império e a República, em tradução livre), na Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), em Paris, França.

    A conferência será aberta ao público, na sala 6 do Centre “Panthéon”, com transmissão on-line, a partir das 11h (7h no Brasil). Para participação presencial ou on-line, é preciso fazer inscrição pelo link: https://iredies.pantheonsorbonne.fr/evenements/circulation-modeles-juridiques-francais-dans-science-droit-international-bresil-entre


  • Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da UFSC recebe, até 30 de janeiro, inscrições para mestrado e doutorado

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEAL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe até 30 de janeiro inscrições para o processo seletivo para mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado, para o primeiro trimestre letivo de 2026. No total são 33 vagas: 17 para mestrado e 16 para doutorado.

    Podem participar do processo seletivo pessoas com título de graduação em Engenharia, Química, Biologia, Ciência de Alimentos ou Tecnologia de Alimentos.

    As normas do processo seletivo estão descritas no Edital 006/2025/PPGEAL. O documento pode ser acessado na página do Programa, onde também constam os links para envio de documentos e outras informações.

    Após todas as etapas do processo seletivo, a lista com os aprovados deve ser publicada em 13 de fevereiro. As atividades terão início em 9 de março de 2026.

    Mais informações: https://ppgeal.posgrad.ufsc.br/processo-seletivo-2026/


  • Andifes divulga nota sobre os cortes no orçamento para as Universidades Federais

    A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou nota na segunda-feira, 22 de dezembro, sobre o orçamento das universidades federais de 2026.

    Na manifestação, a entidade ressalta sua preocupação com os cortes promovidos pelo Congresso Nacional no orçamento das Universidades Federais no Projeto de Lei do Orçamento Anual (PLOA) 2026, que teve redução de 7,05% nos recursos discricionários das instituições. Apenas na assistência estudantil, o corte chegou a cerca de R$ 100 milhões, o que, segundo a nota, “poderá colocar em risco avanços recentes na democratização do acesso e da permanência no ensino superior público”.

    O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso Nacional na última sexta-feira, 19 de dezembro, e aguarda sanção presidencial.

    Leia a nota na íntegra:
    Continue a leitura » »


  • Estudantes de Animação da UFSC são premiados em competição internacional

    Grupo premiado realiza campanha de financiamento coletivo para participar de evento em Toronto

    Um grupo de cinco estudantes do curso de Animação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Gabriela Griep Moreira, Julia Prates dos Santos Girardi, Shaiera Star, Caue Borges de Matos e Lívia Wielganczuk Bandeira –, conquistaram o primeiro lugar na categoria Behind the Scenes do 24 Hours Animation Contest for Students, concurso voltado a estudantes de animação que reuniu mais de 150 grupos de diversos países.

    Para a competição, as equipes deveriam desenvolver um curta animado em 24 horas. A equipe da UFSC foi premiada pelo documentário produzido sobre o processo. Os vídeos podem ser conferidos no Instagram do grupo.

    Como parte da premiação, os estudantes receberam ingressos para o Toronto Animation Arts Festival International (TAAFI), festival de animação que será realizado em abril do próximo ano, em Toronto, no Canadá. Para participar do evento, o grupo está realizando uma campanha de financiamento coletivo.

    Mais informações no Instagram @campanha.nosnotaafi e na plataforma Apoia.se.


  • Legado da UFSC para Santa Catarina: Educação, Ciência e Transformação Social

    A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) lançou mais uma edição de sua tradicional publicação anual, que em 2025 teve como tema “A força do Ensino Superior em SC”. Reunindo dados, análises e relatos de boas práticas, a revista apresentou um retrato abrangente do impacto da educação superior no desenvolvimento catarinense, com foco na oferta de cursos, número de matrículas, histórico das instituições e seus diferenciais. A nova edição contou com um artigo de opinião do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, intitulado “Legado da UFSC para Santa Catarina: Educação, Ciência e Transformação Social”.

    Com mais de uma centena de veículos associados, entre impressos e digitais, a Adjori/SC consolidou-se como referência na cobertura regional e na difusão de informações estratégicas para o setor público e privado. A revista trouxe, além do panorama quantitativo do sistema, uma radiografia das instituições públicas — municipais, estaduais e federais — e das particulares, tanto no presencial quanto no ensino a distância (EAD). O conteúdo destacou a capilaridade das redes, a diversificação de áreas do conhecimento e a expansão de vagas, fatores decisivos para a interiorização de oportunidades acadêmicas e para a formação de quadros qualificados em todas as regiões do estado.

    No artigo, o reitor da UFSC discutiu o legado da instituição para Santa Catarina, enfatizando três dimensões centrais: educação, ciência e transformação social. O texto destacou o papel da universidade pública na produção de conhecimento de fronteira, na inovação tecnológica e no fortalecimento de ecossistemas regionais de pesquisa e empreendedorismo, além do compromisso com inclusão, diversidade e políticas de assistência estudantil. Segundo o gestor, a Universidade atuou como vetor de desenvolvimento ao articular ensino, pesquisa e extensão com as necessidades da sociedade catarinense, formando profissionais altamente qualificados e impulsionando soluções para desafios locais e globais.
    Continue a leitura » »


  • Coleção de livros apresenta discussões sobre futebol, cultura, política e sociedade

    Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos do Futebol Brasileiro (INCT Futebol) acaba de lançar os três primeiros livros da coleção Futebol: Cultura, Política e Sociedade, publicados pela editora da Associação Brasileira de Antropologia, a ABA Publicações. A primeira obra, Ciencias sociales y fútbol: intercambio y perspectivas sudamericanas, condensa as discussões realizadas no I Colóquio Internacional do INCT Futebol, ocorrido no Uruguai. Já os trabalhos apresentados no II Colóquio Internacional do Instituto, ocorrido na França, são organizados no segundo livro da coleção, Ciências sociais e futebol: intercâmbio e perspectivas franco-brasileiras, que conta também com uma versão em francês. A terceira obra, O futebol das bichas e dos manos, é o resultado de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no Instituto.

    O pesquisador do INCT Futebol e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC Fábio Machado Pinto foi um dos organizadores dos dois primeiros livros, que abordam os colóquios realizados no Uruguai e na França. Ele ressalta a importância de internacionalizar os debates acerca do futebol a partir dos eventos e publicações conduzidos pelo Instituto: “Esses livros se inserem em um esforço para reunir pesquisadores(as), aproximar grupos de pesquisa e debater a pesquisa sobre futebol em diferentes países. Esse é o intuito do INCT Futebol: a criação de redes e sua operacionalização pelos colóquios e pela publicação dos seus resultados”.

    A coordenadora-geral do INCT Futebol e professora aposentada do Departamento de Antropologia da UFSC, Carmen Rial, destaca o cuidado que o Instituto teve na produção de todos os detalhes das obras: “Um livro começa pela capa, e eu sou particularmente admiradora das capas dos livros do INCT Futebol. A capa do livro da França é de autoria da embaixadora Vera Cíntia Álvarez, que também é uma pintora com bastante relevância. Ela nos cedeu uma pintura, onde aparece o Cristo Redentor, símbolo do Brasil, e o Romário, nosso jogador maior na Copa de 1994.”

    As obras estão disponíveis gratuitamente para download no site da ABA Publicações. O link pode ser acessado pela página Publicações no site do INCT Futebol.

    Continue a leitura » »


  • Estudante e egressa da UFSC recebem prêmio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social

    Uma estudante de graduação e uma egressa da pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram contempladas no 1º Prêmio Nacional de Trabalhos Acadêmicos Tecendo os Cuidados, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

    Na categoria estudantes de pós-graduação (mestrado e recém-mestres), Sumaya Rathge Sant’Anna, egressa do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS), conquistou o segundo lugar, com o trabalho intitulado Relegados/as ao descaso: um estudo sobre a situação das cuidadoras de filhos/as de mulheres presas pelo crime de tráfico de drogas, fruto de sua dissertação de mestrado, orientada pela professora Liliane Moser.
    Continue a leitura » »


  • Programa Nacional de Vivências no Sistema Único de Saúde recebe inscrições

    Florianópolis sediará, de 22 a 28 de fevereiro, mais uma edição do Programa Nacional de Vivências no Sistema Único de Saúde (VER-SUS), iniciativa que reúne estudantes, residentes, professores, profissionais de saúde, gestores e ativistas de movimentos sociais de diversas áreas para uma imersão intensiva nos territórios, serviços e práticas do SUS. A atividade integra a política nacional de formação em saúde que aposta na aproximação entre ensino, serviço, gestão e participação social como eixo estruturante da aprendizagem.

    Organizado pela Associação Rede Unida, Ministério da Saúde, OPAS, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, o VER-SUS propõe uma experiência formativa em tempo integral, articulando inserções em serviços de saúde, visitas a territórios, rodas de conversa e oficinas pedagógicas.

    A edição 2026 contará com 33 vagas, sendo 30 para viventes e 3 para facilitadores, com reserva de vagas para ações afirmativas. As inscrições ocorrem de 19 de dezembro a 9 de janeiro, por meio de formulário eletrônico, e incluem a submissão de documentação e carta de apresentação. A vivência não é remunerada, mas garante hospedagem, alimentação e transporte interno durante o período da imersão.

    Mais informações no edital de seleção e no site da Escola de Saúde Coletiva da UFSC.


  • Inscrições abertas para cursos on-line de desenvolvimento da carreira profissional

    O Departamento de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a plataforma Na Prática ofertam cursos on-line gratuitos voltados ao desenvolvimento da carreira profissional. As atividades dão direito a certificado e podem ser acessadas até 31 de janeiro.

    Há cursos específicos para cada etapa da jornada profissional: para quem tem dúvidas sobre quais passos seguir na carreira; para os que procuram estágios ou empregos; e para quem já está trabalhando ou quer aprender a se comunicar melhor. Também será realizado evento ao vivo sobre planejamento da carreira.

    Mais informações na plataforma Na Prática.