Jornada discute papel do Grupo Sul na cultura de Santa Catarina

23/05/2011 11:03

Mesas redondas, sessão de autógrafos e mostra de filmes marcam o evento “Uma jornada com o Grupo Sul: vanguarda e identidade cultural em Santa Catarina”, que acontece nesta terça (dia 24) e quarta-feira (25) no andar térreo do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina. A programação, que faz parte da V Semana Acadêmica de Letras, vai das 13h30 às 17h30 no auditório Henrique Fontes e das 17h30 às 19h na sala Drummond, na terça-feira; das 16h as 17h30 na sala Hassis e das 17h30 as 18h30 no auditório Henrique Fontes, na quarta-feira.

O evento é aberto, gratuito e dispensa a inscrição, e pode ser interessante para os alunos que farão vestibular este ano, pois o livro “13 Cascais” (que tem textos de membros do Grupo Sul), incluído na lista das obras recomendadas pela Coperve, será vendido na sessão de autógrafos.

O ponto alto do evento é a mesa redonda com os membros do Grupo Sul, no dia 24. Das 15h às 16h30, Adolfo Boos Jr., Eglê Malheiros, Salim Miguel, Silveira de Souza e Walmor Cardoso falam sobre o tema “Memórias e aventuras com a rapaziada do Sul”, com sessão de autógrafos na sequência.

Os filmes a serem exibidos são o documentário “Modernos do Sul”, de Kátia Klock, às 17h30 do dia 24, e o curta-metragem “Desilusão”, às 17h30 do dia 25, na sala Drummond.

As organizadoras – Uma das organizadoras do encontro é Zilma Gesser Nunes, professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1999. Ela leciona e desenvolve pesquisas em língua e literatura clássicas latinas e em literatura catarinense.

Outra professora responsável pela organização é Luciana Rassier, que lecionou literatura brasileira na França (universidades de Montpellier e La Rochelle) de 1994  a 2010. Há um ano atua no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC. Também traduziu “Primeiro de abril: narrativas da cadeia”, de Salim Miguel, para o francês e co-dirige o Pólo de Pesquisas Interuniversitárias sobre os Países de Língua Portuguesa, com sede na Universidade de Rennes, França.

Ares modernos – O Grupo Sul (Círculo de Arte Moderna de Santa Catarina) reuniu literatos, críticos e artistas plásticos que introduziram as ideias do Modernismo em diferentes áreas da vida cultural de Florianópolis: literatura (publicação da revista Sul: 30 números em dez anos), teatro (primeira encenação no Brasil de um texto de Jean-Paul Sartre), artes plásticas (exposição que contribuiu para a criação do Museu de Arte Moderna) e cinema (primeiro filme longa-metragem de Santa Catarina, “O Preço da Ilusão”, de 1958).

A programação da Semana de Letras pode ser acessada pelo site http://www.semanadeletras.cce.ufsc.br/?page_id=14

Mais informações no CCE/UFSC pelo telefone (48) 3721-9351.

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom

Tags: Grupo Sulidentidadevanguarda