Instrutora de teatro da UFSC se apresenta na França

15/04/2011 19:17
Foto: Divulgação

Nastaja e Michelle já conquistaram o prêmio Klauss Vianna de Dança da Funarte, com o espetáculo Um Duplo - Foto: Divulgação

Nastaja Brehsan – instrutora da Oficina de Teatro para Adolescentes do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC – e Michelle Pereira (ambas integrantes da O´ctus Cia. de Atos) apresentarão Um duplo, espetáculo dirigido por Diana Gilardenghi, no Festival Universitário e Profissional Internacional de Dança de Poitiers, na França.

O espetáculo também será apresentado em Paris no dia 17 de abril, a convite da coreógrafa francesa Claire Filmon. O festival, tradicionalmente, convida apenas quatro a cinco grupos de fora da Europa. Na França, durante uma semana, a companhia catarinense participará de workshops, palestras e debates, além de acompanhar a programação dos espetáculos.

O Festival, em sua 17ª edição, reúne artistas, pesquisadores, estudantes e professores interessados em dança contemporânea.

Integrantes

Nastaja é formada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e é sócia-fundadora da companhia que pesquisa as linguagens do teatro e da dança. Também tem atuado como instrutora da Oficina de Teatro para Adolescentes, do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em 2010, Nastaja Brehsan foi convidada pela coreógrafa argentina Diana Gilardengui para, junto com outra intérprete, Michelle Pereira, construir o espetáculo Um Duplo, que foi selecionado pelo prêmio Klauss Vianna de Dança da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O espetáculo foi representado dez vezes em Florianópolis. Foi convidado também pelo Serviço Social do Comércio (SESC) para se apresentar em Rio do Sul. Em maio próximo, o grupo deverá se apresentar em São Paulo, no SESC Pompeia.

Sobre a O’ctus Cia de Atos

Fundada em 2001, a O’ctus Cia. de Atos vem se dedicando à pesquisa do corpo na cena contemporânea, realizando trabalhos que dialogam com a dança e o teatro. Durante este período, realizou oito espetáculos com organizações coreográficas que primaram pela fragmentação, contraste de linhas e cores e pela polifonia de gestos e movimentos. Desde sua fundação, a O’ctus se dedica às técnicas de improvisação estruturada e improvisação de contato, concebendo e discutindo juntamente com os integrantes da Cia. conceitos corporais que vão desde a edificação de um vocabulário próprio a O’ctus, oriundo das improvisações, até a construção de uma dramaturgia cênica. Interessada em processo, pesquisa e disseminação de informações, a Cia. segue como uma otimizadora de desejos contidos em gestos e movimentos.

Mais informações: http://octusciadeatos.wordpress.com/a-cia/ / octusatos@gmail.com / (48) 8415-8402.

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC, com texto e fotos de integrante do grupo e com notícia disponível no site da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – ADJORI-SC, em http://www.adjorisc.com.br

Tags: DACdança