Nota de pesar: falece o professor e pesquisador Paulo Freire Vieira

23/12/2022 13:13

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica com pesar o falecimento do professor Paulo Freire Vieira, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política e também do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, nos quais atuou até dezembro de 2021, quando então foi desligado do primeiro. O velório será realizado no Jardim da Paz neste sábado, 24 de dezembro, das 9h até as 12h.

Paulo foi professor da UFSC desde 1983, um dos fundadores do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Ciência Política e um dos precursores do campo de pesquisa em Ciências Sociais e Meio Ambiente. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da UFSC manifestou-se oficialmente com pesar a respeito do falecimento do professor e pesquisador.

“Foi um dos mais proeminentes pesquisadores da área de humanidades na história da nossa Universidade. O trabalho de pesquisa do professor é de relevância e de projeção internacionais. Ao mesmo tempo, era um exemplo de pesquisador, com integridade, ética, responsabilidade e compromisso com as comunidades que ele pesquisava. Tanto quanto um intelectual, era um ativista na defesa do meio ambiente, na promoção do desenvolvimento sustentável e na preservação do ecossistema costeiro no Brasil. Nessa condição, ele deu uma contribuição inestimável tanto para o debate sobre sociedade e meio ambiente no País quanto na organização das comunidades atingidas pela devastação ambiental e, até mais recentemente, pelos efeitos das mudanças climáticas”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jacques Mick.

O professor Julian Borba, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, no qual o professor Paulo Vieira atuava, lembra que os estudos e projetos de cooperação internacional do pesquisador engrandeceram a UFSC. Além disso, teve uma atuação destacada e é reconhecido pelas comunidades com quem manteve interlocução na sua trajetória de pesquisa. Borba frisa que a agenda de gerenciamento costeiro era uma das suas preocupações mais recentes, com trabalhos de pesquisa e extensão em várias comunidades do Estado. Ele também registra um fato simbólico: quando se aposentou, em 2011, Vieira foi homenageado por representantes destas comunidades, entre pescadores e membros de organizações ambientais.

Docente atuou em diferentes áreas do conhecimento

Mesmo após a aposentadoria, Paulo foi professor voluntário nos programas de pós-graduação e continuou fazendo as pesquisas. Graduado em Filosofia, com doutorado em Ciência Política pela Ludwig-Maximilians Universität München, da Alemanha, o professor coordenava o Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, realizava atividades de pesquisa, ensino e extensão em diferentes áreas de conhecimento, como a epistemologia das ciências ambientais, ecologia política, gestão de commons, ecoformação transdisciplinar e saúde ecossistêmica.

Ele também coordenou o Observatório do Litoral Catarinense, projeto inserido num convênio de cooperação entre a UFSC e o Ministério Público Federal, além de ter atuado como pesquisador em instituições da França e do Canadá em diferentes momentos da carreira.

Em sua trajetória, Paulo liderou um grupo de pesquisa que contribuiu para o avanço conceitual-teórico e metodológico da pesquisa socioambiental no País, nos níveis básico e aplicado. Nos últimos anos, ele trabalhava num projeto de epistemologia das ciências socioecológicas, com avaliação do estado da arte das pesquisas acadêmicas no Brasil, na França, no Canadá e no México. Em 2020, foi co-organizador do livro Governança, Conservação e Desenvolvimento em Territórios Marinhos-Costeiros no Brasil, tendo sido autor e co-autor de dezenas de obras.

A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a família, colegas, amigos, amigas e ex-alunos (as) do professor Paulo Freire Vieira.

 

Tags: Nota de pesarpesquisaprofessorUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina