Pesquisadores da UFSC discutem cooperação regional e internacional na próxima semana

21/10/2022 09:31

A Pró-reitoria de Pesquisa da UFSC irá de Biguaçu à China em dois dias na próxima semana, com eventos diferentes que irão reunir pesquisadores para apresentar propostas de cooperação com a cidade da Grande Florianópolis, na quarta, 26, e docentes interessados em cooperação com universidades chinesas, na quinta, 27. “Isso mostra como a comunidade científica da UFSC pensa e age glocalmente, articulando desafios de Santa Catarina a conexões internacionais”, pontua o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jacques Mick. As atividades envolverão mais de uma centena de pesquisadores.

Mick reforça que os dois eventos também são oportunidades de colaboração multidisciplinar com desdobramentos objetivos em dois termos de cooperação técnico-científica, um com a prefeitura e outro com uma importante universidade chinesa, a Zhejiang University.

No dia 26 de outubro, um workshop de conexão entre atores políticos da Prefeitura de Biguaçu  e pesquisadores com projetos de inovação será realizado a partir das 14h, Sala dos Conselhos. Ao todo, são nove apresentações, divididas em quatro dimensões: economia, educação, saúde e governança. Os temas dos projetos vão desde o empreendedorismo feminino até a saúde dos atletas do município. No início do evento, serão realizadas as solenidades e uma apresentação técnica sobre Biguaçu, suas necessidades e as oportunidades que a cidade oferece.

Após as apresentações, serão realizados encaminhamentos relacionados à organização geral do projeto e de cada uma das propostas específicas. O workshop está vinculado à chamada que convocou servidores, docentes e técnico-administrativos da UFSC com interesse em desenvolver projetos de inovação e pesquisa aplicada no município de Biguaçu.

Já no dia 27 de outubro, das 14 às 19 horas, a reunião é para debater os Estudos e cooperação UFSC/China: Diagnóstico e perspectivas. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (ICHIN), a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e a Propesq. A atividade foi concebida a partir dos resultados de uma enquete destinada a realizar um levantamento dos docentes interessados em participar na cooperação com a China. Os resultados da enquete, respondida por mais de cem professoras e professores da UFSC. A programação está disponível aqui.

 

Tags: Estudos e cooperação UFSC/ChinaPrefeitura de BiguaçuPró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq)PROPESQZhejiang University