Semana da Anistia apresenta documentário ‘Damas da liberdade’ e debate

27/08/2015 10:25

O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale), o Centro Acadêmico de Relações Internacionais (Cari) e o Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif), em parceria com o Ministério da Justiça, promovem a Semana da Anistia, no dia 27 de agosto, às 19h30, no auditório do fórum Norte da Ilha, ao lado do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC.

Será apresentado o documentário Damas da liberdade (Célia Gurgel e Joe Pimentel, Brasil, 2012), que relata a história da luta pela anistia no Brasil nos anos de 1970, por meio de narrativas de mulheres do Movimento Feminino pela Anistia e do Comitê Brasileiro pela Anistia.

Após a exibição, quatro palestrantes convidadas comentarão o documentário e compartilharão um pouco as suas experiências, vividas inclusive durante a ditadura militar, bem como apresentarão os trabalhos que desenvolvem na área. As palestrantes são as professoras Clarissa Dri, do Departamento de Economia e Relações Internacionais, Letícia Albuquerque, do Departamento de Direito, e Olívia Rangel, ex-professora da PUC-SP e autora da tese “Esperança equilibrista: resistência feminina à ditadura militar no Brasil (1964-1985)”, além de Derlei de Luca, um dos principais símbolos catarinenses da resistência à ditadura e fundadora do Comitê Catarinense Pró-Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos.

Em 28 de agosto, completam-se 36 anos da promulgação da Lei da Anistia e três anos do lançamento do documentário, cujo intuito é lembrar os abusos cometidos, especialmente em relação à mulher, nesse período de repressão e medo.

Será concedido certificado de quatro horas-aula.

Mais informações pelo Facebook.

Tags: Comitê Catarinense Pró Memória dos Mortos e Desaparecidos PolíticosDamas da LiberdadeSemana da AnistiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina