Professor e egresso da Pós-Graduação em Economia da UFSC vencem prêmio nacional com trabalho sobre IA

O egresso do Mestrado em Economia da UFSC Nicolas Suhadolnik e seu orientador, o professor Eraldo Sergio Barbosa da Silva, foram os vencedores do Prêmio ABDE-BID 2025. Foto: divulgação
O egresso do Mestrado em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Nicolas Suhadolnik e seu orientador, o professor Eraldo Sergio Barbosa da Silva, foram os vencedores do Prêmio ABDE-BID 2025, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), na categoria Financiamento ao Desenvolvimento Sustentável, Inclusivo e Inovativo. A cerimônia de premiação ocorreu na noite do dia 2 de dezembro, no Sesi Lab, em Brasília (DF).
O trabalho premiado aborda o uso da inteligência artificial aplicada à inclusão financeira, com foco na análise de risco de crédito. Segundo Nicolas, a pesquisa tem forte relevância prática: “Nosso estudo revisa as principais abordagens de risco de crédito e mostra, com dados reais, que os modelos de aprendizado de máquina têm desempenho superior em relação às abordagens tradicionalmente utilizadas”, afirma.
De acordo com ele, a capacidade de a inteligência artificial identificar padrões complexos em grandes volumes de dados pode contribuir para reduzir assimetrias de informação, ampliar a inclusão financeira e tornar mais eficiente a concessão de crédito, especialmente para micro e pequenas empresas. O estudo também oferece um referencial metodológico que pode apoiar instituições do Sistema Nacional de Fomento, como o BRDE, na adoção de novas técnicas de análise de crédito.










