UFSC será sede de programa da Unesco sobre assistência farmacêutica

10/11/2025 08:40

Professora Silvana Nair Leite. Foto: divulgação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será sede de um programa da Unesco com a Federação Farmacêutica Internacional (FIP) – Centre for Excelence. Com a liderança local da professora Silvana Nair Leite, professora e pesquisadora do Departamento de Ciências Farmacêuticas (CIF/UFSC) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, o grupo reunirá outras parcerias internacionais para fortalecer a educação e a ciência farmacêutica como uma ferramenta para avançar a pesquisa e prática dos serviços de saúde.

A professora irá coordenar o trabalho na América Latina. Segundo ela, o trabalho tem como ponto de partida as lições e impacto do relatório do Conselho de Visão Estratégica FIP-UNESCO UNITWIN 2025, em alinhamento com o acordo da UNESCO para 2023-2027.

O objetivo será trabalhar para melhorar os resultados de saúde e promover o desenvolvimento sustentável da força de trabalho em toda a região das Américas. O evento de lançamento ocorre na quarta-feira, 12 de novembro, às 11h, em Brasília.

O relatório trata dos desafios específicos da região, prioridades emergentes e oportunidades de colaboração alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento da FIP. Fóruns regionais teriam o papel de revisar e priorizar as atividades com base nas necessidades atuais da região e em seu alinhamento com os objetivos estratégicos mais amplos da federação.

O Brasil é considerado um dos países-chave pelo Programa Multinacional de Avaliação de Necessidades da FIP nas Américas. Junto da Argentina, Colômbia, Chile e México, contribui com 2,3 milhões de farmacêuticos para a força de trabalho global. A região tem 1.271 escolas de farmácia, formando aproximadamente 15.000 profissionais por ano, segundo o relatório, que aponta “disparidades significativas na densidade de farmacêuticos por 10.000 habitantes, refletindo as diferenças na infraestrutura e na acessibilidade dos sistemas de saúde”.

Tags: Federação Farmacêutica Internacional (FIP)Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina