Prefeitura de Florianópolis e UFSC iniciam limpeza de córregos para evitar cheias no campus

03/11/2025 17:40

Vegetação poderá ser suprimida em alguns casos para limpeza dos cursos de água. Foto: João Hasse/Agecom/UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), iniciará nesta terça-feira, 4 de novembro, uma ação de limpeza nos córregos da Carvoeira e da Serrinha e no Rio do Meio, localizados no Campus de Florianópolis. 

A medida tem como objetivo evitar alagamentos diante da possibilidade de chuvas intensas e eventos climáticos impactantes durante o verão, segundo a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) da UFSC. Assim, por segurança, algumas áreas poderão ser isoladas e fechadas à passagem de pedestres para o serviço de limpeza.

A decisão foi tomada após reuniões entre a CGA, a Prefeitura Universitária (PU), o Gabinete da Reitoria (GR) e a própria PMF, que identificaram a necessidade de uma limpeza mais detalhada dos cursos d’água da universidade.

O Rio do Meio é aquele que corre do bairro Pantanal ao Hospital Universitário (HU). O Córrego da Carvoeira passa pelo Colégio de Aplicação e segue em direção à Biblioteca Central. Já o Córrego da Serrinha passa próximo ao Centro Socioeconômico (CSE).

A CGA reforça ainda que a manutenção dos cursos d’água é de responsabilidade legal da Prefeitura de Florianópolis (PMF), pelas ações de drenagem urbana. A UFSC, por sua vez, não possui sequer licença ambiental para esse tipo de serviço em seu território, informou a CGA.

Máquinas devem limpar o Rio do Meio no Campus Florianópolis. Foto: João Hasse/Agecom/UFSC

Maquinário pesado 

A limpeza será executada pela Diretoria de Macrodrenagem da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da PMF, com o uso de escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras — equipamentos que não fazem parte da estrutura da UFSC.

A UFSC também fornecerá apoio logístico e técnico, com um caminhão basculante para transporte de resíduos, uma equipe de áreas verdes da PU e uma mini escavadeira do Centro Tecnológico (CTC) para atuar nos locais de difícil acesso.

A CGA e a PU acompanharão tecnicamente os trabalhos, garantindo o cumprimento das medidas de segurança e controle ambiental. Quando indispensável, será feita a remoção controlada da vegetação para permitir o acesso do maquinário.

Segundo a CGA, podem ocorrer danos pontuais a calçadas, meios-fios e vegetação, devido ao peso e porte dos equipamentos, mas a UFSC será responsável pelos reparos. Embora ainda não exista um plano permanente de manutenção conjunta entre a UFSC e a PMF, a expectativa é que ações preventivas semelhantes passem a ocorrer anualmente, principalmente nos meses que antecedem o verão, segundo explicou a CGA.

Etapas de execução

Córregos que cortam a UFSC no Campus de Florianópolis. Foto: Reprodução/PRAD-TRI UFSCA limpeza será realizada em duas etapas principais:

O trabalho de limpeza de córregos no Campus de Florianópolis será dividido em duas etapas:

Primeira etapa: prevê a remoção manual de rejeitos, recicláveis e resíduos nas margens dos trechos canalizados dos córregos da Serrinha e da Carvoeira e do Rio do Meio. O trabalho será conduzido pelas equipes da UFSC, vinculadas ao Departamento de Manutenção Externa (DME/PU). Essa fase não exigirá isolamento de áreas e deve durar até 5 dias em cada ação. Essa etapa deve levar ocorrerá em novembro e dezembro.

Segunda etapa: contará com a participação da PMF e uso de maquinário pesado para a remoção de sedimentos e resíduos nas seções críticas de escoamento das águas pluviais. Nessa fase, haverá isolamento temporário das áreas próximas aos pontos de limpeza, com duração estimada entre 7 e 15 dias, conforme as condições climáticas e a complexidade de cada trecho.

Pontos de intervenção

O plano de manutenção abrange seis pontos principais do campus, mas outros locais podem receber intervenções pontuais, conforme necessidade técnica identificada durante o processo:

  • Galerias da Avenida Henrique da Silva Fontes – Isolamento do estacionamento do Hospital Universitário (HU), entre o horto e o Rio do Meio. Duração: 1 dia.
  • Galerias da Avenida Henrique da Silva Fontes – Isolamento do estacionamento do Centro de Ciências Biológicas (CCB), fundos dos blocos G e D. Duração: 1 dia.
  • Rua Delfino Conti (entre CTC e CCS) – Isolamento de vagas e calçadas na margem direita do Rio do Meio. Duração: 4 a 6 horas.
  • Rua Engenheiro Andrei Cristian Ferreira (entre Reitoria I e Centro de Eventos) – Isolamento parcial da via de acesso ao Centro de Desportos, em frente à Fundação Certi. Duração: 4 a 6 horas.
  • Rua Roberto Sampaio Gonzaga (rótula da BU/CCE) – Isolamento de calçadas em ambos os lados da via, na margem direita do Córrego da Carvoeira. Duração: 4 a 6 horas.
  • Córrego da Civil (Córrego Grande) – Isolamento de calçadas e meia pista próximo ao Departamento de Engenharia Civil (CTC). Duração: 4 a 6 horas. 

 

Rosângela Matos agecom@contato.ufsc.br
Estagiária da Agecom | UFSC

Tags: Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA)CórregoslimpezaPrefeitura Municipal de FlorianópolisPrefeitura UniversitáriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina