Estudante da UFSC desenvolve jogo de tabuleiro inspirado em clássicos da literatura infantil

Tabuleiro do jogo criado pelo aluno Eduardo Pereira Martins Reis. Foto: acervo do projeto Era uma Vez um Livro em Branco/ UFSC
O Projeto Era uma vez um livro em branco da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) propõe um jogo analógico de aventura, baseado em cartas e dados, que convida crianças e jovens a explorarem obras da literatura infantil brasileira por meio da imaginação e da contação de histórias.
O trabalho foi realizado como trabalho de conclusão de curso por Eduardo Pereira Martins Reis, egresso da graduação em Design da UFSC, sob orientação do professor Douglas Luiz Menegazzi, do Departamento de Design e Expressão Gráfica (EGR), e coorientação da professora Caroline Machado, do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC).
O desenvolvimento da obra integra pesquisas em literatura, design e educação, além de testes com professores e crianças do público-alvo, realizados com apoio do NDI. O resultado é um conjunto composto por tabuleiro, cartas ilustradas, dados e manuais de mediação, que transformam o ato de ler em uma jornada de aventura coletiva. Ao priorizar o formato físico e colaborativo, Era uma vez um Livro em Branco oferece uma alternativa às experiências digitais, incentivando a interação social e reduzindo o tempo de exposição às telas.
Apesar de poder ser utilizado por crianças de todas as idades, com a mediação de adultos, o jogo é direcionado especialmente a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Os materiais estão disponíveis para download.
Os pesquisadores também pretendem realizar estudos em contexto escolar, com visitas para pesquisa sobre o uso do jogo como ferramenta educativa e literária. Interessados em saber mais sobre o projeto e/ou agendar visitas podem entrar em contato com o professor Douglas Luiz Menegazzi pelo e-mail douglas.menegazzi@ufsc.br.
Prêmio Brasileiro de Design
A iniciativa foi classificada como finalista do 15º Prêmio Brasileiro de Design (BDA), na categoria Interatividade, na subcategoria Projetos Estudantis, promovida pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign). A premiação é uma das mais importantes do país e reconhece projetos que se destacam pela inovação, impacto social e excelência no design nacional. O resultado final será anunciado até o final do ano.































