Atriz Denise Fraga participa da roda de conversa na UFSC

05/11/2025 17:19

A atriz Denise Fraga, que viveu Dora no clássico O Auto da Compadecida (2000), visita, na próxima terça-feira, 11 de novembro, às 16h30, a Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis, para uma roda de conversa com o tema: Atuação no Teatro e no Cinema. O evento aborda experiências vividas pela atriz durante as gravações do filme Livros Restantes, estrelado por Denise e Augusto Madeira. A atividade integra a passagem da atriz pela capital para a pré-estreia do filme gravado em Florianópolis.

A roda de conversa é gratuita e aberta ao público. A entrada será liberada por ordem de chegada, e a capacidade do local é limitada a 80 lugares. Recomenda-se chegar com antecedência.

O filme chega aos cinemas em 27 de novembro, fruto de uma parceria Brasil-Portugal, e é o terceiro longa de ficção dirigido por Márcia Paraíso. O elenco conta ainda com atores catarinenses como Renato Turnes, Vanderléia Will, Marcinho Gonzaga, Andrea Buzato e Paulo Vasilescu.

A atividade é uma iniciativa promovida pela Plural Filmes, com apoio da UFSC, por meio dos cursos de Artes Cênicas e Jornalismo, e colaboração do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE). A ação conta também com o apoio do projeto Cultura em Cena e ND Produções Artísticas.

Livros Restantes

A trama acompanha Ana Catarina, uma professora com mais de 50 anos que viveu a vida à beira-mar, em uma comunidade pesqueira da Ilha de Santa Catarina. Prestes a cruzar o oceano para uma nova vida em Portugal, Ana se vê presa às memórias gravadas nas dedicatórias de cinco livros dos quais ainda não conseguiu se desfazer. Algumas recentes, outras de tempos distantes, essas recordações levam a reencontros que a fazem refletir sobre afetos do passado para, enfim, seguir em frente.

Financiado por editais brasileiros, o filme contou, ainda em sua fase de desenvolvimento, com a tutoria do Mafiz — setor de indústria do Festival de Málaga (Espanha) — e do programa Punto G – Ventana Sur (Argentina), voltado a projetos de longas-metragens de ficção em processo de criação, dirigidos por mulheres e pessoas não binárias. Rodado na Barra da Lagoa, o filme se propõe a retratar a cultura popular da Ilha da Magia, seus costumes e vivências únicas do povo manezinho.

Denise Fraga 

Também produtora e cronista, a atriz carioca iniciou sua carreira nos anos de 1980 com o Grupo TAPA de teatro após se formar em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP). Sua estreia nos palcos aconteceu em 85, com a peça Conto de Inverno, adaptação de Shakespeare. No ano seguinte, despontou no cinema com o longa-metragem Com Licença, Eu Vou à Luta. Sua performance na comédia Por Trás do Pano garantiu o título de melhor atriz no Festival de Gramado e no Festival de Havana, além de outros reconhecimentos por sua interpretação de Helena, uma atriz insegura e com muitos problemas de relacionamento.

Em 2000, Denise participou de O Auto da Compadecida, que se tornou um clássico da televisão e cinema — lançado em formato de minissérie pela TV Globo e depois adaptado para o formato longa-metragem. Ao lado de grande elenco, como Selton Mello, Marcos Nanini e Fernanda Montenegro, a atriz dá vida a Dora, esposa do padeiro Eurico (Diogo Vilela) que é conhecida como assanhada pela cidade.

Mais informações pelo e-mail loboguaraproducao@gmail.com.

 

Texto: Matheus Alves – Estudante de Jornalismo – UFSC | Caderno Cultural Expressões 

Tags: Caderno Cultural ExpressõescinemaIgrejinha da UFSCSeCArteUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina