UFSC participa da posse da nova diretoria da Acafe; Reitora da FURB assume presidência
A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) empossou, na noite desta segunda-feira, 20 de outubro, sua nova diretoria em cerimônia realizada no Hotel Majestic, em Florianópolis (SC). A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi representada pelo professor Raphael Schlickmann, diretor do Departamento de Ensino (DEN) da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd). O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, também participaram do evento.
A reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Márcia Sardá Espíndola, assumiu a presidência da Acafe para o biênio em curso. O reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Ricardo Antônio de Marco, tomou posse como vice-presidente. A eleição ocorreu após o afastamento do professor Kaio Henrique Coelho do Amarante, reitor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), que deixou o cargo para dedicar-se integralmente à conclusão do doutorado. Desde então, a presidência vinha sendo exercida interinamente pelo professor Valdir Cechinel Filho, reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Em artigo, Márcia afirmou que assumir a Acafe é “reiterar o compromisso de seguir fortalecendo um dos maiores patrimônios de Santa Catarina: o sistema comunitário de ensino superior”. Ela destacou as IES que compõem o sistema, que “há décadas, devolvem à sociedade catarinense conhecimento, inovação, profissionais qualificados e desenvolvimento regional”.
Márcia reforçou que “cada medida adotada em favor da consolidação do sistema representa um ganho não apenas para as instituições, mas para todo o povo catarinense”, e defendeu a manutenção da identidade comunitária e regional das IES: “Ao seguirmos com esse espírito, garantimos que cada cidade e cada região de Santa Catarina continue se desenvolvendo a partir da educação.” Concluiu reafirmando o compromisso da Acafe: “A Acafe continuará atuando para que nossas IES permaneçam protagonistas no desenvolvimento científico, tecnológico e humano do Estado. Educação transforma vidas e transforma territórios.”
O Sistema Acafe é composto por 14 instituições, presentes em mais de 50 cidades, reunindo mais de 140 mil estudantes matriculados em centenas de cursos de graduação e programas de pós-graduação.
Divisão de Imprensa do GR | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br