Planeta.Doc convida docentes e turmas da UFSC para sessões e projetos na plataforma
Planeta.Doc convida professores(as) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e suas turmas a integrarem a 10ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental, disponível gratuitamente em todo o Brasil pela plataforma planetdoc.org. Às vésperas da COP 30, evento que ocorrerá em Belém do Pará em 2025, a iniciativa busca ampliar o debate socioambiental nas universidades, utilizando o cinema como ferramenta de reflexão, sensibilização e mobilização diante dos grandes desafios contemporâneos.
A plataforma vai além de um acervo: conecta cinema, ciência e comunidade, oferecendo acesso gratuito a mais de 300 filmes e documentários socioambientais. As obras contemplam temáticas como crise climática e desastres ambientais; justiça social e territorial; povos originários e saberes ancestrais; biodiversidade e ciência; educação, saúde planetária e culturas populares.
Como participar?
Docentes podem selecionar um filme da plataforma para exibição e debate em sala de aula, promovendo atividades interdisciplinares. As sessões presenciais podem ser agendadas por meio de planilha online, disponível neste link, na qual é possível indicar a data desejada.
Além das exibições, a plataforma disponibiliza um espaço para publicação de oportunidades em projetos de extensão, pesquisa, voluntariado e engajamento social, permitindo que estudantes assistam aos filmes e se conectem diretamente a ações promovidas por suas instituições. Para publicar projetos, docentes podem acessar a área de oportunidades e se inscrever gratuitamente como parceiros.
O acesso ao catálogo está disponível em www.planetdoc.org. O cadastro na rede socioambiental Planetadoc Redes pode ser realizado em https://redes.planetdoc.org/cadastro, onde é possível criar conta como usuário ou entidade para integrar a Rede Planetdoc, conforme a área de membros da plataforma. Para a UFSC, o agendamento de sessões com turmas pode ser feito pelo link acima indicado.
A organização informa que há suporte para monitoria e mediação de debates nas datas agendadas, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre ciência e sociedade e potencializar o cinema como agente de transformação.
Mais informações: planetadoc.com
























