Sepex 2025 terá mesa de abertura nesta terça-feira, com início da Feira de Ciências e de rotas temáticas
Pesquisas e interesses em comum conectam as três palestrantes da conferência de abertura da 22ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que será realizada nesta terça-feira, 21 de outubro, às 18h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no bairro Trindade, em Florianópolis.
Com o tema Dos extremos do clima aos extremos do espaço, a conferência de abertura da 22ª Sepex será também ocasião para a gravação de um programa especial da série Estúdio Ciência, da TV UFSC.
A engenheira biomédica e divulgadora científica da temática espacial Lorrane Olivlet é mestranda em medicina e saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem entre seus temas de interesse a saúde em ambientes extremos, com foco na Antártica.
A psicóloga Paola Delben, que fez graduação, mestrado e doutorado na UFSC, esteve sete vezes na Antártica e estuda regiões polares e ambientes isolados, confinados e extremos (ambientes ICE), como desertos e montanhas. Ela é astronauta análoga (que participou de simulações) e participou da primeira missão de um mês de confinamento do Habitat LunAres, na Polônia.
Assim como Paola, Lorrane também é astronauta análoga, tendo atuado para identificação de 50 asteroides. Recentemente, recebeu a Medalha de Honra pelo Mérito Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB). Influenciadora digital, Lorrane integra um programa da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicado ao combate à desinformação sobre mudanças climáticas.
Professora de física completa a mesa
A crise climática e seus impactos sobre os ecossistemas são temas de estudo da professora do Departamento de Física da UFSC Marina Hirota. Com pesquisas relacionadas à Amazônia, Marina Hirota usa sua formação multidisciplinar para analisar estados de equilíbrio dos chamados tipping points no sistema vegetação-clima-fogo, limiares que se ultrapassados podem levar a mudanças irreversíveis em ecossistemas.
No ano passado, uma pesquisa de Marina Hirota em co-autoria com Bernardo Flores foi destaque na revista Nature. O trabalho analisou cinco fatores de estresse que afetam a Floresta Amazônica – o aquecimento global, a chuva anual, a intensidade da sazonalidade das chuvas, a duração da estação seca e o desmatamento acumulado – e apontou caminhos para evitar o ponto de não retorno da floresta.
O mediador do debate será o físico e escritor Marcelo Schappo, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e apresentador do programa Estúdio Ciência, da TV UFSC. Ele já foi apresentador de programas relacionados à ciência em canais de TV e coordena o Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo.
Programação de eventos
A conferência de abertura está programada para as 18h, mas durante todo o dia a Sepex terá atividades artísticas e culturais em andamento. A Feira de Ciências, no Centro de Cultura e Eventos, e as Rotas Temáticas, em diversos locais do campus de Florianópolis, estarão recebendo visitantes a partir das 9h.
A partir das 8h30, serão retomadas as apresentações de projetos do 35º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC (SIC) e do 15º SIC Ensino Médio, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).
Às 12h, em um palco na Praça da Cidadania, a Companhia de Dança da UFSC faz um espetáculo de abertura da programação, seguida de um show da banda de groove Far.Pass. Às 15h, no Varandão do Centro de Cultura e Eventos, um grupo do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC apresenta o boi-de-mamão. No mesmo horário, o Coral Vozes da Ilha, do Neti/Unapi, apresenta-se no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.
No auditório da Reitoria, às 15h, especialistas do Banco do Brasil ministram palestra sobre educação financeira.
Eventos UFSC











































































Arquivo de notícias
Contatos
A Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina é o setor responsável pela atualização de notícias no site da UFSC. Para solicitar uma divulgação, acesse o site.
Para falar com qualquer setor da UFSC, utilize o Catálogo Telefônico.
Sugestões, elogios ou reclamações devem ser encaminhados para a Ouvidoria da UFSC.