Aluna da UFSC é destaque no LinkedIn como uma das 10 principais vozes em IA

Giovanna Mangoni é estudante da UFSC, educadora e consultora em Inteligência Artificial. Foto: reprodução/Instagram
A estudante de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Giovanna Karla Mangoni foi reconhecida pelo Linkedin Notícias como uma das dez principais vozes em Inteligência Artificial para acompanhar em 2025.
O nome da acadêmica aparece em primeiro lugar no artigo publicado pela plataforma, que integra a série editorial IA no Trabalho, dedicada a destacar profissionais e criadores de conteúdo que promovem o uso prático, acessível e responsável da tecnologia.
Giovanna atua como educadora e consultora em Inteligência Artificial, com foco na difusão do uso ético e estratégico da IA em ambientes acadêmicos e profissionais. Com mais de 44 mil seguidores no Linkedin, ela compartilha conteúdos educativos e reflexões sobre o papel da IA na transformação do trabalho e da aprendizagem. A estudante também já foi palestrante em instituições como FGV, FUCAPE School, FIAP e na própria UFSC.
Em 2025, Gio apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado Cocriação humano-IA: o uso prático de inteligência artificial generativa por gestores, no qual utilizou a própria IA no processo de desenvolvimento da pesquisa e documentou de forma ética. O trabalho recebeu nota máxima (10) e o Prêmio Edmon Nader de destaque acadêmico.
Giovanna promoverá nos dias 21,22 e 23 de outubro um evento online gratuito, em parceria com a Academy UFSC, voltado à comunidade acadêmica e ao público geral. A iniciativa terá três aulas sobre aplicações práticas da IA, com o objetivo de mostrar como adaptar a tecnologia a diferentes contextos profissionais e educacionais. Mais informações sobre o evento estão no site da Academy UFSC.