Neti-Unapi promove aula inaugural de boas-vindas à comunidade na UFSC

05/09/2025 16:57

Atividade foi promovida no Centro de Eventos da UFSC em Florianópolis. Foto: Isadora Cristina/Agecom/UFSC

Cerca de 100 pessoas prestigiaram na última terça-feira, 2 de setembro, a aula inaugural da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (Neti-Unapi) vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis.

O objetivo do evento foi dar as boas-vindas à comunidade, apresentar as equipes administrativa, pedagógica, de saúde, de serviço social, além dos estagiários. O evento também apresentou um pouco das atividades realizadas no Neti-Unapi, conforme explicou a enfermeira e agente de comunicação, Bárbara Cristina Tavares.

Mesa de abertura

Na mesa de abertura, participaram a coordenadora do Neti-Unapi, professora Cláudia Priscila Chupel dos Santos; a pró-reitora de Extensão, professora Olga Regina Zigelli Garcia; o diretor executivo da Proex, professor Narbal Silva; e a presidenta do Centro de Estudantes do Neti-Unapi, Maria Elisabeth Goidanich. A condução do evento foi realizada pela coordenadora Cláudia e pela enfermeira Michele Medeiros. O tema do evento foi Conhecendo a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi) e as experiências  de atividades voltadas às pessoas idosas na Grande Florianópolis.

 

Mesa de recepção foi composta por pessoal do Neti-Unapi e da Proex. Foto: Isadora Cristina/Agecom/UFSC

Palestras

O evento contou com palestras que abordaram políticas públicas, iniciativas comunitárias e práticas de promoção do envelhecimento ativo. O fisioterapeuta e doutor em Saúde Coletiva pela UFSC Paulo Adão Medeiros apresentou a Ebapi, dando destaque a sua implementação no município de Florianópolis e a sua articulação com as cidades e comunidades amigas das pessoas idosas.

Na ocasião, Paulo representou Sandra Maria Raimundo, assessora de Políticas Públicas da Pessoa Idosa de Florianópolis, e destacou também as ações do programa Floripa 60+, que reúne grupos de idosos da cidade e amplia espaços de participação e autonomia. Também esteve presente Arlei Souza Borges, assistente social e pedagoga do SESC-SC, que compartilhou a trajetória de mais de 20 anos de atuação no Programa para Pessoas Idosas.

O encerramento contou com a apresentação cultural do Grupo de Canto Vozes da Ilha, do Neti-Unapi, que há 16 anos utiliza a música como ferramenta de integração social e desenvolvimento de novas habilidades. 

Participaram do evento representantes da prefeitura de Florianópolis e dos SESC-SC. Foto: Isadora Cristina/Agecom/UFSC

 

O que é o Neti-Unapi

O Neti-Unapi começou suas atividades na UFSC, em Florianópolis, em 1982. Criado pelas professoras da Universidade Neusa Mendes Guedes e Lúcia Hisako Takase Gonçalves. 

Desde então, passaram a desenvolver ações de extensão voltadas às pessoas idosas, tornando-se o primeiro programa brasileiro com características de Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (Neti-Unapi). De acordo com Bárbara, o projeto oferece várias atividades e oficinas que estimulam a mente, o corpo e a convivência social dos idosos. 

Os encontros acontecem a cada 15 dias e incluem programações que vão desde educação de adultos até trabalhos manuais, como artesanato. O objetivo é promover o bem-estar e incentivar novos aprendizados ao longo da vida, explica Bárbara. “Temos idosas que aprenderam a ler e a escrever, aqui conosco e publicaram até livros.” 

Quem pode participar

Podem participar das atividades pessoas com 50 anos ou mais. As inscrições acontecem semestralmente por meio de um edital divulgado no site do Neti-Unapi. O interessado pode se inscrever em até duas  atividades por semestre.

Com informações de Bárbara Cristina Tavares.

Tags: atividades de extensãoaula inauguralboas-vindascampus de FlorianópolisCentro de Eventos da UFSCCuidado ao IdosoNeti UFSCNeti-UnapiPROEXUFSCUniversidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI-Unapi)Universidade Federal de Santa Catarina