Laboratório de Transportes e Logística da UFSC integra Rede de Educação para o Trânsito do Detran/SC

18/08/2025 12:10

Representantes do LabTrans na Rede de Educação para o Trânsito Estadual, Flavio De Mori (à direita) e Jorge Luis da Silva Hermenegildo (à esquerda). Foto: Divulgação/LabTrans

O Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC) foi convidado a compor a Rede de Educação para o Trânsito Estadual, iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC). A proposta do conselho é reunir órgãos públicos e privados em uma ação permanente de planejamento, execução e avaliação de atividades educativas voltadas à segurança viária no estado.

Conforme o Detran/SC, a rede tem como objetivo central fomentar uma cultura de segurança no trânsito desde a infância, prevenindo acidentes e estimulando o respeito às leis. Entre as ações previstas estão palestras, capacitação de professores, projetos educativos, eventos temáticos e campanhas conjuntas, com responsabilidades compartilhadas entre os integrantes.

A reunião de criação da rede foi realizada na última sexta-feira, 15 de agosto, no auditório do Detran/SC, com a participação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), órgãos que acompanharão a aplicação dos recursos destinados e apoiarão a implementação dos projetos municipais de educação para o trânsito.

Reconhecimento por projetos na área

Conforme os responsáveis, o convite ao LabTrans se deve ao reconhecimento de sua trajetória em projetos na área da Educação para o Trânsito. Um dos projetos desenvolvidos pela laboratório na área é o Programa Conexão DNIT, construído pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito (Nepet), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).  Em resposta ao convite do Detran, o LabTrans indicou Flavio De Mori (titular) e Jorge Luis da Silva Hermenegildo, ambos coordenadores do Nepet, como seus representantes na rede.

Segundo o coordenador-geral do LabTrans, professor Wellington Longuini Repette, a integração ao conselho reforça o compromisso do laboratório com a promoção da segurança viária em Santa Catarina. “Trata-se de uma iniciativa que vai fortalecer a conscientização da sociedade e contribuir para a redução de acidentes, alinhando conhecimento técnico e ações educativas em prol da vida”, afirma.

Tags: Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC)Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans)Procuradoria-Geral do Estado (PGE)Rede de Educação para o Trânsito EstadualTribunal de Contas do Estado (TCE)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina