Companhia de Dança da UFSC estreia em três modalidades no maior festival de dança do mundo

21/07/2025 10:11

Companhia de Dança da UFSC apresentando a coreografia “Uma oração ao corpo em movimento”. Foto: divulgação/Companhia de Dança

“É a Copa do Mundo!”, exclamou Bruna Letícia de Borba, estagiária e coreógrafa da Companhia de Dança da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A companhia, que completou um ano de atividades em maio, foi selecionada em três modalidades no Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo, conforme o Guinness Book. O evento, que está na 42ª edição, começa nesta segunda-feira, 21 de julho, e segue até 2 de agosto.

Das quatro coreografias submetidas pelo grupo, três foram selecionadas no festival e poderão ser assistidas em 1º de agosto, às 10h30, no Palco Aberto da Feira da Sapatilha. Na modalidade competitiva da feira, Elerson Mario, estudante e artista independente do Pará, apresentará um solo na categoria de danças populares brasileiras, com inspiração no folclore amazônico, especialmente na figura de Matinta Pereira. 

O outro solo da Companhia da UFSC será apresentado no Palco Aberto pela estudante Júlia D’Acampora. Ela, uma coreografia de jazz, fez parte do espetáculo sobre o escritor Salim Miguel, apresentado pela companhia em 2024. A composição completa foi inspirada no livro Nós, de 2015, sendo o solo feminino baseado no capítulo Ela. Ainda no Palco Aberto, os dançarinos apresentarão em um conjunto de jazz a primeira coreografia elaborada pelo grupo, feita a partir da música Louvada Seja a Dança, de Gabriel O’Rosa. 

Para compor essas e outras coreografias, os integrantes da companhia realizam pesquisas, visitas e entrevistas sobre os objetos de inspiração. “Não é uma coreografia que a gente vai dançar e vai embora. Tem que ter um quê de significado, tem que aprender alguma coisa com aquilo ali”, explicou Bruna. Em um treino de sensibilidade do olhar, os bailarinos estudam meios de reproduzir as emoções de uma música, pintura, paisagem ou texto em dança. 

A coreógrafa acredita que esse trabalho de conexão entre a referência e quem dança é notável até para o público. Incorporando a história a ser transmitida, os bailarinos sabem o que expressar, indo além de decorar passos de dança. Esse processo só é possível devido à organização horizontal da companhia em uma estrutura menos hierarquizada e que favorece a troca de experiências.

A Companhia de Dança da UFSC 

Com conhecimentos de jazz, balé, dança contemporânea e de rua, os dez bolsistas e cinco voluntários do grupo ensinam uns aos outros diferentes tipos de dança. Eles também são de diferentes áreas: estudantes de Artes Cênicas, Farmácia, engenharias e outros cursos da UFSC. 

Companhia de Dança da UFSC ensaia 9 horas por semana. Foto: divulgação/Companhia de Dança

“A gente vai fazer outro curso, mas parece que a dança te chama”. Doutoranda em Educação Física, Bruna está na companhia desde o início e participa ativamente da seleção de dançarinos. No início do ano letivo, é aberto um edital para que bolsistas e voluntários ingressem no grupo, que tem o apoio das professoras Cristiane Ker de Melo, coordenadora de Práticas Corporais do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL), e Eliane Debus, secretária de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. 

Eliane considera a institucionalização fundamental para a continuidade e permanência do grupo, e a aprovação no festival marca mais uma solidificação do projeto entre os pares da arte. “E o futuro [da companhia] já se desenha no presente — potente, em diálogo com outras formas de arte, celebrando a pluralidade cultural de nosso estado”, destaca. 

Com 9 horas de ensaio semanais, a participação na companhia exige esforço e dedicação. Não é por menos que o grupo vibrou com a seleção no Festival de Joinville. Em 2024, apenas como espectadores, o grupo decidiu que participaria no ano seguinte e, logo na primeira inscrição, obtiveram três aceites. 

Além da realização própria, Bruna acredita que a presença da Companhia de Dança da UFSC também é simbólica para a instituição. “É muito legal participar do evento dessa forma para levar o nome da UFSC para dentro do festival e dizer ‘Olha, a Universidade também dança’”. 

Malena Lima agecom@contato.ufsc.br

Estagiária da Agecom | UFSC
Tags: Companhia de Dança UFSCDepartamento de Esporte Cultura e Lazer (DECL)Festival de Dança de JoinvilleSecretaria de Cultura Arte e Esporte (SeCArtE)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina