UFSC lança edital para transferências e retornos de graduados; inscrições até 5 junho

27/05/2025 10:30

Campus de Florianópolis da UFSC. Foto: Caetano Machado/Agecom/UFSC

Ranqueada entre as cinco melhores universidades federais do Brasil e entre as 20 melhores da América Latina, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) selecionará mais de 5,8 mil novos estudantes sem que haja necessidade de fazer o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar, é necessário que a pessoa candidata esteja cursando ou que já tenha concluído curso superior em qualquer universidade brasileira.

Estão abertas até 5 de junho as inscrições para admissão por transferências e retorno de graduados, com validade para o ingresso no segundo semestre letivo de 2025 da UFSC, universidade gratuita e pública. O processo ocorre online, com o envio do formulário de inscrição preenchido. Concorrentes nas políticas de ações afirmativas devem enviar também o formulário da autodeclaração. Todos os candidatos devem enviar a documentação exigida para o e-mail ou link da coordenadoria do curso desejado, conforme o edital, publicado na página do Departamento de Administração Escolar (DAE). O processo tem um total de 5.861 vagas de diferentes curso, campi e modalidades de ensino.

Os interessados só podem solicitar vaga para um curso e uma forma de ingresso em um mesmo semestre. No caso de existirem requerimentos para mais de um curso ou em um único curso para formas de ingressos diferentes o candidato será desclassificado do processo seletivo de transferências e retornos.

As vagas ofertadas e os critérios definidos por cada curso constam na tabela do item 1.3 do Edital. Nessa tabela, quando o candidato clicar no nome do curso será aberto um documento em pdf com os critérios de seleção definidos pela coordenadoria do curso escolhido.

Dúvidas deverão ser esclarecidas diretamente com as coordenadorias, preferencialmente por e-mail. A lista com os e-mails também está disponível no edital.

Vagas e formas de ingresso

Os interessados podem optar pela Transferência Interna (mudança de turno, de habilitação do mesmo curso e troca de curso) ou Retorno de aluno abandono da UFSC. O edital também contempla
a Transferência Externa, o Retorno Graduado (graduados na UFSC ou em outras instituições) e os Candidatos para este curso no Vestibular UFSC 2025. O números de vagas para cada modalidade de ingresso é diferente e se encontra no item 1.3 do edital.

Pessoas com deficiência, pessoas trans, indígenas e pessoas pretas ou pardas têm reserva de vagas, com as informações também detalhadas no edital.

 

Tags: ações afirmativasedital de transferênciatransferências e retornouniversidade gratuitauniversidade públicavagas